Seleção de câmeras sem espelho
Hoje, o mercado de equipamentos fotográficos está pronto para fornecer ao usuário a mais ampla seleção de equipamentos para um sabor e uma carteira diferentes. Você pode encontrar opções para o nível inicial para iniciantes, modelos mais avançados, bem como equipamentos para profissionais com características únicas. Até certo ponto, essa situação reinava no mercado de DSLR, mas com o advento de um novo segmento de câmera, eles tinham um sucessor muito conveniente e eficiente, se não um concorrente. Até agora, a câmera sem espelho não é capaz de substituir uma câmera reflexa completa em absolutamente todas as áreas, mas na fotografia amadora tem todas as chances.
Conteúdo
Características gerais
Câmeras sem espelho apareceram no mercado mundial há relativamente pouco tempo, em 2008. Em teoria, esse tipo de tecnologia não é inferior a suas contrapartes mais caras - SLRs. A principal diferença é a ausência de um bloco, dentro do qual há um grupo de lentes responsáveis por focalizar e transmitir a imagem: em vez disso, a câmera sem espelho tem um visor digital.. Na maioria das vezes, um monitor digital clássico desempenha seu papel. O visor está localizado em um local familiar, para que você possa examiná-lo com um olho ou ocupar toda a parte de trás do dispositivo, duplicando as imagens em tela cheia.
Devido ao fato de que o bloco de espelhos não é mais necessário, este tipo de equipamento fotográfico diminuiu significativamente de tamanho, aproximando-se das tradicionais saboneteiras. Vale ressaltar que a qualidade das imagens produzidas não foi afetada.
Até o momento, os modelos com foco sem espelho são produzidos por todos os principais players do mercado de equipamentos fotográficos.
Classificação
Convencionalmente, todos os mirrorless são divididos em vários tipos.
- Nível inicial, o custo de dispositivos na faixa de 20-45 tr. A matriz de tais dispositivos não é da mais alta qualidade, o nível de resolução é de 12 a 18 megapixels, a fotossensibilidade é de 200 a 6400.Por via de regra, tais modelos não têm um visor, mas há um flash embutido. Incluído com esses modelos é uma lente barata de baleia.
- Câmeras para amantes, faixa de preço de 45 a 60 m. A matriz desses dispositivos é muito melhor (fator de corte de 1,5). A resolução é alta, de 16 a 24 megapixels, e a fotossensibilidade no nível de 100 é 25600. Esses modelos são equipados com um flash embutido ou externo e possuem um protocolo de comunicação sem fio para rápida transferência de dados. Modelos caros têm um visor digital. Existe a possibilidade de mudar a lente padrão da baleia.
- Equipamento profissional. O preço para esses modelos começa a partir de 60-65 tr. Na presença de uma matriz full-frame com uma resolução de até 36 mp. Os indicadores de sensibilidade estão em torno de 50 a 102400 ISO. Existe um visor digital completo e um conector para um flash externo com suporte de sapata para conectar modelos de terceiros. O flash e a lente incluídos raramente são fornecidos.
Na maioria dos casos, quanto maior o preço, mais oportunidades a câmera pode oferecer. No entanto, o principal critério para escolher um espelho ideal é as necessidades pessoais de um usuário em particular.
Para atender
A maioria das câmeras sem espelho está interessada naqueles que, por um motivo ou outro, não estão satisfeitos com a qualidade das fotos de saboneteiras comuns. Se uma pessoa sente o desejo de melhorar suas habilidades em fotografia, é mais provável que ele adquira a SLR. E para aqueles que apenas querem melhor qualidade sem aprofundar a teoria da configuração de quadros e outros aspectos técnicos, o mirrorless funcionará bem.
Muitas vezes esse equipamento é comprado e os profissionais. Tal aparelho pode ser útil para um fotógrafo, mesmo porque uma câmera SLR nem sempre pode ser rapidamente recuperada e ajustada, e um gadget digital está pronto com um clique de um botão. Além disso, as dimensões dessas duas câmeras não são comparáveis.
