Desmontagem e reparação soco faça você mesmo
O perfurador, como qualquer ferramenta elétrica, requer uma atitude cuidadosa, operação adequada e manutenção preventiva oportuna. Se negligenciarmos essas normas, o aparato pode falhar sem ter desenvolvido seu próprio recurso. O reparo do perfurador com algumas falhas pode ser feito à mão, e para reparar danos associados à parte elétrica do motor, você precisará da ajuda de um especialista.
Conteúdo
As principais avarias do punção e seus sinais externos
Todos os defeitos da unidade podem ser divididos em 2 grupos: mecânicos e elétricos.
Dano mecânico
Se um defeito mecânico aparecer no punção, sua presença pode identificar de ouvido (o barulho sobe, chocalhos aparecem).
Você também pode sentir um aumento de vibração ou um cheiro desagradável que emana do corpo da unidade.
Então, para danos mecânicos incluem o seguinte:
- falha do comutador de modo do dispositivo;
- baterista e atacante de chiclete desgastado;
- falha do mecanismo de percussão;
- falha do cano da unidade devido ao desgaste;
- quebra de dentes de engrenagem;
- quebra do mandril, fazendo com que a broca saia voando.
Falhas elétricas
Os maus funcionamentos associados à parte elétrica do perfurador também podem ser acompanhados por um cheiro desagradável do corpo do aparelho, provocando faíscas. Você também pode perceber que o motor esquenta rapidamente e vibrasem girar ou sair fumaça.
Avarias elétricas do dispositivo incluem:
- o dispositivo não liga;
- desarranjo do botão de começo;
- desgaste de escova;
- entupimento de coletores;
- violação de contatos elétricos;
- queima do estator ou rotor do motor elétrico.
Algoritmo de desmontagem de perfurações
Para eliminar falhas mecânicas e elétricas (com exceção da ruptura do plugue elétrico), a desmontagem do corpo da unidade é indispensável. Os mais populares entre os mestres, tanto nacionais como profissionais, são as marcas de brocas Bosch, Makita, Interskol, Energomash. O design de unidades de diferentes fabricantes é quase o mesmo, então os métodos de desmontar os dispositivos serão semelhantes. Mas não desmonte o dispositivo completamente, pois será difícil montá-lo de volta. A foto abaixo mostra como é um soco completamente desmontado.
Desmontagem do cartucho
A desmontagem da unidade para solução de problemas deve ser realizada com cuidado, com uma inspeção de cada parte removida. Para a montagem não causou dificuldades, o processo de desmontagem é melhor para fotografar. Se você não encontrar defeitos externos no dispositivo, recomenda-se começar a desmontá-lo do cartucho.
- Primeiro remova a bota (1), feita de borracha.
- Com cuidado, para não perder, use uma chave de fenda para remover o anel de pressão (2) e depois a capa plástica (3).
- Na próxima etapa, é importante não perder pequena bolaque está sob o disco (4). Remova a arruela (4), a placa (5) e a mola (6), bem como a esfera (7). É durante o desgaste dessas peças que a broca cai do cartucho. Em alguns modelos de cartuchos, pode haver esferas e arruelas adicionais.
Nós desmontamos o corpo
Se a desmontagem do alojamento da unidade for necessária, você deve primeiro remover a chave seletora de modo.
- Coloque um interruptor na posição "Blow". Normalmente neste lugar no corpo é pintado um martelo. Caso este modo não esteja disponível, coloque o interruptor na posição “Impact + drilling”.
- Em seguida, você deve clicar no botão localizado no botão do interruptor e girá-lo um pouco abaixo do ícone com a imagem de um martelo para um clique característico.
- Depois disso, é necessário forçar o interruptor com uma chave de fenda e, puxando-o para você, removê-lo. Em alguns modelos de unidades, esta chave pode ser aparafusada ao corpo com parafusos.
Desmontagem da parte elétrica do punção
Para chegar à parte elétrica do dispositivo, se você suspeitar que pode haver uma avaria aqui, você deve executar as seguintes etapas.
- Desparafuse os parafusos que prendem a tampa traseira e remova-a.
- Desaperte o fixador segurando o cabo de rede.
- Em seguida, retire os fios das fixações e remova o botão de partida.
- Remova todos os fios conectados ao estator.
- Remova as escovas desatarraxando os parafusos de fixação.
- Separe as partes elétricas e mecânicas do aparelho desparafusando os parafusos correspondentes. Para uso de separação “chave de fenda plana.
- Remova o rotor da caixa de engrenagens. Se você precisar substituir os rolamentos, use um extrator especial.
- Remova a entrada de ar localizada no corpo da parte elétrica do moinho.
- Desconecte o estator do gabinete. Para facilitar a saída do invólucro, recomenda-se puxar o estator com um leve toque no corpo com um objeto de madeira.
