Escolhendo uma câmera digital para fotos da família
Não é fácil escolher uma câmera digital: a abundância existente de modelos, que o mercado moderno oferece, é capaz de confundir até mesmo um usuário experiente. Se a questão de qual dispositivo é melhor comprar é aguda, então antes de tudo é necessário levar em conta os critérios pelos quais a produtividade de um modelo particular é avaliada. Muitas vezes, o proprietário do equipamento fotográfico tem que ser removido em condições difíceis, onde cada segundo conta. Às vezes não há tempo nem para a preparação, para não mencionar a configuração do quadro. Infelizmente, o equipamento profissional completo requer um ajuste profundo, que nem todo fotógrafo amador novato pode usar. Vamos considerar por que e em que circunstâncias o equipamento fotográfico digital seria preferível para espelhar a óptica.
A vantagem das câmeras digitais
Desde os anos noventa do século passado, muitos usuários estão familiarizados o conceito de "saboneteira". Dispositivo barato e bom, capaz de fazer uma foto digital de boa qualidade. O nome “prato de sabão” adquirido graças a uma pequena forma que mais se assemelha a um recipiente para sabão. Sua principal vantagem sobre os modelos volumosos era que tal dispositivo estava quase sempre pronto para fazer instantâneo. Um clique de um botão - e você pode pegar o quadro.
Essa saboneteira é o dispositivo mais fino e compacto da família de câmeras digitais. Nem os modelos com zoom grande nem espelho podem ter essa portabilidade.
Modelos modernos de câmeras digitais são capazes de fazer fotos de alta qualidade, funcionam muito bem com a reprodução de cores, são capazes de capturar o volume e a estrutura de produção corretamente exposta. Devido ao fato de que o dispositivo quase sempre pode estar à mão, uma câmera digital é adequada para fotos de família, especialmente para fotografar crianças. A criança está constantemente em movimento, então usar uma ótica razoavelmente pesada é simplesmente inconveniente. Além disso, um importante elemento de surpresa é perdido, por causa do qual um instantâneo pode perder sua naturalidade.
Outra vantagem significativa do dispositivo digital é sua baixo custo em comparação com equipamento profissional. Uma saboneteira digital pode ser apresentada a uma criança como a primeira câmera infantil. Além do dispositivo mais simples do próprio dispositivo, as câmeras digitais podem ser feitas em um estojo de proteção, para que você possa levá-las em várias viagens e caminhadas. No entanto, se você precisar de pessoal altamente especializado, seria melhor usar equipamentos profissionais. O dispositivo digital é bom para resolver tarefas simples do dia-a-dia:
- tiro simples e rápido;
- fácil troca de dados entre dispositivos.
No entanto, a câmera digital não é apenas adequada para uma criança. Mini-câmera adequadamente selecionada com efeitos é perfeita para filmagem de vídeo, substituindo assim a câmera de vídeo no smartphone. A câmera, como regra geral, tem um zoom e matriz de qualidade muito superior, portanto, em termos de qualidade de vídeo, o gadget é capaz de deixar para trás até mesmo os modelos de smartphone emblemáticos.
Critérios para seleção
Câmeras digitais compactas para a casa devem ser selecionadas de acordo com vários critérios. Alguns deles são fundamentais e devem prestar atenção primeiro. Características menos importantes podem ser perdidas, mas não as descartam completamente. Um bom dispositivo digital tem um desempenho equilibrado, garantindo um trabalho confortável e produtivo. Então, antes de pegar um gadget, você deve examinar cuidadosamente as seguintes características técnicas da câmera.
O número de megapixels
Um critério muito importante. Mas a quantidade, por mais estranha que pareça, nem sempre significará qualidade. Infelizmente, uma matriz mais fraca pode nominalmente ter um grande número de megapixels, mas tirar fotos bastante medíocres. Tal desvantagem freqüentemente afeta modelos de marcas de segundo e terceiro nível,que, em busca de líderes de mercado, estão tentando "ostentar" grandes números em sua publicidade. A melhor escolha será o aparelho com as características até 20 megapixels, mais na caixa de sabão simplesmente não é necessário.
