Verificação de desempenho do refrigerador
Geladeira - uma compra que permanece relevante por muitos anos, então você precisa levar sua escolha muito a sério. Naturalmente, a marca e o modelo do dispositivo, a loja onde você vai comprar, são de grande importância. Mas as nuances permanecem depois de tais passos. É muito importante verificar como o refrigerador funciona e se funciona, antes de levá-lo para casa ou no momento da entrega.
Conteúdo
O que devo procurar primeiro?
A geladeira pertence ao tipo de equipamento para a casa, cujo desempenho é quase impossível de verificar totalmente até a compra ou entrega imediata. Mas é necessário prestar atenção em algo.
As principais funções para as quais o refrigerador é adquirido - refrigeração de alimentos e congelamento - não podem ser verificadas. Afinal, ninguém vai esperar até você colocar os produtos lá para descobrir o resultado. Sim, e nenhuma loja de eletrodomésticos não funcionará.
Resta avaliar o estado do dispositivo apenas visualmente, mas isso deve ser feito com toda a atenção necessária.
Mesmo um pequeno arranhão pode ser o resultado de um impacto mecânico e dizer que o produto foi transportado ou transferido incorretamente.
Inspeção fora
Quem você apressou, não preste atenção. Peça para mover a geladeira para uma área bem iluminada e, de preferência, no centro da sala ou no salão de exposições. A embalagem de fábrica deve ser removida. Inspecione cuidadosamente todas as paredes externas, observe diferentes ângulos e ângulos: as falhas nem sempre são visíveis de uma só vez.
Certifique-se de estudar o trabalho de todas as alavancas e cabos, eles não devem ser danificados, pequenas lascas e rachaduras, eles devem ser bem protegidos e girados livremente, especialmente na porta do freezer.
Lembre-se: até pequenos danos podem causar sérios danos à geladeira no futuro.
Considere o fato de que os defeitos mecânicos são um caso em que seu pedido de reparo de garantia pode ser rejeitado, o que significa que o custo total do reparo pago cairá sobre seus ombros.
Se durante a inspeção houver violações visíveis, peça aos vendedores que elaborem um ato no qual seja necessário inserir todas as descrições das deficiências, ou substituir o equipamento por um similar. Você também pode verificar o dispositivo na loja no ruído. Claro, em tais condições, será difícil, mas se você ouvir com atenção, você pode ver se tudo está em ordem com a unidade.
Correção trabalho frigorífico pode ser determinado comparando com outros modelos.
Peça ao gerente para incluir refrigeradores disponíveis com características semelhantes. Se você identificar uma clara diferença entre o seu dispositivo e os outros, este é um sinal claro de um possível mau funcionamento, que logo se fará sentir.
Inspeção dentro
O próximo passo é inspecionar o interior do refrigerador. Primeiro de tudo, preste atenção em goma de vedação, dá ao dispositivo um aperto e afeta diretamente a estabilidade do trabalho. Em caso de defeitos, solicite a substituição do equipamento.
A inspeção interna é mais longa, pois há muito a ser verificado aqui:
- Compartimento frigorífico - não deve ter cavacos, rachaduras, amassados e outros defeitos. Lembre-se de que não deve haver odores estranhos, exceto a fábrica. Um refrigerador usado retém os odores específicos dos produtos armazenados nele, bem como os agentes químicos com os quais eles tentaram limpar o dispositivo.
- Gavetas removíveis - para o congelador, eles são feitos da parte principal e de um painel decorativo adicional, enquanto as próprias conexões podem ser frágeis, e as fixações às vezes não caem nas ranhuras. Mecanismos semelhantes são encontrados em outras partes deslizantes, por exemplo, em prateleiras separadas nas portas. Não esqueça de verificá-los.
- Prateleiras de vidro retrátil - você precisa inspecionar cada um individualmente, verificando cuidadosamente a presença de falhas, também estudar todas as ranhuras, cujas guias devem ser sem dentes e se encaixam na sua prateleira.