Se for necessário desmontar um perfurador cilíndrico, com um arranjo vertical do acionamento elétrico, a alavanca é removida primeiro e, em seguida, os parafusos que prendem o motor são removidos.
Substituindo as escovas do motor
O principal sinal de que é hora de trocar as escovas é a formação de faíscas aumentadas na área do coletor de motor elétrico, aquecimento rápido dos porta-escovas, assim como o cheiro de queimado. Quando as escovas não estão gastas, a faísca só pode ser vista sob elas. Caso contrário, a faísca pode ser vista ao redor de todo o círculo do coletor.
A presença de uma faísca ao redor do coletor quando as escovas não estão desgastadas é um sinal de desgaste do rolamento, um rotor quebrado ou isolamento do estator, placas coletoras queimadas, um estator ou rotor queimado.
Outro sinal de que um estator se queimou é a presença de faíscas logo abaixo de um eletrodo. Se você tem um testador, então eles podem verifique o estator e o rotor: meça alternadamente a resistência no rotor e no estator. Se é o mesmo em ambos os enrolamentos, então, com o estator, tudo está em ordem. Se você notar sinais óbvios de problemas com o rotor ou estator em seu moinho, você terá que levar o dispositivo a um centro de serviço para reparo. Quanto aos pincéis, eles podem ser alterados de forma independente.
Para chegar ao local onde as escovas estão instaladas, você precisará desmontar a caixa na qual o motor está instalado ou simplesmente remover a tampa traseira. Abrindo a tampa, você verá as escovas, fixadas em suportes especiais. A foto abaixo mostra como essas partes se parecem.
Pincéis que são instalados nos motores de perfuradores, existem 3 tipos.
- Grafite - distinguem-se pela durabilidade, mas como são muito duras, não são idealmente enroladas no coletor, o que afeta negativamente o segundo.
- Carvão - fácil de moer para o coletor, proporcionando bom contato, mas se desgastam rapidamente.
- Carbono-grafite - Opção ideal, pois são uma mistura de 2 componentes que se complementam.
É muito importante não esperar o motor acender, e depois disso mudar as escovas. A substituição é necessária após o desgaste em 1/3 do valor nominal (8 mm). Mesmo que um pincel tenha usado menos que o outro, você ainda precisa alterar ambos.
Preste atenção às condições da mola nas novas escovas e fixe o contato. Se a mola se soltar enquanto o motor estiver funcionando, receberá um dano significativo. Além disso, se a mola estiver fraca, ela não poderá fornecer um bom contato.
Certifique-se de antes de mudar o pincel, você precisa de um bom rotor e estator limpos de resíduos de grafite ou pó de carvão. Estas peças podem ser limpas com álcool técnico ou médico.
Em seguida, você deve fixar os eletrodos nos suportes e moê-los no coletor.Para fazer isso, coloque um pedaço de lixa de grão fino no coletor e produza movimentos rotacionais em diferentes direções. eletrodo de moagem. A moagem continua até que a área de contato do eletrodo seja redonda. Isso proporcionará o melhor ajuste às placas coletoras e, consequentemente, o melhor contato.
Diagrama do mecanismo de percussão, seus defeitos e reparo
Os mecanismos de percussão dos perfuradores diferem em seu design, dependendo de qual família os aparelhos pertencem. Portanto, o reparo desses mecanismos ocorrerá de acordo com diferentes princípios.
Brocas de barril
Perfuradores com motor vertical são geralmente equipados com uma unidade de percussão baseada em um mecanismo de manivela. Abaixo está um diagrama de um mecanismo de percussão desse tipo.
A foto a seguir mostra o aparelho na seção, onde você pode ver a localização do KSHM.
O mecanismo de choque da unidade com um motor vertical pode ter os seguintes defeitos. O mecanismo da biela possui um rolamento separado, que é montado no excêntrico da roda excêntrica, mas às vezes pode estar localizado na base da biela.Em alguns modelos de martelos rotativos, um rolamento deslizante (em vez de um rolamento) pode ser instalado neste local, exigindo lubrificação constante. Se não está lá, ou já está velho, esse nó se desgasta. Ao reparar, é necessário substituir completamente a biela e o barril excêntrico.
Outro problema comum é bruxo quebrou. Essa falha pode ser calculada se você perceber que não há mais impacto no seu moedor. Para chegar ao atacante, você precisa de uma desmontagem completa do dispositivo barril. Isso é feito da seguinte maneira.
- Desconecte o barril do corpo do furador, remova o cartucho (veja a descrição acima). Bata o cano na mesa para que um pistão caia. Pegue um martelo de borracha e bata o cano para fora do corpo.
- Remova o anel de retenção do rolamento.
- Remova o próprio rolamento e gentilmente tocando a mesa para remover as bolas.
