Como corrigir problemas com a câmera
As câmeras digitais modernas são dispositivos simples e confiáveis que às vezes podem quebrar. A natureza da falha pode ser diferente. Em algumas situações, o problema pode ser resolvido de forma independente, às vezes você precisará entrar em contato com o centro de serviços. Abaixo estão os defeitos que qualquer usuário pode resolver.
Conteúdo
Falhas no cartão de memória
Quase todas as câmeras modernas não tem memória interna. Para gravar uma foto ou vídeo, você deve comprar separadamente um cartão de memória de um formato e tipo específicos.Às vezes, após a instalação da mídia, ocorre um erro no cartão de memória ou o dispositivo não o vê. Outro problema comum é que a câmera vê um cartão de memória, mas não consegue escrever nada, pois está bloqueado.
A câmera escreve "cartão de memória está bloqueado"
Todos os cartões SD possuem um recurso de bloqueio de força que protege a mídia de ser gravada, formatada ou excluída.. Nesse caso, a leitura de um cartão de memória é permitida. Em outras palavras, se o cartão estiver bloqueado, o dispositivo o verá, permitindo que você visualize uma foto dele, mas não dará nenhuma ação a ele. Ao mesmo tempo, o dispositivo escreve na tela: “o cartão de memória está bloqueado” ou “o cartão de memória está protegido contra gravação”. O que fazer nesta situação?
Para desbloquear o cartão de memória na câmera, basta removê-lo e olhar para o lado esquerdo. Existe pequeno interruptorassinado com a palavra "bloqueio". Se o interruptor estiver na posição inferior, o cartão será bloqueado, na posição superior, não. É importante, ao colocar o cartão de memória no slot do dispositivo, fazer isso com cuidado, pois às vezes o interruptor acidentalmente retorna para a posição travada.Depois disso, o problema será corrigido.
Os cartões MicroSD não possuem esse tipo de interruptor, mas ele está no adaptador, que pode ser incluído. O formato do cartão MicroSD não está bloqueado sem um adaptador.
O dispositivo não vê o cartão de memória
A câmera não vê o cartão de memória ou não trabalha com ele em princípio. Isso pode acontecer em três casos:
- novo cartão de memória;
- mídia usada em outro dispositivo;
- cartão está com defeito.
Se o dispositivo não vir o cartão de memória, é provável que tenha sido formatado para outra técnica ou tenha acabado de ser adquirido. Qualquer técnica formata o cartão por si. Na maioria das vezes isso acontece no momento da primeira conexão da operadora: o dispositivo entende que o cartão de memória é novo e oferece para formatá-lo. Neste caso, o usuário só precisa aceitar a oferta e o técnico fará tudo sozinha.
Se a câmera basicamente não vê um novo cartão de memória ou usado anteriormente em uma tecnologia diferente, então ele pode formato via PC. Isso é bem simples:
- O cartão de memória é inserido no leitor de cartões do laptop;
- na pasta meu computador você precisa encontrar o cartão desejado e clicar com o botão direito do mouse;
- selecione a formatação no menu;
- o próximo item é formatação rápida;
- aqui você precisa selecionar o sistema desejado - fat32 ou ntfs.
Se as ações acima não ajudarem, existem duas opções: cartão de memória está com defeito ou é incompatível com o dispositivo. Cheque é muito simples - você precisa inserir um cartão em outro tipo de tecnologia. Se isso não funcionar, você pode entrar em contato com a loja. A maioria dos fabricantes dá 5 anos de garantia em cartões de memória, o que significa que a probabilidade de ser alterada é bastante alta.
Se o cartão de memória em outro dispositivo funcionar, incompatível com a câmera. Você deve consultar as instruções e encontrar a opção correta. Vale lembrar que cada câmera suporta cartões de memória até um determinado volume e com uma determinada classe de velocidade. Atualmente, a classe mínima de um cartão de memória para uma câmera é a décima. O volume pode atingir 64 GB ou mais.
Problemas para conectar ao PC
Geralmente, os usuários entram em contato com o serviço ou a loja com uma reclamação de que o computador não vê a câmera.Às vezes, o dispositivo é detectado, mas o laptop não vê o cartão de memória. Existem muitas razões para este comportamento da técnica. Alguns podem ser resolvidos de forma independente, outros serão eliminados pelo centro de serviços.
O computador não vê o dispositivo
Normalmente, quando você conecta a câmera a um laptop, ela é imediatamente definida como uma mídia portátil e permite copiar dados.
Em alguns casos, você precisará instalar um software especial. Este software é geralmente gravado no disco que o acompanha.
Se a câmera não for detectada pelo laptop, os problemas podem ser os seguintes:
- o dispositivo não está ligado;
- conectores ou cabos defeituosos;
- os drivers não estão instalados;
- existe um sistema operacional antigo
- queda do sistema
Para que o computador possa ver a câmera, esta deve ser ligada. Se o dispositivo estiver ligado, mas não houver resultado, verifique as saídas no PC, na câmera e no cabo. Torne isso simples o suficiente. Como a conexão é via USB, você pode inserir uma unidade flash USB nela. Ela decidiu, então você deveria verificar o cabo. Para isso você precisa de uma segunda câmera. Se o cabo estiver funcionando, você precisará pegar o segundo cabo e verificar o conector na câmera.Se o segundo dispositivo funcionar em dois cabos e for determinado por um computador, o motivo estará na própria câmera. Nesse caso, você deve entrar em contato com o centro de serviços para diagnosticar o dispositivo.