Os principais concorrentes da mirrorless são as saboneteiras avançadas, que aumentaram significativamente seu desempenho. Parte da competição que eles compõem e nível de início de SLR.
Como começar a escolha de uma câmera sem espelho
A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar é decidir o que planeja filmar: retrato, paisagem, eventos esportivos. É igualmente importante determinar a iluminação: luz natural, pouca iluminação, em ambientes fechados.Deve ser lembrado que, ao adquirir um mirrorless, o usuário se torna o dono da câmera e da lente. Mirrorless é um gadget com óptica intercambiável.
Como regra geral, a lente é adquirida separadamente, mas há casos em que a câmera e a lente são chamadas. "Baleia", vendendo juntos.
Não se esqueça de que a baioneta (o tamanho da montagem da lente de diferentes fabricantes) é sua, ou seja, a lente da Canon não é adequada para a câmera Kodak. Lentes são projetadas para executar várias tarefas, seu custo é muito diferente. Por exemplo, uma lente com distância de foco variável (“zoom”) é adequada para viagens suburbanas, lentes de alta abertura com distância focal de 50 mm (“retrato”) para fotografia de retrato, uma lente “ampla” para fotografar objetos arquitetônicos, 8 a 24 mm.
Para aqueles que preferem imediatamente comprar um dispositivo universal, o “cytozum”, mais frequentemente fornecido no kit, é o mais adequado. Esta é uma lente com uma distância de foco variável de 15 a 55 mm, com uma taxa de abertura bastante baixa de f3.5. - f5.7. Devido à sua versatilidade e baixo preço, o Kitozum é perfeito para quem quer tentar trabalhar na nova direção da fotografia digital.
Matriz
As câmeras não especulares são equipadas com uma matriz, um microcircuito integrado especial, que, por sua vez, consiste em elementos sensíveis à luz (fotodiodos). É graças à matriz que o fluxo de luz é convertido em sinal elétrico. De acordo com este esquema, a imagem é convertida em um formulário digital e gravada em um cartão de memória.
Os indicadores mais importantes da matriz são seus tamanho físico e nível de resolução. O primeiro indicador mostra diretamente quantas partículas de luz ele atinge. Quanto mais iluminação, melhor a qualidade da imagem. As imagens de melhor qualidade têm câmeras sem espelho full frame. Outros tipos de matriz são inferiores a este dispositivo. Existe até uma classificação da comparação de uma matriz convencional com um full-frame (“fator de corte”). Quanto maior o indicador desse fator, menor o tamanho da matriz combinada.
Igualmente importante é a resolução. O que é mais, então mais detalhado obter a imagem na foto. Fotos mais nítidas com resolução mais alta ocupam mais espaço no cartão de memória. A analogia aqui é a mesma: quanto maior a resolução, mais cara é a matriz na fabricação e, assim,dispositivo mais caro em si.
Sensibilidade à luz
ISO é um parâmetro muito importante na escolha de mirrorless. Depende diretamente dele qualidade de imagem. Quanto maior este valor, melhor será a imagem. Para transferência de imagem de alta qualidade, é necessário que este parâmetro esteja dentro de 800-1600. Se as figuras estiverem subestimadas, a imagem pode ficar escura e embaçada.
Os modelos do nível médio têm um valor de sensibilidade de 200 a 6400, enquanto os dispositivos profissionais variam de 50 a 102400.
As mesmas pontuações ISO dão excelentes resultados dependendo de qual matriz eles são aplicados. Na matriz orçamentária, mesmo com indicadores de 6400 ruído digital enquanto o ruído full-frame será uma ordem de magnitude menor.
