Escolhendo um tripé para a câmera
Cada usuário da câmera SLR deseja obter imagens realmente de alta qualidade. Este desejo leva à compra lógica de acessórios e acessórios relevantes para a câmera. Um deles é um tripé - um dispositivo projetado para facilitar o trabalho do fotógrafo. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade dessas peças - e não menos importante, devido às suas vantagens óbvias.
Conteúdo
Vantagens de usar um tripé
No sentido clássico de sua finalidade, o tripé serve para suporte para dispositivo de fotografia. Ao instalar uma técnica, um fotógrafo pode experimentar disparos e ângulos de câmera. Existem vantagens de se trabalhar com um tripé:
- Obtendo uma imagem estável mesmo a baixa ISO. Por exemplo, fotografar sobre a natureza do pôr do sol e nascer do sol para obter um nível mínimo de "ruído".
- Fotos nítidas mesmo em longas distâncias focais. Mesmo se a câmera tiver um estabilizador ótico, nem sempre funcionará corretamente com uma lente de foco longo.
- A capacidade de usar mais eficientemente o temporizador do obturador para tirar fotos em grupo.
- Removendo a carga das mãos (especialmente quando se trata de monopé).
Tipos de Tripé
Existe uma classificação conveniente que ajudará a determinar o tipo de tripé que é relevante para o usuário:
- monopé;
- tripé;
- mini formato.
Monopé
Apenas o nome indica os recursos de design do equipamento - o tripé tem apenas uma perna. É racional usar o monopé não apenas para libertar as mãos do fotógrafo do peso da técnica. Ele também permite que você obtenha o foco máximo para o assunto, o que reduz significativamente o nível de ruído no quadro.Simplificando, a câmera é fixada em um determinado nível e distância do objeto.
Outro bônus é a extensão do ângulo de tiro, muito mais espaço é colocado no quadro.
É lógico usar um dispositivo desse tipo para fotos rápidas de reportagens. Outro nível é fotos de selfieque com monopé se tornam de melhor qualidade. E, embora os profissionais se oponham fortemente a essas fotos, sua popularidade está aumentando a cada dia, basta encontrar as estatísticas para ver essas imagens na rede.
Tripé
Este nome de acessório para a câmera foi devido às suas características "anatômicas" - três pernas. Este design aumenta a estabilidade do suporte. A característica dos tripés é que eles são adequados para qualquer equipamento fotográfico.. Quanto ao material de fabricação, pode ser representado em plástico, em alumínio e até mesmo em carbono. Daí dependerá do peso da estrutura instalada e, claro, do preço:
- 1-1,5 kg (cerca de 30-60 dólares para opções orçamentárias);
- 3-10 kg (até US $ 400 para modelos profissionais).
Dimensões do próprio tripé são importantes. Sendo um dispositivo móvel, pode pesar 1,5-2 kg, pode estar no estado dobrado cerca de 50-70 cm,e na forma "trabalhadora" 140-190 cm.
Mini opções
Proprietários de pequenas câmeras leves - "caixas de sabão "e orçamento" DSLRs"- você pode comprar mini-artigos. Esses dispositivos não podem elevar o equipamento a uma grande altura. Eles são apresentados em duas variações:
- o mini tripé de mesa tem pés deslizantes;
- Existem modelos com montagens flexíveis - eles podem ser anexados a árvores ou cercas.
O peso do tripé de mesa varia dentro de 150-200 g, a altura é de 20-30 cm, o que permite que você coloque o dispositivo, mesmo em uma mochila.
Vale a pena notar que o peso máximo da estrutura instalada é limitado - não deve exceder 1 kg.
Portanto, é melhor não experimentar equipamentos profissionais. Existe o risco de que tudo desmorone e desça.
Escolhendo o tripé certo
Para entender qual tripé escolher, você precisa conhecer os principais critérios para escolhê-lo:
- altura;
- carga;
- material de produção;
- número de seções para pernas;
- a possibilidade de uma cabeça de tripé;
- plataforma para fixação de tecnologia;
- disponibilidade de dispositivos adicionais.
Altura de elevação
Vale a pena verificar este aspecto em primeiro lugar. Idealmente, o uso confortável é quando o tripé está no nível dos olhos. No entanto, na prática, esta seleção é acompanhada de dificuldades, especialmente para pessoas altas. Neste caso, você deve primeiro tirar 10-12 cm da sua altura (este é o nível em que os olhos estão localizados), depois outros 6 cm (distância da base da câmera ao visor) e focar na figura resultante. Por exemplo, um tripé de 160 cm é ideal para um fotógrafo com uma altura de 175 cm.
