Tudo o que você precisa saber sobre a lente da câmera

Habituado a utilizar o equipamento, o proprietário muitas vezes não se pergunta como exatamente esse ou aquele aparelho é organizado, o que o ajuda diariamente em suas atividades diárias. Muitas vezes, é preciso lidar com o fato de que a familiaridade com um dispositivo de uma técnica ocorre em circunstâncias desagradáveis, por exemplo, com um colapso. Vamos entender como escolher e operar a lente da câmera corretamente, bem como cuidar dela com competência, a fim de evitar situações desagradáveis ​​associadas a falhas.

Como a lente funciona

As lentes das câmeras modernas não são muito diferentes de seus predecessores. O princípio de operação e design não mudou por décadas. Partículas de luz caem na matriz, passando por sistema óptico. A base deste sistema óptico é a lente. Também inclui um visor e um sensor de foco. A tarefa do sistema óptico é coletar os raios de luz no mesmo plano, e aqui o papel principal é desempenhado pela lente.

Base Teórica

O princípio da foto-lente é baseado nas leis da ótica, ou seja, sobre a refração de um feixe de luz no momento de passar pelos limites de um meio com diferentes densidades. Você pode ver esse fenômeno em todos os lugares. Por exemplo, em um copo, na hora de misturar o açúcar na água. A colher, imersa no chá, parece rachada, distorcida apenas na borda do fluido e do ar. A luz nos líquidos se propaga mais lentamente do que nos gases, daí a distorção quase imperceptível que pode ser observada com meus próprios olhos.

 Refração da luz

Este efeito é ainda mais pronunciado quando a luz passa. na fronteira do ar e da lente. Quanto mais a lente é torcida, mais o efeito é melhorado. Como resultado de tal refração, uma imagem é projetada usando uma matriz não geometricamente correta, mas não distorcida.

Teoricamente, a imagem obtida desta maneira não deve ter nenhuma distorção óbvia, no entanto, ocorrem aberrações. Para corrigir esta desvantagem, os fabricantes de equipamentos fotográficos estão constantemente melhorando o sistema óptico, aumentando o número de lentes e melhorando a qualidade de seu polimento.

Os principais elementos da lente

A lente do dispositivo da câmera é bastante complicada. Consiste em vários elementos básicos:

  • um sistema de lentes ópticas e espelhos esféricos, que são feitos de um material especializado;
  • armação de metal;
  • abertura.

 Elementos da lente

Na parte frontal do dispositivo, há uma ótica que coleta raios de luz - coletando lentes. Dentro do dispositivo estão as lentes e os espelhos ópticos que refratam os raios recebidos, formando uma imagem subseqüente. O sistema óptico da câmera pode ter um número diferente de lentes. Dependendo das necessidades, as lentes podem se unir ou ter um espaço de ar.

Os modelos básicos de câmeras digitais contêm de uma a três lentes. Dispositivos profissionais têm até dez lentes e mais.

Montagem da lente Não é apenas responsável pela força de toda a estrutura, mas também serve como acessório para a óptica. No arranjo das lentes requer a maior precisão, é imperativo que cada lente instalada está localizada a uma distância designada, não se movendo, porque pode afetar a qualidade de tiro. Portanto, o quadro é muitas vezes feito de ligas metálicas duráveis.

O quadro tem um dispositivo complexo. Sua principal parte é responsável pela proteção externa contra os efeitos físicos e meteorológicos, como regra, lentes ópticas e diafragma estão localizados nele. A parte interna da estrutura (também chamada de transição) serve para mover as peças ao longo do eixo, bem como para uma forte conexão com o corpo (corpo, carcaça) da câmara. A estrutura interna é equipada com vários peças do anel. Quando um desses anéis gira, a parte em que a unidade externa é fixada se move.

 Abertura

O quadro permite que você execute o ajuste automático ou manual dos parâmetros do diafragma. Abertura é um orifício ajustável que controla a quantidade de raios de luz que entram no interior. Consiste em mover pétalas de metal que, tomando uma posição diferente, regulam o nível dos raios que caem na matriz. As pétalas são móveis em torno do círculo da lente óptica e além dela. Esse detalhe é necessário para trabalhar com a profundidade de campo ao transferir espaço no quadro. Quanto menor a abertura, mais clara será a imagem no quadro.

Mecanismo de focagem e estabilização de imagem

Ao fotografar, outra parte da lente desempenha um grande papel. Com a ajuda de anel de foco a focagem manual é executada. Quando o anel é girado, ele se concentra na frente ou nas costas. O anel de foco ajuda a trabalhar com uma distância focal variável (o nome mais familiar é “zoom”, “zoom na imagem”, etc.) tanto no modo manual quanto no modo automático, é claro, se o último for suportado pelo modelo.

