Uso efetivo das configurações ISO na câmera
A maioria das câmeras, com exceção de caixas de sabão baratas, oferece a possibilidade de ajustar manualmente o ISO. E se essa abreviação não faz perguntas para fotógrafos profissionais, nem todos os amadores sabem sobre esse importante parâmetro na fotografia. Em que condições de filmagem podem ser úteis para usar as configurações iso do modo manual na câmera, fale abaixo.
Conteúdo
Decifrando o conceito
A ISO da câmera é uma medida quantitativa da sensibilidade da matriz à luz, que atende aos padrões geralmente aceitos estabelecidos pelo fabricante. A abreviatura é a seguinte: International Standards Organization. O índice de sensibilidade é determinado pelas condições de luz e é indicado na câmera nos inteiros 100, 200, etc.O intervalo de valores disponíveis em diferentes modelos pode variar. Para o ajuste manual dos parâmetros de exposição - velocidade do obturador e abertura - a seleção do valor de sensibilidade apropriado é importante.
Ao definir valores pequenos de sensibilidade no intervalo de 100, por exemplo, para obter um bom quadro boa iluminação necessária. Em valores pequenos do parâmetro de sensibilidade e a escolha certa de pares de exposição, as imagens são claras e nítidas.
Essa regra ilustra claramente um exemplo de imagens feitas com diferentes configurações de sensibilidade: 100 (esquerda) e 3200 (direita). No quadro à direita, a granulação (ruído digital) é mais perceptível.
Relação com outros parâmetros de exposição
Alterar o ISO afeta diretamente valores de velocidade do obturador e abertura. Com a configuração automática, a própria câmera seleciona o par ideal de exposição. O ajuste manual assume que o usuário faz essa escolha. Antes de definir um parâmetro, considere os seguintes pontos importantes:
- nível de iluminação - se o assunto está iluminado o suficiente;
- dinâmica de quadros (objetos fixos ou móveis são removidos);
- para elaborar opções para nivelar o ruído com pouca luz, se o grão no quadro for indesejável;
- usar um tripé ajudará a estabilizar o quadro durante exposições longas.
Exemplos de uso de diferentes valores de parâmetro
Para fotografar em um dia claro e ensolarado Os profissionais recomendam usar um padrão de 100 ou menos, mas não superior a 200. A baixa sensibilidade da matriz em luz brilhante garante boa qualidade de imagem. A magnitude da sensibilidade da matriz 100-200 é geralmente usada para gravação de estúdio.
Ao fotografar fora em dias nublados, bem como na sombra ou em uma sala sem iluminação adicional, os valores ideais do parâmetro serão de ISO 200-400.Um pouco mais alto você pode aumentar a configuração ao fotografar na hora do crepúsculo do dia: os limites recomendados são de 400 a 800.
É importante! Na ISO 400 e superior, o ruído começa a aparecer nas imagens. E quanto mais, pior a qualidade da imagem. Para nivelar os efeitos do ruído pode ser a seleção de abertura e velocidade do obturador, use um tripé para estabilizar o quadro.
Com valores ISO mais altos - 800 e superior - você precisa trabalhar nos seguintes casos:
- tiro de crianças em um carrossel em movimento e outros momentos com movimento dinâmico de objetos no quadro;
- em excursões em um museu, em um concerto ou em um teatro, em outras salas onde é proibido usar um flash;
- ao fotografar momentos memoráveis (soprar a vela do bolo, beijar os recém-casados, apertar as mãos, etc., quando usar um flash distrai);
- fotografar competições esportivas, demonstrações e marchas;
- tiroteio noturno.
O telefone com câmera e a câmera ajuste automático do parâmetro de sensibilidade da matriz para iluminação. Este modo é conveniente de usar quando você não tem tempo para experimentar as configurações manuais para obter fotos artísticas. Como regra geral, os amantes de si usam configurações automáticas.
Selecção de câmaras ISO: recomendações
Qualquer equipamento fotográfico digital é marcado com indicadores numéricos de medição. Juntamente com a resolução da matriz, a multiplicidade do zoom e outros parâmetros, a faixa de sensibilidade disponível é indicada. Este parâmetro reflete apenas indiretamente a capacidade da câmera de fotografar em condições de pouca luz.
ISOs muito altos declarados pelo fabricante em dispositivos de dimensões compactas com pequenos elementos fotossensíveis (matrizes) são uma opção que é inútil na prática. Devido ao alto nível de ruído digital em tais valores, as imagens representarão uma mistura vermelho-azul de pontos com uma imagem sutil do objeto. A figura ilustra o nível de sensibilidade da matriz em diferentes valores de sensibilidade à luz.
Além da faixa ISO, é importante prestar atenção ao tamanho do sensor. Todas as outras coisas sendo iguais, o nível de ruído na imagem será menor. Mas vale lembrar que quanto melhor a matriz, mais cara a câmera.