Parou de aquecer o microondas
A tecnologia moderna torna o processo de cozinhar confortável, reduz o tempo gasto pelas mulheres na cozinha e oferece uma oportunidade para diversificar o menu. E não importa o quanto seja desejável, mas com o tempo, qualquer equipamento quebra e cria muitos inconvenientes para as recepcionistas. Falhas no dispositivo podem ser diferentes, mas hoje vamos descobrir por que o microondas para de aquecer e descobrir as causas do mau funcionamento.
Conteúdo
- 1 Como o forno de microondas
- 2 O que pode causar um colapso
- 3 Como solucionar problemas simples você mesmo
- 4 Falha do magnétron
- 5 Mau funcionamento do diodo e do capacitor
- 6 Interruptor da porta do forno de microondas
- 7 Fusível de alta tensão de rede
- 8 Lâmpada eletromagnética
- 9 Primário transformador
- 10 Cuidados com Microondas
Como o forno de microondas
Para descobrir por que o micro-ondas parou de aquecer, antes de mais nada, você precisa descobrir como o dispositivo funciona. Então, o magnetron forma campo elétricoque com a ajuda do guia de ondas está se movendo para o compartimento com comida. Uma vez que os produtos têm água em sua composição, isso significa que todos eles são passíveis de aquecimento, o que ocorre devido aos dipolos (moléculas) disponíveis. Nas extremidades opostas, as moléculas têm cargas negativas e positivas. Sob a influência de um campo elétrico, os dipolos começam a balançar, rolar e empurrar. O resultado é uma força de atrito. E, como você sabe, a força de atrito forma calor. Através de todo esse processo, a comida esquenta.
Mas também pode ser que a comida colocada no aquecimento seja mal aquecida ou completamente fria. Isso significa apenas uma coisa: um dispositivo funcionando corretamente quebrou.
O que pode causar um colapso
Independentemente de qual empresa é um forno de microondas (Samsung, Bosch, Panasonic, etc.), pode haver muitas razões para quebras. Considere o mais falhas comuns, por causa do qual o microondas não funciona:
- Tensão fraca No caso de a tensão na rede não atingir 220 W, o forno de microondas continuará funcionando, mas é improvável que aqueça a comida.
- Quebrou o magnetron.
- Quebra do interruptor da porta.
- Um dos fusíveis do dispositivo foi queimado.
- Dano ou capacitor com defeito.
- Quebra da lâmpada eletromagnética.
- O fusível da rede falhou.
- O painel de controle não recebe tensão.
Algumas razões podem ser eliminar por si mesmoenquanto outros, mais complexos, precisam da atenção de um mestre.
Observe que, se o cartão de garantia ainda não expirou, é melhor devolver o equipamento ao centro de serviços. Neste caso, você não gastará um centavo em reparar o forno de microonda!
Vamos nos voltar para os colapsos com os quais você pode lidar sozinho.
Como solucionar problemas simples você mesmo
Como isso pode ser? O microondas parece ter quebrado, mas continua a funcionar: a placa está girando, as luzes estão acesas e a comida está fria.
O dispositivo pára de aquecer por vários motivos. Antes de desmontar a caixa e olhar para dentro do micro-ondas, você deve estudar o manual de instruções, que indica as interrupções mais frequentes e as formas de solucioná-las. Primeiro, vamos lidar com os problemas mais simples:
- Uma das razões comuns pelas quais o micro-ondas para o aquecimento é estresse insuficiente. Para a operação normal, o dispositivo precisa de uma voltagem de 220 volts, uma redução de que por apenas 10-20 volts não será suficiente para aquecer a comida. Elimine isso instalando uma fonte de alimentação ininterrupta.
- Sobrecarga de rede. Para cozinhar, especialmente na véspera de feriados é frequentemente usado vários aparelhos elétricos. Alguns soquetes não são capazes de suportar essa carga, portanto, o dispositivo não funciona totalmente ou desliga completamente. Neste caso, não use tês e carregue, e conecte cada dispositivo a uma tomada separada ou use por sua vez.