 Anel de foco

Nos modelos com função autofoco, o anel é girado usando um manipulador mecânico. Se você pressionar o obturador, ele será automaticamente calibrado no centro.

Fabricantes de câmeras modernas usam drives ultrassônicos para foco (USM), que são construídos diretamente nas lentes. Com este dispositivo, é fornecida uma focagem extremamente rápida e suave. Lente também conhecida com chave de fenda. A desvantagem deste sistema é o trabalho mais lento e barulhento. A chave de fenda na câmera é um motor através do qual ocorre a rotação de partes individuais, devido ao qual ocorre a focagem. Ele está localizado fora do gabinete, em um anel de metal para montar o dispositivo.

 Unidade ultra-sônica

Além de autofoco na lente pode estar presente e mecanismo de estabilizaçãocompensando a inércia com longa exposição. Isso permite que você tire fotos claras sem o uso de um tripé. As lentes de foco variável são equipadas com um anel de zoom, que é usado para alterar a distância do foco. Com esses anéis, você pode ampliar ou reduzir significativamente o objeto dentro do quadro.

Tipos de lentes e sua aplicação

Para uma câmera SLR, existem vários tipos de lentes.Se a câmera estiver equipada com uma lente fixa, o quadro será incorporado ao design do dispositivo. Mas modelos mais populares com lentes removíveis. Vários filtros podem ser conectados à própria lente, dependendo dos métodos e da localização do disparo. O tamanho das lentes também pode variar muito.

Para fixar a lente no corpo do dispositivo, é usada uma baioneta - uma montagem especial. Cada fabricante produz seus próprios padrões, portanto não há lentes universais, com exceção de alguns padrões “abertos” da baioneta.

Então, considere o que são lentes.

Baleia

As lentes de baleia são mais preferidas pelos iniciantes. É uma óptica fornecida complete com o corpo da câmera. Os ângulos de visão da ótica das baleias são quase idênticos aos dos seres humanos, sem levar em conta a visão periférica. Este fato torna a ótica das baleias bastante popular, tais dispositivos são fáceis e convenientes para serem usados ​​em filmagens diárias, para preparar fotos simples. Às vezes, uma baleia é chamada de lente padrão ou completa. Isso é uma coisa universal para uma ampla gama de aplicações. A lente da baleia é notável pelo seu baixo preço, bem como a capacidade de tirar fotos em quase qualquer formato: de um objeto em movimento para um retrato ou micro-shot.A qualidade da imagem final varia de baixa a razoavelmente alta.

 Lente da baleia

Grande angular

Tipos de lentes para câmeras SLR incluem um formato grande angular. Estas são óticas com uma ampla gama de visibilidade (de 60 graus e mais). Com a ajuda de tal óptica, é muito conveniente. atirar em um grupo de pessoas e tirar fotos em espaços apertados. O fundo ao mesmo tempo permanece ligeiramente desfocado. A distância focal pode atingir 28 mm. Essas lentes custam muito dinheiro, mas na maioria dos casos a compra é justificada. Usado para casamento e tiro interior, bem como paisagens.

 Lente grande angular

 Lente grande angular de foto

Olho de peixe

Isso é ótica com distorção defeituosa. O ângulo do campo visível desta lente é de até 180 graus. A distância do foco é de 4,5 a 15 mm.

Distorção no ambiente dos fotógrafos é chamada de distorção, fazendo um arco a partir de uma linha reta do horizonte, semelhante a um olho de peixe real.

Às vezes, essa lente também é chamada de "peixe". Com a ajuda de tal óptica, é conveniente fazer foto circular e diagonal. Usando o "fisheye", muitas vezes tomadas fotos da cidade, bem como fotos de esportes radicais.

 Olho de peixe

Lente macro

Como o nome indica, esta é uma lente projetada para fotofilmar objetos pequenos. Como regra geral, essa ótica permite que você tire close-ups de uma curta distância. A distância de foco é de 50 a 180 mm. O valor máximo de abertura é f / 2/8. A peculiaridade desta ótica é a possibilidade de mirar um close-up em pequenos objetos, bem como alta nitidez da imagem e boa reprodução de cores. Mais freqüentemente usado em fotografia natural (insetos, flores, etc.).

 Para fotografia macro

Foco longo

Óptica com uma longa distância de foco de 70 a 300 mm. A visibilidade varia de 39 graus. Essa óptica pode ser de dois tipos: teleobjectiva e teleobjectiva. Em conexão com a indefinição de fronteiras, hoje ambos os conceitos são finalmente misturados e se tornam idênticos. Usado para fotografar objetos e eventos em movimento: competições esportivas, momentos do mundo natural.

