A história da invenção e a evolução do equipamento fotográfico

Para memorizar momentos agradáveis ​​aos contemporâneos do século XXI permite quase qualquer gadget. Hoje, os usuários de câmeras, smartphones e tablets estão fotografando para memória quaisquer eventos e momentos, compartilham fotos nas redes sociais. A fotografia tornou-se disponível em todos os lugares, mas nem sempre foi o caso. A história da câmera merece atenção especial.

Longo caminho para a invenção da câmera

Qualquer invenção tem uma base básica - é uma fruta secular dos pensamentos e experiências de cientistas e cientistas naturais. A câmera não foi exceção: seu protótipo apareceu há muitos séculos.

A história da câmera obscura

A câmera para obscura, que é mencionada nos escritos dos antigos filósofos e matemáticos da China e da Grécia, tornou-se a base para a invenção da câmera.O dispositivo era uma caixa com um pequeno orifício em uma das faces através da qual o feixe de luz penetrava. O esquema de construir a imagem foi reduzido a piscar na parede oposta de forma invertida os contornos de objetos externos.

 Desenho da câmera

O brilhante italiano Leonardo da Vinci, que viveu no século 15, pela primeira vez, deu uma descrição detalhada e explicou o princípio da câmera obscura. No início do século 17, o astrônomo alemão I. Kepler aperfeiçoou o dispositivo com uma lente inserida no buraco e descobriu a lei matemática da reflexão da luz em espelhos.

Cálculos matemáticos da refração da luz - este é o primeiro passo para a invenção do protótipo de uma câmera moderna.

Apareceu e rapidamente ganhou popularidade câmera portátil obscura com um espelho inclinado, com o qual artistas de rua criaram silhuetas de retrato. Mas os naturalistas continuaram procurando uma maneira de salvar a imagem resultante.

 Câmera obscura

Tenta salvar a imagem

O primeiro que conseguiu salvar a imagem foi o francês N. Nyeps. Esta imagem data do ano de 1826. Como material sensível, o entusiasta usou verniz de asfalto placa, que é colocado na câmara com um buraco. A própria câmera foi instalada no peitoril da janela para que o buraco fosse direcionado para a janela. Após 8 horas de exposição na placa, os contornos da abertura da janela apareceram.

Para tornar a imagem mais clara permitiu o processamento da placa com reagentes químicos.

Outros entusiastas continuaram a busca por um método mais simples de salvar a imagem. Em 1837, graças aos esforços do francês L. Daguerre, foi inventado um método para obter uma única imagem clara. E o inventor inglês U. Talbot surgiu com uma maneira de obter uma impressão (negativo), com a ajuda de que se tornou possível copiar fotos.

Entusiastas russos também contribuiu para o desenvolvimento da fotografia. Em 1840, na Rússia, o fotógrafo A. Grekov montou a produção de um pequeno lote de S.L. Aparelho de Levitsky, trabalhando com base em invenções Daguer e Tabolta.

A primeira câmera de reflexo, inventada em 1861 por T. Sutton, tornou-se um verdadeiro protótipo de equipamento fotográfico de massa.. Nele, a imagem foi fixada em uma lente de placa de vidro. Um filme espelho câmeras apareceram graças ao inventor D. Eastman, que substituiu a placa de vidro com um filme em 1883.Após 5 anos, ele inventou um filme leve câmera "Kodak"Com filme em forma de rolo e se tornou o fundador da empresa com o mesmo nome, que cresceu nas décadas seguintes na maior corporação.

 Câmera SLR

A primeira câmera SLR

O desenvolvimento da fotografia no século XX

Com o início do século XX, o desenvolvimento da indústria fotográfica começou a ganhar força.

  1. A empresa "Leica" iniciou a produção em massa de dispositivos analógicos (meados dos anos 20).
  2. A empresa "Lumiere" assumiu a questão das placas para imagens coloridas (10 anos).
  3. O filme colorido foi inventado (30 anos) e, em 1942, a empresa Kodak lançou a produção de fotos coloridas e filmes.
  4. Nos anos do pós-guerra, o equipamento fotográfico de filmes começou a ser produzido em muitos países. Não ficou do lado da URSS. Os modelos de massa eram de aço Zenith, Seagull, Salute.
  5. Câmeras de tiro melhoraram: eles começaram a construir em autofoco, flash, vários modos automáticos.
  6. Em 1963, a Polaroid lançou dispositivos com impressão de fotos.
 Polaroid