Estabilizador de imagem
As câmeras digitais espelhadas e sem espelho na mesma ordem são equipadas com um estabilizador de imagem embutido. Para DSLRs, este fator não é tão importante, porque devido ao maior peso eles são mais confortáveis de segurar em suas mãos. No entanto, neles com uma exposição longa ou pouca iluminação, a imagem pode ficar desfocada.
Estabilizadores são de dois tipos: dentro do dispositivo e dentro da lente. No primeiro caso, se o estabilizador estiver embutido na matriz, a câmera custará muito mais, mas a qualidade da estabilização será muito maior. Existem modelos com ambos os tipos de estabilização, mas há menos deles no mercado. Na maioria dos casos, o estabilizador na matriz é suficiente.
Flash
Existe tanto interno quanto externo. Para ser justo, deve-se notar que o flash embutido é quase inútil ao construir quadros complexos. O volume da imagem capturada é muito pequeno e a qualidade das imagens também é afetada. Na maioria dos casos, é recomendado comprar um flash externo.
A maioria dos modelos tem um conector unificado para conexão rápida do flash de "sapata".
Visor
Na maioria das vezes é apresentado na forma de uma ocularseguido pelo visor. Com a ajuda do visor, você pode construir um quadro, bem como trabalhar com nitidez e foco. O visor mostra os principais indicadores: velocidade do obturador, abertura, compensação de exposição, fotossensibilidade, etc. Usar o visor é uma questão de gosto. Se o usuário está mais acostumado com o "olho", então é improvável que ele recorra à sua ajuda.
Filmagem em vídeo
A grande vantagem do mirrorless é a capacidade de gravar vídeo. Aqui o principal requisito é apenas um ponto: a capacidade de gravar em formato Full HD. Se trabalhar com vídeo é uma das principais tarefas, então você deve prestar atenção taxa de quadros. Nos modelos de orçamento, esse número é de 25 a 30 quadros por segundo. Modelos mais avançados disparam já a 60 quadros. Existem modelos que gravam no formato 4K cada vez mais popular (alta resolução).
Interfaces adicionais
É muito importante não apenas fazer, mas também transferir imagens para mídias externas em tempo hábil, sem perda de qualidade. Os modelos modernos suportam a capacidade de se conectar diretamente à TV. Para este gadgets estão equipados Conector HDMI. Para se conectar a um PC, a maioria das câmeras possui um cabo Micro-USB. Existem modelos equipados Módulo Wi-Fi para conexão sem fio a um computador, mas eles são muito mais caros.
Para os amantes de gravação de vídeo, você deve olhar para os dispositivos com a capacidade de conectar um microfone adicional externo para gravar o som com maior qualidade.
Caso contrário, o conjunto de interfaces é padronizado e não varia muito de fabricantes diferentes.Os modelos básicos têm apenas um cabo para conectar a um PC, os mais avançados sem espelho podem ter todo um arsenal, tudo depende do preço e das preferências. Teoricamente, se estamos falando apenas da transferência de informação de um portador para outro, então um cordão será suficiente.
Proteção adicional
Outro formato de desempenho está ganhando popularidade. Muitas vezes, você tem que atirar não está em condições ideais. Às vezes, o clima não se enquadra na estrutura da possibilidade de operar um modelo desprotegido. Chuva torrencial, calor, uma queda mesmo de uma pequena altura pode desativar o equipamento. Foi para aumentar o nível de confiabilidade durante a operação em condições extremas, os fabricantes começaram a introduzir padrões de proteção de equipamentos militares (IP67 e 68).
Equipamentos protegidos podem sobreviver a uma queda na sujeira, no solo ou até mesmo no asfalto, funcionando na chuva e no deserto, mesmo quando a poeira cai sobre o corpo. Naturalmente, um modelo com tais características custará muito mais e nem sempre terá o mesmo desempenho que suas contrapartes menos protegidas.
É muito simples escolher um dispositivo sem espelho se você sabe para o que será usado.As possibilidades desta técnica são muito grandes, em mãos hábeis não renderá ao SLR em quase nada.