 Lente longa

Lente de Lente Longa da Canon

 Lente teleobjetiva

Lente Telefoto Canon

Ótica do retrato

Lente com uma distância de foco, que durante a operação permanece inalterada. Mais adequado para retratos. Possui altas taxas de luminosidade. A lente de retrato permite mascarar pequenos defeitos da pele.

 Lente retrato

Os principais critérios para escolher uma lente

Você pode escolher uma lente de câmera por vários critérios.

  1. Comprimento focal. Um dos parâmetros mais importantes na escolha de ótica. Infelizmente, é bastante difícil recomendar certos parâmetros específicos, tendo em vista que somente o próprio fotógrafo pode conhecer a distância mínima de foco. As lentes mais eficazes, por via de regra, têm uma distância de foco curta. Para medir a distância focal, é necessário medir a distância entre o plano focal e o sujeito.
  2. Abertura O critério mais importante para quem pretende filmar em condições de baixa visibilidade e pouca iluminação. Óticas com altas taxas de luminosidade são geralmente de alta qualidade. Se possível, seria melhor comprar ótica com o maior valor de luminosidade. É importante lembrar que o valor constante da abertura para a lente é melhor, porque os valores de luminosidade mudam com a distância de foco.
  3. Estabilização de imagem. Este parâmetro possui modelos de lentes profissionais. Dispositivos com fotografia de foco longo precisam mais de estabilização.O melhor estabilizador de imagem até agora em quase todas as condições climáticas foi e continua sendo o tripé mais comum. No entanto, se o modelo tiver um sistema de estabilização integrado, você provavelmente deverá usá-lo.
  4. Fabricantes Os principais fabricantes de lentes são duas empresas - Canon e Nikon. Na maioria dos casos, faz sentido comprar seus produtos. A Sony tem produtos no mercado, mas foi a tecnologia dos dois primeiros fabricantes que foi considerada pela maioria dos fotógrafos profissionais como a mais conveniente e confiável.
  5. Monte A fixação de lentes é uma questão aberta e discutível entre os profissionais. Até o momento, nenhum tipo universal de anexo foi desenvolvido, o que seria seguido pelos principais players do mercado de equipamentos fotográficos. Cada fabricante produz ótica com uma montagem exclusiva, projetada apenas para seu próprio equipamento. Com a exceção de várias lentes que afirmam ser universais, o lado técnico da questão de anexar a lente ao corpo do dispositivo não vale a pena. Ao comprar um determinado corpo, o futuro proprietário já sabe qual empresa ele terá a lente.

Como realizar uma mudança de lente

O primeiro e muito importante ponto a ser observado é a limpeza da sala em que ocorre a substituição. É desejável que a sala não tenha fluxo de ar. O dispositivo é colocado na tela com um pano macio para evitar arranhões. Em seguida, você precisa preparar a lente, que está planejada para ser instalada. É desejável que ele estivesse à mão todo esse tempo. Com o dedo da mão esquerda, pressionamos botão de desbloqueio, após o qual você pode desparafusar e remover a lente. Desaperte a lente no sentido anti-horário. Deve ser posto de lado.

 Removendo a lente antiga

A lente removida deve ser coberta com uma capa protetora (tampa) para evitar luz solar direta, melhor poeira e umidade.

Então, pegamos nas mãos uma nova lente e fixamos em pontos vermelhos ou brancos (dependendo do fabricante). Depois que a lente entrar nas ranhuras correspondentes, ela deve ser cuidadosamente parafusada no sentido horário. Quando o encadeamento estiver completamente trançado, um clique distinto será ouvido, indicando que o processo está completo.

 Nova lente

 Fixação da lente

Ao realizar a substituição da óptica, pode haver vários problemas. Se lente encravada, então, alguns passos simples devem ser tomados:

  • verifique o visor do instrumento em busca de erros da lente;
  • lembre-se se a câmera recebeu dano físico ultimamente;
  • pedir esclarecimentos do manual do usuário.

Se o diagnóstico primário não ajudou, é necessário bater a palma da mão para o lado. Tiros de luz no corpo às vezes ajudam a retomar o trabalho da lente encravada. Como uma das opções, você pode tentar limpar o tubo e conectar o dispositivo através do cabo para carregar. Às vezes, o problema pode estar escondido na falta de energia da bateria.

Dica! Às vezes, se a câmera não abrir a lente, você deve remover as baterias e o cartão de memória e inseri-las novamente - isso pode ajudar a eliminar o erro ocorrido.

Ainda não estende a lente? Pode fazer à mão. Para fazer isso, gire suavemente a lente com os dedos, não no modo automático. Às vezes você pode empurrar um pouco ou tentar puxar a ótica. Você também pode colocar o dispositivo para baixo com uma lente e derrubá-lo na palma da mão, dobrado na forma de um punhado. Se houver um clique, significa que as lentes retornaram à sua posição original.Às vezes você pode tentar o foco automático forçado, em alguns casos, há uma chance de corrigir as imagens com tal erro.