Verifique o compressor da geladeira
A eficiência dessa parte de uma pessoa comum é difícil de determinar, mas você pode ver os danos causados pelo estresse mecânico ou um casamento óbvio.
Em refrigeradores modernos, os fabricantes escondem uma unidade de compressor atrás de um painel decorativo. Peça para removê-lo. Aqui você precisa prestar atenção para a presença de todos os tubos e combinando-os ao seu lugar. O contorno não deve ter sinais de dano. Caso contrário, pode levar à evaporação do freon, e você tem que levar a geladeira a uma oficina.
Provando depois da compra que o dano mecânico apareceu antes do começo da operação direta do refrigerador, sem inspeção prévia e o ato relevante, é praticamente irrealista.
No caso de você decidir levar o equipamento localizado na sala de exposições, você deve ter permissão para verificar sua operação na loja. No manual de vendas para determinados tipos de mercadorias, há um parágrafo especial, segundo o qual, a pedido do comprador, os produtos devem ser exibidos em boas condições e montados.
Peça para ligar o frigorífico à corrente e, após 20 minutos, a câmera congela. Em pouco tempo, o dispositivo não poderá discar a temperatura desejada, mas você sentirá o efeito. Se o dispositivo suportar o sistema anti-gelo, o interior do refrigerador será muito mais frio do que o exterior.Se o sistema estiver pingando, a geada deve aparecer na parede traseira e no freezer. Se nada disso aconteceu, o botão "Perigo" deve aparecer. Isso significa que algo não funciona como deveria. Aguarde mais 20 minutos e, se os sinais de trabalho não estiverem visíveis novamente, você poderá abandonar o equipamento com segurança.
É proibido ligar o refrigerador imediatamente após a entrega ao ponto, porque no momento do transporte o óleo da unidade do compressor pode entrar no sistema de refrigeração.
O dispositivo deve primeiro ficar de 2 a 12 horas, dependendo da distância e condições de transporte. Somente depois disso, o dispositivo pode ser conectado à rede elétrica.
Agora você está familiarizado com os principais pontos de como você pode verificar por conta própria durante o processo de compra ou na entrega, se o refrigerador está funcionando corretamente.
Documentos relacionados
Após a inspeção, não esqueça de revisar todo o conjunto de documentação com o qual o dispositivo é fornecido.
Não assine o formulário de entrega sem estudar cuidadosamente todos os documentos!
Aqui está uma lista de documentação básica:
- manual de instruções;
- cupão de reparação de garantia;
- cheque administrativo;
- contratos adicionais (por exemplo, seguro, compra e venda).
O cupom deve incluir: o número de série do produto (ele também está localizado dentro da geladeira ou na parede traseira do lado de fora), a data de compra, a assinatura do vendedor responsável e o selo da organização que vendeu as mercadorias. Os nomes no vale em dinheiro devem corresponder à marcação do dispositivo e sua configuração.
Se, por algum motivo, o cupom for emitido com erros, você poderá ter a central de serviços negada para reparar ou substituir as peças na garantia.
Conclusão
Veja como funciona a geladeira, todos podem. Inspecione o dispositivo com cuidado antes de comprar para evitar problemas. Lembre-se que o menor arranhão ou dano pode causar sérios danos no futuro, e produtos com danos mecânicos não estão sujeitos a reparos em garantia.
Um erro comum de muitos compradores é que quando instalando uma geladeira eles não verificam o desempenho de todas as funções básicas e adicionais. Dentro de 15 dias, você tem o direito de trocar o dispositivo se um defeito no trabalho for detectado repentinamente, mas após esse período a unidade pode ser devolvida apenas para reparo da garantia.
Verifique completamente a capacidade do refrigerador pode ser um par de dias.
Observe a rapidez com que a temperatura desejada é atingida, se há ruído estranho e se a própria unidade está funcionando corretamente. Não carregue o refrigerador com produtos imediatamente, é necessário que o compressor se acostume com as cargas gradualmente.