Como escolher a velocidade do obturador na câmera

A obtenção de uma imagem em uma fotografia depende dos processos físicos ou químicos que ocorrem na superfície de um material fotossensível ou matriz eletrônica. Eles são iniciados pela radiação recebida e são determinados pela sua quantidade, expressa pelo termo exposição. Este último é calculado multiplicando a luz na velocidade do obturador. Vamos dar uma olhada mais de perto no que a exposição significa em uma câmera.

Conceito de exposição

A velocidade do obturador da câmera é um dos principais conceitos que afetam a qualidade da imagem. É igual ao tempo durante o qual a luz entra livremente nos elementos fotossensíveis através do obturador aberto da câmera.. Juntamente com o diafragma, é responsável pela exposição correta. Em caso de desequilíbrio, você obtém uma imagem que não atende aos requisitos de percepção natural e ao plano do fotógrafo.

 Exposição

Este indicador afeta:

  • o grau de iluminação do quadro;
  • clareza de imagem;
  • a aparência de efeitos adicionais ao fotografar objetos em movimento.

 Conceito de exposição

Com tempo de exposição insuficiente em condições de pouca luz, há uma alta probabilidade de obter uma imagem escura, com exposição excessiva, há uma forte exposição. Exposição curta na luz brilhante permite capturar uma fase interessante de um fenômeno ou um objeto em movimento. Longa exposição na câmera ao fotografar objetos em movimento rápido leva a linhas borradas e reduz a clareza dos limites. Às vezes, eles fazem isso conscientemente, buscando ênfase no movimento em alta velocidade. Fotografar um céu claro ou a paisagem urbana no escuro com um aumento intencional da exposição permite capturar o deslocamento das estrelas e o fluxo do tráfego.

Operação do mecanismo do obturador

No alvorecer da fotografia, foram usados ​​reagentes inativos, para os quais era necessário um longo tempo de exposição. O operador simplesmente retirou a tampa da lente, contou os segundos e colocou-a no lugar. Agora esta função executa obturador integradoabertura em um intervalo predeterminado.Nos dispositivos digitais, a duração da exposição do fluxo de luz à matriz pode ser ajustada ligando-a e desligando-a. A este respeito, as válvulas estão divididas em:

  • mecânico;

 Velocidade do obturador mecânica

  • eletrônico.

A primeira opção tem a forma de persianas móveis que se movem perpendicularmente ao fluxo luminoso. Eles são:

  • central;
  • cortina entalhada.

Obturador central localizado entre a lente da lente. Consiste em duas metades, afastando-se por um curto período do centro para as bordas da câmara. Bloqueio de slot Possui uma folga ajustável entre a movimentação em placas de uma direção à prova de luz. O tempo de exposição neste caso é determinado pela velocidade de movimento e pela largura da fenda.

 Obturador central

Obturador eletrônico É um switch controlado por um processador embutido no telefone ou na câmera. Quando é acionado, a matriz é redefinida, seguida pela leitura das informações. O intervalo entre o zero e a leitura é o tempo de exposição.

Em alguns modelos de câmeras, em vez de um obturador mecânico, funciona elétron-ótica. Incorpora um cristal líquido localizado entre duas placas polarizadas.Quando a tensão é aplicada ao cristal, ele muda o plano de polarização, tornando-se completamente opaco.

Tal dispositivo é caracterizado pela simplicidade, confiabilidade e tempo mínimo de resposta.

Equipamentos modernos permitem que você ajuste a velocidade do obturador no modo automático, dependendo do ambiente de luz. Mas em uma situação real, existem muitos fatores que afetam a qualidade do quadro. A presença de uma fonte de luz ou de um objeto brilhante pode fazer com que a automação cometa um erro. Um fotógrafo profissional sempre se esforça para fazer todas as instalações de forma independente, com base em seu próprio talento e experiência. Então, para obter uma boa imagem, você precisa seguir o exemplo dele.

Tipos de extratos e sua aplicação

O valor do tempo de exposição é expresso em segundos e suas ações. Por muito tempo considere a velocidade do obturador mais de 0,5 segundos. Com a sua ajuda, criam-se imagens e desenhos intencionalmente desfocados que são obtidos ao mover fontes de luz no escuro. É necessária uma velocidade de obturação curta de 1/60 a 1/8000 para obter fotos nítidas ao alterar dinamicamente a imagem. É usado apenas com boa sensibilidade do elemento receptor e luz brilhante.

A qualidade da imagem nesta situação pode ser afetada até mesmo por um tremido de olho que é imperceptível ao olho, portanto, recomenda-se usar um tripé.

Como mencionado acima, o equipamento fotográfico moderno permite que você selecione a velocidade do obturador na câmera no modo automático, dependendo da iluminação e do padrão de situação padrão atribuído disponível no menu. Quando as configurações de auto-ajuste, selecione o modo manual, após o qual o intervalo desejado é definido usando um tambor rotativo. A designação da velocidade do obturador na câmera aparece na área correspondente da tela e é controlada pela posição dos riscos da roda giratória. Na prática, após a instalação inicial das configurações, várias fotos são tiradas, alcançando o resultado desejado fazendo vários ajustes sucessivos.

Em algumas câmeras para realizar imagens artísticas com qualquer tempo de exposição, há um modo Bulb. Ele mantém o obturador na posição aberta enquanto o botão do obturador é pressionado.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música