Se nenhuma das recomendações sugeridas ajudasse, seria melhor levar a câmera ao serviço.

Lente auto-ajustável

O processo de alinhamento é uma configuração nítida para melhorar o desempenho da ótica. A calibração é realizada devido à exposição correta de todas as lentes. Isso permite que você faça fotos melhores. O processo não é simples, exigindo experiência, habilidade e perseverança, por isso é recomendável produzi-lo apenas se o usuário estiver confiante em suas próprias habilidades.

O ajuste da câmera é feito no caso de um defeito de fábrica, se a lente é "razboltan" aumentou folgas e lacunas, após danos mecânicos ao equipamento fotográfico.

Muitos aparelhos modernos possuem função de autodiagnóstico "Live View". Com a presença desta função, é muito mais fácil estabelecer se o dispositivo precisa de ajuste ou não. Se o modelo estiver equipado com uma "Exibição ao vivo", as etapas a seguir serão necessárias para o ajuste.

 Ajuste

  1. Coloque o dispositivo em um tripé, ative a estabilização, se houver.
  2. Usando o "Live View", com foco no alvo (alvo).
  3. O diafragma deve estar aberto.
  4. Desativando a função "Live View" com o retorno do dispositivo para o modo "One-Shot AF" com o foco ajustado no ponto central. O tripé e o anel de foco não podem ser tocados.
  5. Você deve pressionar o botão AF ou a liberação do obturador com metade da intensidade, observando os indicadores de distância na própria lente e no anel de foco. Este último deve permanecer imóvel. Se nada mudou, o ajuste não é necessário.
  6. Se a escala de distância ou o anel se moverem, você precisa corrigir exatamente onde. Se o modelo tiver um ajuste de foco automático, é necessário fazer correções correspondentes aos parâmetros iniciais.

O alinhamento em casa sem um “Live View” e ajuste de foco automático é possível, mas requer conhecimento profundo e a presença de dispositivos especiais: um banco óptico com um colimador, um microscópio.

Limpar a lente em casa

Limpar a lente da câmera é um dos principais rituais de cuidar do equipamento que deve ser feito por quase todos os usuários. Como regra geral, a lente começa a precisar de limpeza apóscomo cai sob a chuva ou depois de disparar em um tempo ventoso empoeirado. Quanto maior a circunferência da lente, mais provável é que os detritos se acumulem sobre ela.

Para limpar a lente da câmera, você precisa de uma sala limpa e vários aparelhos.

  1. Primeiro você precisa limpar com pêra especial (seu custo não excede 100 rublos). A ponta da pêra é levada para a lente o mais curta possível e o processo em si é realizado. Em alguns casos, especialmente após o ingresso do pó seco, um golpe convencional pode ser suficiente.
     Pêra
  2. Se ainda houver detritos na lente, você pode "varrer" com escova especial. Essa manobra não danificará a lente sensível e permitirá remover as partículas de poeira mais aderentes. Normalmente, esse método permite limpar a superfície da lente de detritos secos indesejados. Contra manchas molhadas e oleosas, ele é impotente. Para combater o divórcio, são necessárias soluções de rápida evaporação, que são aplicadas a um pano de microfibra. Após a aplicação, o usuário não tem muito tempo para limpar a superfície: tais soluções rapidamente "secam" (evaporam).
     Especialidade
  3. Se ambos os métodos não ajudarem, você deve usar um lápis ou pano de microfibra. É importante lembrar que você não pode usar discos amassados ​​- eles podem deixar partículas de algodão na lente, o que levará a uma contaminação adicional.
     Lápis especial

Às vezes, em vez de trapos usados ​​shvabrochka. Shvabrochka é um bastão de plástico com uma ponta macia. Com a sua ajuda, é muito conveniente limpar a parte central da lente.

O lápis para limpeza óptica tem dois lados: grafite e mais macio. Peça grafite necessário para a limpeza de detritos congelados. Este dispositivo deve ser usado com cuidado para evitar danos à óptica sensível. Para limpar áreas problemáticas (bordas da lente), é melhor recorrer a lado macio lápis de limpeza.

No caso de usar todos os três dispositivos (um pano, um lápis e um shvabrochka), é necessário tocar a superfície da lente com muito cuidado, porque a lente é muito fácil de danificar. Se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, seria melhor limpar a lente no centro de serviços.
Possuindo conhecimentos básicos sobre o dispositivo e o funcionamento da lente, o usuário sempre será capaz de diagnosticar e consertar independentemente pequenos problemas no caso de sua ocorrência.Além disso, informações sobre a estrutura e os tipos de lentes da câmera permitem uma avaliação mais sóbria de suas perspectivas na fotografia, o que é muito importante para os fotógrafos iniciantes.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música