Ele também deve fornecer as dimensões do dispositivo quando dobrado. É necessário para a seleção de bolsas ou tampas com alças, para facilitar o transporte.
Carregar no equipamento
Este fator deve ser considerado com a expectativa do equipamento instalado. Tripés, "pesos-pesados" são geralmente mais caros e mais fortes.
Aqui a fórmula é útil: o tripé deve pesar 2-2,5 vezes mais pesado que a própria câmera.
Por exemplo, um padrão "SLR" com um peso líquido não superior a 600 gramas e uma lente de cinco gramas é projetado para um tripé pesando 1,5-2 kg e custa entre 30 e 50 dólares. Quando utilizar equipamento profissional com 1,5 kg e uma lente de cerca de 4 kg, é necessário algo mais sério.
Variedade de cabeças de tripé
Esse detalhe é uma das chaves do design. Existem removível e não removível tipos de cabeças.Neste último caso, a peça não pode ser substituída.
Também distinguir esses tipos de cabeças de peças:
- bola;
- Versões 2D e 3D;
- panorâmica.
Construção de bolas É uma plataforma ligada à bola, que pode se mover em todos os planos. O ajuste é realizado apenas por um bloqueio. Mas esse tipo de acessório acaba sendo inconveniente para tirar fotos panorâmicas: será muito difícil ter uma perspectiva sem mudanças de ângulo e girar suavemente a câmera horizontalmente.
Modelos 2D e 3D cabeças fornecem capacidades adicionais de inclinação. Mas se o primeiro fizer isso apenas para cima e para baixo, a cabeça 3D liberará totalmente a liberdade de movimento em qualquer direção, o que é um excelente achado para fotos panorâmicas.
Cabeça panorâmicacomo o nome indica, especialmente projetado para fotografar panoramas. Suas capacidades são especialmente impressionantes durante a “costura” subseqüente de quadros no editor. Todo o trabalho aqui é baseado na rotação suave da câmera em torno de um único ponto final selecionado - isso evitará paralaxe (problemas com a correspondência de uma imagem com outra).
Área de montagem
Tal parte é primeiro enrolada na câmera e depois montada na própria cabeça do tripé. O site foi inventado para remover algo “das mãos”, a câmera não precisou ser desparafusada por um longo tempo. A solução universal neste caso é plataforma de duas partes: uma parte permanecerá no suporte, o segundo - diretamente na câmera. Esta circunstância permitirá, se necessário, remover rapidamente a câmera de um tripé.
By the way, quase todos os fabricantes produzem plataformas idênticas. Por exemplo, a Canon é adequada para a Nikon e outras marcas - todas possuem o mesmo soquete para montagem.
Material do gadget
Em tripés baratos "pernas" são feitas de alumínioe as alças das travas e almofadas são feitas de plástico. Para fotografia profissional, escolha titânio, carbono ou magnésio como o material principal. Elementos plásticos também estão presentes neles, mas de maior qualidade. Tais fixadores não serão reproduzidos, mas pesarão todo o tripé.
Entre as opções sólidas também pode aconselhar madeira. Absorve a vibração muito bem.
Pernas e número de secções
Esse fator também é importante ao escolher um dispositivo. Se houver duas seções, o usuário obtém um tripé grande no estado dobrado, que não cabe em cada bolsa. Com três ou quatro seções, a construção será mais estável e ocupará menos espaço quando montada.
E importante materiais, usado para pés de montagem estáveis. Existem várias variedades:
- com suportes pontiagudos para solo mais mole;
- borracha para fotografia de estúdio;
- combinado (para todos).
Grampos de perna Existem dois tipos: excêntrico, permitindo desmontar / montar rapidamente os fixadores e um acoplamento mais confiável.
Adições úteis
Entre outras capacidades de suporte, vale a pena destacar anzollocalizado sob a coluna retrátil. Geralmente suspende um pequeno peso, o que proporcionará estabilização adicional. Além disso, esse detalhe costuma ser móvel - sempre pode ser removido se não houver necessidade.
Outra opção é quando a coluna central pode se mover para cima e para baixo. Isso permitirá obter ângulos incomuns.