Em alguns casos, o próprio computador é responsável pela “invisibilidade” da câmera. Câmeras modernas têm um sistema MTP que sistemas operacionais antigos apenas não entendo. Devido à incompatibilidade, o dispositivo pode não estar visível para o PC. Drivers desinstalados podem ser um problema. Para instalá-los, você deve usar o disco do kit ou simplesmente fazer o download no site oficial do fabricante da câmera.
O terceiro problema é o sistema operacional - ação de falha ou antivírus. Em alguns casos, a proteção contra vírus pode bloquear o acesso à câmera e não será detectada. Para testar essa teoria, você deve desativar temporariamente o verificador de vírus e reiniciar o laptop. Se todas as ações acima não ajudarem, você precisará entrar em contato com o centro de serviços.
O computador não vê a unidade flash na câmera
Veja fotos no seu computador de duas maneiras:
- conecte a câmera através do cabo;
- Insira o cartão de memória através do leitor de cartão.
Às vezes, quando conectado com um cabo, surge uma situação em que o PC não vê o cartão de memória ou se recusa a copiar dados dele. Problemas comuns são drivers desinstalados ou proteção da câmera.
Se o computador não vir o cartão de memória ou proibir a cópia dele, é possível que a câmera tenha um bloqueio que impeça que algo seja feito no cartão de memória de outros dispositivos. Neste caso, você precisa procurar configurações da câmera: às vezes a função pode ser desativada. Caso contrário, o cartão de memória terá que ser removido. Se o cartão de memória não estiver visível, o modo errado foi escolhido quando o dispositivo foi conectado. Alguns modelos, quando conectados a um laptop, só podem transferir dados, enquanto outros também podem ser carregados via cabo USB. Para resolver o problema, você precisa reconectar a câmera e olhar para a tela - pode ser sugerido tipo de conexão. Se essa janela não aparecer, a opção desejada deve ser pesquisada nas configurações da câmera.
Deve-se enfatizar que é mais fácil inserir um cartão de memória diretamente no computador, já que neste caso as configurações da câmera não afetam o meio de armazenamento.
A câmera não liga ou descarrega rapidamente
Se a câmera não ligar, pode haver apenas dois motivos: uma falha ou uma bateria descarregada. No primeiro caso, o equipamento terá que ser consertado em um centro de serviço. No segundo, você pode simplesmente colocar o dispositivo no comando. Uma nuance importante é a característica das baterias. Se tiverem sido descarregados por um longo período, quando o dispositivo estiver conectado à energia, uma indicação poderá aparecer após um determinado período de tempo. Não há necessidade de pânico se o dispositivo não liga após 5-10 ou até 30 minutos após a conexão ao carregamento. Uma longa permanência em um estado descarregado leva a carregamento mais longo.
Vale lembrar que a bateria deve ser carregada pelo carregador original. Caso contrário, a bateria pode ser rapidamente descarregada ou deteriorada.
Abaixo estão as razões pelas quais a bateria é rapidamente descarregada.
- Deterioração da bateria. A vida útil de qualquer bateria é de 2 anos. Após este tempo (e às vezes mais cedo), pode ser descarregado muitas vezes mais rápido.
- Bateria fraca.
- Carregamento poderoso. Neste caso, a bateria é carregada rapidamente, mas não na capacidade total. Além disso, pode queimar rapidamente.
- Carga baixa - a bateria é carregada por um longo período e não totalmente.
Câmeras modernas têm dois tipos de bateria: Baterias recarregáveis removíveis ou AA ou AAA.
Se as baterias AA ou AAA forem rapidamente descarregadas, sua capacidade pode ser insuficiente. A opção recomendada é de 1000 mAh, mas é melhor esclarecer este ponto nas instruções para o dispositivo. A segunda razão pela qual as baterias se sentam rapidamente operação imprópria da câmera. Normalmente, na anotação da técnica, eles escrevem o número de fotos com uma única carga, no entanto, gravar vídeos ou visualizar fotos no próprio dispositivo reduz significativamente o tempo de operação.
Cuidados com a câmera
Para que a câmera sirva por um longo tempo e desfrute de imagens de alta qualidade, ela requer um certo cuidado. Modelos digitais a este respeito são menos exigentes, mas o cuidado de uma câmera SLR deve ser mais sério. O pior para uma câmera SLR é poeira e umidade. Para prolongar a vida útil e manter a qualidade da foto, você precisa conhecer as seguintes regras.
- Se a câmera não for usada por um longo período, é necessário remover a bateria e carregá-la periodicamente. Isso prolongará a vida útil da bateria.
- A lente deve ser armazenada separadamente, e o eixo da câmera e a lente devem estar fechados. capas especiaisfornecido no kit. Em geral, você deve sempre colocar as tampas quando a lente estiver solta.
- A umidade é o “matador” de uma câmera e lente SLR. Mantenha-os em um lugar seco e quente. O enchimento da câmera pode ser oxidado e no vidro, bactérias que emitem substâncias químicas. Tudo isso leva a danos no revestimento da lente. Como resultado, fotos enlameadas são obtidas.
- A câmera é sempre transportada com a lente solta.
- Claro que limpe o dispositivo. Envolve a limpeza do eixo da câmera, sua superfície, bem como a lente. Use para isso você só precisa de conjuntos especiais, escovas e pincéis. Tecido liso pode danificar a lente da câmera, resultando em fotos de baixa qualidade.
O reparo de uma câmera digital ou espelho é um procedimento complicado e bastante caro. Por esta razão, em caso de falhas, você não precisa tentar reparar o dispositivo olhando dentro dele. Todas as falhas reparáveis em casa estão listadas acima.Se as dicas não ajudarem, ou uma quebra de outra natureza, então você deve confiar o equipamento a especialistas. Qualquer intervenção não autorizada pode danificar ainda mais o dispositivo.