A primeira Polaroid com a capacidade de imprimir fotos

Os dispositivos de imagem de impressão automática não receberam rápido desenvolvimento, mas deram impulso à busca por uma tecnologia mais avançada de fixação de momentos. E essa tecnologia foi encontrada em 1974 por V. Boyle e D.Smith, envolvido em pesquisa no campo da optoeletrônica de semicondutores. Eles foram criados Sensor CCDconsistindo em condutores de óxido de metal fotossensíveis individuais. O dispositivo registrou o potencial elétrico que surge sob a influência da luz. Esta descoberta tornou possível usar uma matriz CCD para armazenar imagens ópticas. A tecnologia serviu de base para a criação de uma câmera digital astronômica e, graças a ela, as primeiras câmeras digitais surgiram na década de 1980.

Evolução da fotografia digital

O inventor da câmera, que se tornou o protótipo de câmeras móveis usando tecnologia digital, era engenheiro da Kodak S. Sasson. Seu dispositivo convencionalmente portátil remonta a 1974. Ele pesava quase 3 kg, e uma imagem de 100 × 100 pixels foi gravada com uma fita magnética, levou 23 segundos para salvar uma foto. Em 1981, a Sony, baseada em um sensor CCD, desenvolveu um modelo de câmera doméstico que registrava imagens em formato analógico em um disco magnético flexível (disquete de 2 polegadas). Assim começou a era das câmeras digitais, ainda caro para uso em massa.

Muitas outras empresas ofereceram seus modelos ao mercado, melhorando simultaneamente os sensores óticos e a mídia usada para gravar imagens e formatos de codificação.

 Sony Mavica

Sony Mavica (1981)

Em 1994, SanDisc foi criado CompactFlash padrão 512 MB, que nas últimas décadas foi refinado e aumentou na quantidade de memória. Desde 1995, eles começaram a produzir dispositivos digitais mais acessíveis para o usuário em massa, que são usados ​​para produzir imagens de excelente qualidade. Para visualização online de imagens capturadas, os dispositivos são equipados com monitores LCD. Ao mesmo tempo, as opções de disparo aproximado / remoto do objeto, a função de foco automático e outros modos de controle apareceram. Quando as câmeras acessíveis chegaram ao consumidor de massa, a foto conquistou o mundo. Não só fotógrafos profissionais, mas também amadores tiraram fotos.

 Mapa

Sensores óticos avançados e cartões de memória flash foram adotados pelos fabricantes aparelhos móveis. Modelos modernos de netbooks e laptops, tablets e smartphones são necessariamente equipados com fotos e câmeras web. Os dispositivos avançados podem substituir uma câmera digital econômica e os dispositivos de ponta podem competir com equipamentos fotográficos profissionais em termos de qualidade de imagem.Dispositivos móveis digitais gradualmente saíram dos dispositivos de mercado no filme.

Futuro previsível no desenvolvimento da fotografia

A evolução da câmera continua em nossos dias. A empresa norte-americana Lytro Inc já criou uma câmara plenoptic, no equipamento do qual um array de microlentes é usado para capturar informações de luz em 4 dimensões. O objetivo deste dispositivo é registrar o que está acontecendo em todo o espaço do campo de luz. A imagem produzida pela câmera é igualmente clara para objetos próximos e distantes na imagem. Este dispositivo já é chamado a câmera do futuro.

Engenheiros de empresas líderes trabalham em várias direções.

  1. Melhor tecnologia de gravação do campo de luz.
  2. Estão sendo desenvolvidos novos formatos de definição de imagem que substituirão o HD predominante, o Full HD e o recém-exibido formato de vídeo 4K.
  3. Configurações de micro-autofoco de tecnologia introduzidas, mas o processo é difícil, mesmo para profissionais. Portanto, as empresas estão intimamente envolvidas no desenvolvimento e implementação da função AFMA.
  4. Promissor desenvolvimento no campo da criação de matrizes orgânicas e curvas.Os primeiros têm melhor sensibilidade, enquanto os últimos são necessários para aumentar a abertura e o desempenho do sensor.

A invenção da fotografia e o desenvolvimento da fotografia mudaram o mundo das relações humanas. Graças à fotografia, os contemporâneos expandiram seus horizontes, percebendo mais profundamente os eventos que ocorrem no mundo, o que estimula novas conquistas no campo técnico.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música