Modos de disparo semiautomáticos P A S M
A maioria dos fotógrafos novatos usam o modo automático ao fotografar. Não requer conhecimento especial de fotografia e configurações adicionais. Para aqueles que estão interessados em obter imagens de alta qualidade ou incomuns, foram criados modos de câmera que exigirão a intervenção do proprietário.
Conteúdo
Quais são os modos
Os modos de disparo na câmera não estão limitados a programas automáticos. Existem quatro modos semi-automáticos que abrem um grande número de configurações para o fotógrafo. Isso permite que você altere o tempo de exposição e o tamanho da abertura. Cada um deles tem o seu próprio propósito, mas, em geral, pode-se notar que eles se destinam faça a exposição correta, mais foto original, para corrigir essas falhas que as automáticas não podem eliminar.
Todos os modos semiautomáticos podem ser ativados. comutação de roda. Eles são chamados P, S, A, M e são geralmente separados por um traço de outras funções:
- P - “Programado”, gravação de programas, que geralmente é semelhante a automática, mas possui recursos mais avançados;
- A (Av) - “Prioridade de Abertura”, prioridade de abertura;
- S (Tv) - Prioridade do obturador, prioridade do obturador;
- “M” - “Manual”, disparo manual.
Gravação de programa
O modo “P” é um modo de software flexível que difere do automático apenas porque permite ao usuário alterar a velocidade do obturador em valores bastante limitados. A definição dos parâmetros é realizada pela roda de controle, enquanto a câmera ajusta independentemente o valor de abertura para o tempo de exposição selecionado.
A vantagem deste disparo é que a câmera dá ao usuário um pouco de espaço para a criatividade, mas, ao mesmo tempo, corrige muitos erros. Há também uma desvantagem aqui - os fotógrafos profissionais notam que, a cada nova opção de exposição, a câmera redefine os parâmetros anteriores e eles precisam ser ajustados novamente.
Esta função é adequada para a maioria dos tipos de disparo, mas é mais usada quando se muda dos modos automático para semiautomático. Com isso, você pode aprender a entender as leis da fotografia e desenvolver habilidades para usá-las.
Prioridade de Abertura
Função A ou Av (dependendo da marca) permite trabalhar com diafragma. O usuário define o valor de abertura desejado para alterar a profundidade de campo. Depois disso, a câmera altera o tempo de exposição. À primeira vista, parece que o modo não é muito diferente do anterior, mas há uma nuance aqui. A prioridade da abertura permite ao usuário alterar seu tamanho, mas não afeta o tempo de exposição. Devido ao fato de que a etapa de alterar a velocidade do obturador é muito pequena, a câmera pode escolher a opção ideal para qualquer tamanho de abertura. No modo anterior, com diferentes velocidades do obturador, a abertura pode não mudar, já que o seu passo não é tão flexível.
Você pode usar a prioridade de abertura para qualquer disparo. É útil em permitir controle de aberrações e vinhetas (artefatos na foto, decorrentes de erros na refração da luz nas lentes).Entre outras coisas, o diafragma abre um grande espaço para experimentos com profundidade de campo. O modo é insubstituível no retrato e para as pessoas que gostam de experimentar a imagem.
Prioridade de velocidade do obturador
A prioridade do obturador é indicada no disco de modo com a letra S ou Tv. Ele tem uma analogia com os dois anteriores, só que neste caso o tempo de exposição é ajustado. A diferença do modo de programa é que, na prioridade do obturador, o usuário tem mais de seus valores disponíveis. A desvantagem é que a câmera, devido ao passo limitado do diafragma, nem sempre pode definir uma opção adequada. Neste caso, o visor mostra Alto ou Baixo.
Este recurso é útil para fotografar com efeito do movimento parado. Perfeito para fotografar eventos esportivos ou objetos que se movem rapidamente. Neste caso, você precisa definir uma exposição curta. A maneira mais conveniente é usar a prioridade do obturador com ajuste automático de sensibilidade.
Modo manual
O modo manual ou manual permite ao usuário valor de auto-seleção para velocidade do obturador e abertura. O modo M na câmera também pode ser automatizado um pouco, mas os profissionais preferem definir todas as configurações.
É aplicado em tiroteio difícilquando a câmera não pode selecionar os parâmetros em outros modos para obter a exposição correta. Ao trabalhar no modo manual, a escala de exposição ajuda, o que pode ser visto no visor. O modo manual de fotografar é o mais criativo.
Função de zebra
A maioria dos fotógrafos novatos nunca ouviu falar da função zebra, mas ao mesmo tempo é muito útil e ajuda nos estágios iniciais de aprendizagem da fotografia.
Zebra é uma função na qual a câmera marca áreas superexpostas com listras pretas e brancas. Ao ativar essa função nas configurações, o usuário pode ver na tela os fragmentos do quadro que na foto se mostram muito claros ou escuros e ajustar o valor da abertura para que eles desapareçam.
Se nos desviarmos um pouco do tema das fotos, é óbvio que o olho humano é um dispositivo mais perfeito que a câmera. Assim, sem usar essa função, o usuário vê uma imagem real, mas a câmera percebe isso de maneira diferente. E onde o olho vê uma imagem normal, a câmera pode ver a superexposição ou escurecimento, respectivamente, a imagem não será a mais bem sucedida. A função zebra destaca os usuários desses locais e ajuda a corrigi-los.
A zebra entrou na foto do vídeo e agora é muito raro, principalmente em câmeras não-SLR.
Conclusão
Independentemente da marca do fabricante da câmera, os modos listados acima têm o mesmo princípio de operação. Na Canon, eles foram chamados P, Av, Tv, M, eles têm Nikon P, A, S, M. O nome não muda nada, e isso é apenas o desejo de marcas concorrentes diferirem umas das outras. Os modos semiautomáticos precisam conhecer e poder usar qualquer fotógrafo, se ele quiser ir além das fotos padrão e chatas. A capacidade de aplicar várias configurações em modos semiautomáticos permite tirar fotos em condições difíceis de exposição e onde a automação não consegue lidar.