- Depois de remover as 3 bolas, você pode puxar a manga raster.
- Além disso, como no caso anterior, remova as bolas no hub, apenas não as confunda com aquelas que foram removidas anteriormente (essas bolas são de diâmetro menor). Depois de remover as bolas, você precisa inserir uma chave de fenda na manga e empurrar a cabeça para fora.
Neste caso, o guerreiro inteiro. Mas se estiver quebrado, substitua-o por um novo. Você também deve prestar atenção à goma de vedação e às vedações no corpo do tronco. Se eles estão desgastados, eles devem ser substituídos.
Brocas tipo pistola
O dispositivo do mecanismo de percussão de uma unidade do tipo pistola é ligeiramente diferente daquele do mesmo mecanismo de finalidade instalado em um aparelho do tipo barril.
Sua principal diferença é que o pistão é acionado não por meio de uma biela, mas de um mancal de balanço (“bêbado”). Portanto, a falha mais freqüente desta unidade é o desgaste do rolamento “embriagado” que precisa ser substituído.
A foto a seguir mostra o rolamento “embriagado” destruído, que é a razão pela qual a perfuratriz a martelo parou de martelar.
O rolamento oscilante é removido usando uma chave de fenda plana, que você precisa pegar o suporte e removê-lo. Depois disso, o rolamento é facilmente separado do alojamento da caixa de engrenagens.
Ao substituir um rolamento colapsado deve ser bom lavar caixa de velocidades, pois é no seu caso que fragmentos de uma parte quebrada podem permanecer.
Depois de limpar e instalar um novo rolamento, aplique uma camada gordurosa de graxa nessa unidade.
Além disso, a razão pela qual o dispositivo não bate, pode servir como um pino de disparo quebrado. Para obtê-lo, você precisa remover o anel de retenção, que é visível no buraco.
Pegue uma pequena chave de fenda, pegue o anel com ela e deslize-a para a direita (na direção da engrenagem).
Faça o mesmo do outro lado da peça. Em seguida, insira uma chave de fenda no orifício da peça e empurre as partes internas removidas do mecanismo.
Após essa ação, é fácil obter o anel de retenção e o corpo, que contém a cabeça de impacto quebrada.
Se você desmontar este caso, então você verá o "culpado" do mau funcionamento, devido a que o búlgaro não martela.
Ao montar um mecanismo de percussão, não se esqueça de aplicar graxa abundantemente em todas as suas partes.
Outras falhas mecânicas e sua eliminação
Além de avarias associadas a um mecanismo de percussão, outras avarias mecânicas podem ocorrer no perfurador.
Interruptor de modo
Há casos em que o interruptor de modo da unidade falha. Isto é principalmente devido a entupimento de poeira este nó. Para consertar o interruptor, você precisará desconectá-lo da caixa (veja acima como fazer) e limpá-lo da sujeira.Se você encontrar algum dano nas partes plásticas do switch, você terá que substituí-lo.
Engrenagens com dente oblíquo
O motivo pelo qual o dispositivo parou de funcionar normalmente, ou seja, parou de perfurar e martelar, pode ser coberto por dentes desgastados no eixo do rotor.
Se isso acontecer, os dentes serão desgastados e no intermediário engrenagem helicoidal.
Esse problema ocorre quando uma ferramenta está congestionada ou uma embreagem não está funcionando corretamente. A quebra é eliminada pela substituição da engrenagem intermediária e do rotor do motor.
A broca não segura no cartucho
A razão pela qual o perfurador não segura a broca, está na falha do cartucho e no desgaste de suas peças:
- deformação de bola ocorreu;
- anel restritivo desgastado;
- deu uma mola de redução.
Você precisará desmontar o cartucho e substituir as peças problemáticas.
Boer preso no soco
As razões para o fato de a furadeira estar presa no cartucho do aparelho podem ser as seguintes.
- Antes de instalar o ferramental, você não aplicou lubrificante em sua haste. Será necessário mover a goma de vedação do cartucho e injetar a ferramenta WD-40 na área de aterrissagem.
- Poeira caiu sob as bolas. Execute a mesma operação como no parágrafo acima.
- Se você usou uma furadeira convencional inserida em um adaptador no punção, liquido WD-40, aguarde alguns minutos e, batendo levemente com um martelo na superfície da braçadeira, afrouxe a ferramenta em diferentes direções. Normalmente, após essas ações, as garras de fixação abrem e permitem que você remova a broca.
- A haste da ferramenta foi rebitada. Você precisará primeiro derramar o fluido WD-40 e tentar retirar a broca. Se nada acontecer, então você precisa desmontar o cartucho e derrubar um piscar de olhos. Você também pode usar dicas sobre como obter uma ferramenta presa na máquina. vídeo.