Visão geral de fabricantes e modelos populares
O mercado oferece uma variedade de tripés de um número bastante grande de fabricantes - de americanos e europeus a asiáticos. Entre outros, vale a pena mencionar a marca italiana Manfrotto, Slik japonês, Gitzo chinês, Benro Cullmann, Hama, Arsenal, Unomat, Soligor, Rekam, Velbon. A principal coisa ao escolher um tripé - para que ele atenda aos requisitos que o usuário faz. Os melhores tripés para câmeras o líder da indústria Gitzo, onde o custo pode chegar a US $ 1.000. Além disso, você também terá que comprar uma cabeça, por exemplo, o BH-55 custará de US $ 500. Ofertas de alta classe e ballhead da marca. Tal tripé proporcionará operação suave e estabilidade confiável com facilidade de construção.
Os iniciantes podem ser aconselhados a escolher um tripé para a câmera Tripé Slik Sprint Pro II - o custo não excede $ 100.
Abaixo está uma descrição de três modelos de tripé mais populares entre os fotógrafos.
Vanguard Alta Pro 263AT
O assunto de interesse particular entre os fotógrafos é o Vanguard Alta Pro 263AT, custando US $ 135 (com a cabeça, o custo será de US $ 210).
As características do tripé são as seguintes:
- altura com todos os setores estendidos pernas - 130 cm, se você também incluir a coluna central - 162,5 cm;
- altura mínima é de 16 cm;
- peso - 2,2 kg;
- capacidade de suportar até 7 kg adicionais;
- suporte de três secções.
De outros bônus:
- a coluna central gira e dobra até 180 graus;
- há um gancho retrátil para fixação;
- excelente estabilização de imagem óptica;
- Vem com bolsa de transporte;
- supressão de vibrações.
Para alguns, a desvantagem é o preço. Aqui você pode recomendar opções mais baratas: Slik Sprint Pro II (até $ 90), Benro A297EX ou Giottos MTL9361B.
BENRO IT25 Pro
Falando sobre outro modelo recomendado BENRO IT25 Pro (de 8000 rublos), você pode notar imediatamente a vantagem mais importante - tripé tripé pode se transformar em um monopé. Assim, pelo preço de um tripé, você pode comprar dois de uma só vez.
Entre as características técnicas do tripé:
- comprimento máximo - 1545 mm;
- peso 1,6 kg;
- carga máxima 6 kg;
- 545 mm com versão dobrada.
Além da possibilidade de transformação, existem outros bônus:
- cabeça de bola incluída;
- montagem fácil e rápida;
- fabricante dá 6 anos de garantia.
Eco híbrido de GorillaPod
Para mini-tripés, o Gorillapod pode ser recomendado. Os preços na linha começam em $ 20. Marca faz tripés em miniaturaÉ fácil mudar de um lugar para outro. Eles também são fáceis de gerenciar.
Aqui se destaca, por exemplo, o GorillaPod Hybrid Eco. Ele faz "se apaixonar" consigo mesmo pelas seguintes razões.
- Suas dimensões de 25 cm permitem que você carregue o dispositivo, mesmo no bolso de uma jaqueta.
- O peso é de apenas 190 gramas.
- Há uma montagem removível na cabeça do tripé. A última parte do tipo de bola e tem um nível embutido para montagem, que permite que você não caia a câmera ao fotografar.
- A carga máxima é de 1 kg, o que é adequado mesmo para uma câmera SLR.
- Possui pernas flexíveis graças aos 30 elementos de conexão tipo articulação instalados neles.
- O ângulo para panning é de 360 graus. Ao mesmo tempo, é possível inclinar para cima e para baixo 90 graus.
- Material de produção - plástico ASB de alta qualidade.
A única desvantagem menor é bola fixa"Fixo no parafuso de ajuste. O flexível tripé Joby GorillaPod Hybrid Eco é útil para os amantes de viagens. Pode ser perfeitamente usado em acampar para a fotografia da natureza. Outra área de aplicação é a macro fotografia, por exemplo, joalheria.
Recomendações gerais ao comprar
Antes de comprar qualquer modelo, o funcionamento de toda a estrutura deve ser verificado:
- primeiro desdobrar e dobrar o dispositivo;
- verifique quão suavemente as seções de perna e as travas de cabeça se movem;
- verifique a altura (máximo - pelo menos 15 cm abaixo da altura da pessoa);
- verifique com o orçamento.
O último ponto deve coincidir completamente com as características futuras de operação e características técnicas.