Disponibilidade de zoom e seu tamanho
Nesse caso, quanto maior o zoom, mais o usuário poderá capturar. É importante lembrar que você não deve esperar um nível profissional de uma caixa de sabão, portanto você não deve selecionar um modelo com indicadores altos. Também é importante lembrar que, no caso de zoom digital estamos falando apenas da transformação da imagem e não da aproximação real do objeto. A parte central da foto é simplesmente dimensionada e, nesse caso, será útil ter um número maior de megapixels: quanto mais, quanto maior o detalhe do objeto escalonável, respectivamente, melhor e “zoom”. Para as tarefas diárias, o dispositivo com um zoom múltiplo de 10 a 20 é bastante adequado.
Por exemplo, uma câmera digital em 2017 pode ter ampliação de 40 a 50x de uma imagem, processando a imagem qualitativamente.
Magnitude da fotossensibilidade
A seleção da câmera de acordo com os parâmetros deve começar com o estudo das características da ISO.Infelizmente, muitas vezes o problema em modelos compactos de câmeras digitais é uma baixa taxa de sensibilidade à luz. Se o valor deste parâmetro for 800, então você não deve esperar uma reprodução de cores de alta qualidade e as bordas dos objetos. Muito provavelmente, a imagem de vez em quando será desbotada e desfocada. Quanto menos luz natural, mais você precisa definir o parâmetro ISO. A melhor opção para os amantes será figura de 2000 a 3200. Adquirir equipamento com grandes valores simplesmente não faz sentido, porque taxas mais altas simplesmente não são necessárias ao executar tarefas básicas.
Independentemente do nível do indicador de sensibilidade, os especialistas não recomendam usar configurações ISO automáticas, porque durante o autotuning, o disparo de qualidade não pode ser garantido. A melhor opção seria inserir manualmente os parâmetros para as necessidades naturais de cada sessão de tiro em particular. As condições podem variar significativamente (dia ensolarado, quarto escuro, lâmpada fraca, iluminando o objeto, etc.), por isso é altamente recomendável estudar cuidadosamente as instruções para trabalhar com configuraçõessensibilidade, porque a qualidade da imagem futura depende disso.
Como a focalização é realizada
Em câmeras digitais compactas, a opção mais comum é autofoco. O princípio de sua operação é bastante simples. O sensor na câmera é um emissor ativo de pulsos de luz infravermelha. A focagem em si ocorre analisando os raios refletidos, medindo a distância até o objeto natural. É precisamente ao calcular este segmento que o dispositivo define os indicadores de foco automático.
Este método de foco tem uma grande desvantagem: a câmera vê apenas a uma distância próxima, focando objetos distantes é impossível. Além disso, você não pode focar através do vidro, porque o pulso infravermelho será refletido a partir de sua superfície.
Além da dificuldade em trabalhar com objetos transparentes, através dos quais o sinal infravermelho passa com dificuldade, há outra pequena nuance. Esse tipo de autofoco não funciona bem. com sombreamento natural. No entanto, o usuário pode sempre usar o controle manual, embora este último exija um pouco mais de destreza, já que será necessário “pegar” o objeto manualmente.Caso contrário, a focagem automática em uma câmera digital funciona sem falhas, demonstrando uma alta porcentagem de "adivinhação" da posição de um objeto no espaço em relação à câmera.
A possibilidade de vídeo e sua qualidade
Outro parâmetro importante que você deve prestar atenção antes de escolher. Muitas vezes o usuário se depara com um dilema: uma câmera ou uma câmera de vídeo, o que escolher? Graças ao desenvolvimento da tecnologia moderna, a escolha não é mais necessária. Em vez disso, você pode escolher essas duas opções, ocultas em um só corpo. Você também pode criar vídeos no telefone, mas a qualidade da imagem geralmente deixa muito a desejar. De uma câmera digital profissional será bastante oportunidades de filmagem em HD ou FullHD.
Deve-se notar que, devido ao seu design, o processamento digital é mais fácil do que uma SLR. Devido a isso, muitos fabricantes concentram-se na capacidade de gravar vídeo de alta qualidade em formato de alta resolução.
No entanto, existem modelos com opções mais acessíveis. Por exemplo, as empresas líderes percebem a capacidade de alguns modelos de câmeras digitais para gravar vídeo em uma resolução mais baixa.Ao mesmo tempo, o conteúdo é automaticamente convertido para o formato fornecido pelo sistema operacional e, para sua exibição correta a partir do disco rígido, pode ser necessário convertê-lo em um formato mais comum.
Disponibilidade de modos especiais
Para ver todos os modos disponíveis, isso pode levar muito tempo. Para o seu estudo rápido, há uma classificação especial. O modo principal do gadget é automático. Além do principal software presente modos adicionais ou cena.