- Mau funcionamento da trava da porta. Para que a porta se encaixe bem, você precisa ajustar a trava.
Se tais razões não forem detectadas ou já tiverem sido eliminadas, e a estufa ainda não aquecer, a falha ficará ainda mais profunda.
Falha do magnétron
O magnetron é a parte principal do microondas. Esta é a fonte de calor (falamos sobre isso no início do artigo). Se você suspeitar de um magnétron quebrado ouça o dispositivo: se o micro-ondas produz sons de zumbido e zumbidos, então o motivo da falha desta parte específica.Danos ao magnetron também podem indicar depósitos de carbono nas paredes do microondas. Para verificar se a peça está intacta, toque o capacitor de passagem com a caixa do magnetron com um ohmímetro (para obter mais detalhes, consulte o artigo como verificar o magnetron no microondas). Se não tocar, significa que é necessário um substituto.
Mau funcionamento do diodo e do capacitor
Através do diodo de alta voltagem, a corrente passa para o restante dos detalhes, mas ele não pode retornar. Se esta parte quebrar, o microondas pára de aquecer e começa a zumbir. O que fazer neste caso? Identifique o diodo de falha. Somente um mestre pode fazer isso, mas você mesmo pode substituí-lo.
A causa da falha também pode ser coberta por um capacitor defeituoso, que acumula um campo elétrico e gera microondas. Determinar a falha desta parte ajudará ohmímetro. Em caso de dispositivo de seta com capacitor defeituoso não se desviar. Este item também está sujeito a substituição.
Interruptor da porta do forno de microondas
Esta parte em miniatura também pode causar quebra de microondas. Mais uma vez, um ohmímetro vem nos ajudar: se a flecha virar a zeroIsso significa que a peça está inutilizável e deve ser substituída.
Fusível de alta tensão de rede
Para chegar ao fusível, você precisa desparafusar os parafusos e remover o corpo do fusor. Verifique os fios para danos externos: burnout, escurecimento, cheiro de queimado. Use um ohmímetro para verificar o fusível. Se a flecha não se moveu do zeroisso significa que a peça foi quebrada e requer substituições.
Lâmpada eletromagnética
A manutenção da lâmpada é verificada com um ohmímetro, mas primeiro você precisa descarregar os capacitores de passagem. Para fazer isso, use uma chave de fenda elétrica com uma alça de proteção. Depois disso, conectamos as extremidades do ohmímetro à saída da caixa de metal. O item exigirá substituição em caso de resistência zero.
Primário transformador
Verifique a tensão do enrolamento primário do transformador com um testador. A tensão de operação deve ser igual a 220 watts.
Não se esqueça de desconectar o eletrodoméstico da eletricidade antes de repará-lo!
E lembre-se, mesmo no estado desligado, qualquer técnico com a abordagem errada pode “acertar” com a corrente. Portanto, se você não está confiante em si mesmo e em suas habilidades, é melhor confiar a reparação de um forno de microondas a especialistas.
Cuidados com Microondas
Para que o equipamento sirva o maior tempo possível e não quebre, você precisa seguir algumas regras:
- Não aqueça ou cozinhe alimentos em pratos de metal, use somente permitido.
- Não coloque no microondas produtos com alto teor de água (por exemplo, ovos e tomates), que, quando aquecido, pode estourar e manchar o dispositivo.
- É impossível ligar o dispositivo vazio. Isso pode causar um incêndio.
Leia mais sobre as regras de operação no artigo.use o microondas corretamente.
Aderindo a estas regras simples, você pode estender significativamente a "vida" do microondas. Mas, no entanto, mais cedo ou mais tarde, qualquer equipamento vai quebrar, e o forno de microondas não é exceção. E é melhor confiar a reparação do seu assistente a especialistas qualificados, a fim de não agravar ainda mais a situação.