- O modo retrato informa às automáticas que o objeto a ser consertado está bem próximo e é perfeito para selfies.
- O modo macro é projetado para trabalhar com close-ups e permite fotografar plantas, insetos e outros objetos que precisam de uma aproximação significativa.
- O modo paisagem adiciona nitidez ao primeiro plano e às costas.
- O modo Sports possibilita consertar objetos em movimento.
- O modo de retrato noturno aumenta a velocidade do obturador para um trabalho de fundo mais completo. O flash ocorre apenas quando as cortinas estão fechadas.
Existem alguns modos, na maioria das vezes o escopo de sua aplicação se torna claro a partir de seus nomes.Para a solução da maioria das tarefas diárias, os modos listados serão suficientes.
Disponibilidade de opções adicionais
Tudo depende das tarefas e do tamanho do valor que o comprador está disposto a gastar no dispositivo. A maioria dos modelos modernos da classe média tem a capacidade de transferir dados usando micro-USB e Wi-Fi. Em alguns casos, você pode até encontrar dispositivos que tenham funções de navegaçãoE essa câmera portátil é perfeita para viajar.
Em teoria, quanto mais dados um dispositivo tiver, melhor, mas para transferir arquivos para um disco rígido, geralmente é um cabo comum.
Alguém pode preferir lente digital retrátil, permitindo consertar tudo o que acontece sem se agarrar a um olho pequeno. Além disso, esta opção é mais conveniente para gravar vídeo e tirar fotos em um ângulo difícil. Alguns fabricantes começaram a instalar em seus modelos mais antigos flash adicional, mas para isso você tem que pagar uma quantia impressionante, além disso, o design de uma saboneteira digital não foi planejado para funcionar em condições de iluminação natural ruim (efeito de olhos vermelhos, etc.), então essa proposta não é para todos.
Cartão de memória, bateria
Tudo é mais ou menos claro com a bateria: quanto maior a sua capacidade, mais tempo o dispositivo irá durar a partir de uma única carga. Para uma família que gosta de sair da cidade, você deve atender a uma bateria extra - qualquer powerbank pode ser perfeito para isso. Mas para a escolha do cartão deve olhar com mais cuidado. A maioria das modernas saboneteiras digitais usa cartões SD, mas esse formato tem sua própria classificação:
- SDHC - placas de alta potência com memória interna de até 32 gigabytes;
- O SDHX é outro tipo de cartão SD, que possui uma capacidade aumentada em seu arsenal, de até dois terabytes de memória.
A velocidade de gravação deste último é significativamente maior que a do SDHC. Para fotos e vídeos do dia a dia, haverá cartões suficientes até 128 gigabytes. Este tamanho permite armazenar mais de mil fotos digitais de alta qualidade e mais de uma hora de gravação de vídeo. Considerando a velocidade de troca de dados entre o cartão e a portadora externa, vale a pena considerar que se dividem em três categorias: até 9 mb / s, até 20 e até 40. Quanto maior a velocidade, maior o preço.
A prática mostra que, no caso de um palanque digital, a velocidade de gravação de informações em um cartão de 20 MB / s será mais do queo suficiente
Recomendações para fabricantes
Escolher uma câmera digital é uma tarefa séria, especialmente para compradores inexperientes. Você não deve se apressar e estudar apressadamente ofertas barulhentas de empresas de fabricação pouco conhecidas. As marcas testadas pelo tempo muitas vezes custam mais, mas por trás de seu preço está a experiência de introduzir altas tecnologias na vida cotidiana. A maioria das empresas iniciantes não pode arcar com todo o potencial acumulado e experiência dos veteranos no mercado de equipamentos fotográficos. Kodak, Canon e Sony - estas são as “três baleias” que suportam o mundo moderno da fotografia digital. São essas empresas que têm maior peso, e estas não são apenas palavras. Cada marca tem sua própria história única, escrita por seus funcionários. Não é segredo que todos os fotógrafos mais famosos do mundo preferem a técnica dos "três grandes".
Hoje, o mercado de tecnologia digital tem uma aparência bem estabelecida. Tem líderes e catch-ups. Qualquer comprador poderá encontrar um dispositivo que satisfaça suas necessidades o máximo possível, porque os fabricantes, tentando agradar o usuário, definem as prioridades da forma mais flexível possível.Devido a isso, temos várias categorias de dispositivos: compactos, produtivos, equilibrados, de longa duração. Em qualquer caso, essa diversidade definitivamente vai para as mãos do usuário final.