O que é uma matriz de uma câmera digital
Nenhuma câmera pode fazer sem uma matriz. Modelos modernos estão equipados com quase todos. Isso aconteceu no momento em que os análogos digitais começaram a sobrecarregar tecnologias de filmes ultrapassadas. A matriz da câmera é um dos componentes principais, sem a qual a operação de todo o dispositivo como um todo é impossível, porque o seu papel, se não o principal, pelo menos pode ser considerado um dos principais. É a matriz que é responsável pela qualidade da imagem futura, reprodução de cor, clareza, plenitude do quadro. Como outros elementos importantes do equipamento fotográfico, a matriz possui vários parâmetros básicos, que geralmente são tomados como um guia ao escolher um modelo específico.
Conteúdo
Tipos de Matriz
A matriz de uma câmera digital é, antes de tudo, microcircuito. Converte raios de luz que, tendo sido refratados no sistema de lentes e espelhos, caem sobre ele. Como resultado de tal transformação, um sinal elétrico é obtido, o qual é exibido em formato digital, formando um instantâneo. Para todo este processo, os sensores fotográficos especiais localizados na própria placa são responsáveis. Quanto maior o número de sensores sensíveis à luz, maior a resolução e, consequentemente, a qualidade da imagem final.
Existem matrizes dos seguintes tipos.
- CCD - tipo de matriz de câmerasque literalmente significa um dispositivo de carga acoplada. Na versão em inglês - Charge-Coupled Device. Abreviação muito conhecida, que, no entanto, não é tão comum em nossos dias. Muitos usam dispositivos baseados em LEDs de alta sensibilidade, baseados no sistema CCD, mas, apesar da alta prevalência, esse tipo de chip está sendo cada vez mais substituído por outros mais modernos.
- Matriz CMOS. Formato matricial, encomendado em 2008. No entanto, a história da criação deste formato remonta ao distante 93º, quando a tecnologia APS foi testada pela primeira vez. A matriz CMOS é um semicondutor complementar de óxido de metal.Esta tecnologia permite a amostragem de um pixel individual quase da mesma maneira que em um sistema de memória padrão, além disso, cada pixel é equipado com um amplificador adicional. Uma vez que este sistema é mais moderno, é frequentemente equipado com um ajuste automático do tempo de exposição de cada pixel separadamente. Essa melhoria permite obter um quadro completo sem perder as bordas laterais, bem como sem perder a parte superior e inferior do quadro. A matriz de tamanho completo é mais frequentemente feita usando a tecnologia CMOS.
- Existe outro tipo de matriz - Matriz MOS viva. Foi lançado pela empresa "Panasonic". Este chip opera com a ajuda da tecnologia, que é baseada no MOS. A matriz MOS permite criar imagens profissionais de alta qualidade sem um alto nível de ruído e também elimina o superaquecimento.
Tamanho da matriz física
O tamanho da câmera matricial - uma de suas características mais importantes. Por via de regra, indica-se em polegadas como uma fração. Tamanho maior significa menos ruído na foto final. Além disso, quanto maior o tamanho físico, mais raios de luz a matriz é capaz de registrar.O volume e número de raios afetam diretamente a qualidade de tons de transmissão e meios-tons.
O fator de corte é uma taxa de tamanho de quadro de câmera de filme de 35 mm para uma matriz de câmera digital.. A coisa é que o processo de criação de uma matriz digital em vez caros e, portanto, os fabricantes têm tentado minimizar seu tamanho.
Se você comparar a foto tirada com uma lente de uma câmera com uma câmera full-frame com a matriz e matriz "kropnutyh", no primeiro caso, o ângulo de cobertura será maior e mais largo do que a própria imagem. Acontece que kropnutyh morrer cortes imagem final, daí o nome - a cultura do Inglês. colheita (corte).
Na maioria das vezes, o fator de corte é usado para medir a distância mais preciso do foco da lente, colocando-o em vários dispositivos. É aí que um conceito como distância focal equivalente (EGF), o qual é calculado multiplicando o comprimento focal (FR) no fator de corte. Assim, com matriz de imagem completa lente (colheita = 1) e uma lente com um FF 50 milímetros fixar o mesmo tamanho de imagem como a matriz kropnutyh lente 1.6 com DF 30 mm.Neste caso, podemos dizer que o EGF dessas lentes é o mesmo. Abaixo está uma tabela na qual uma comparação pode ser feita sobre como o EGF varia dependendo do fator de corte.
Número de megapixels e resolução de matriz
A matriz em si é discreta. Consiste em mais de um milhão de elementos que transformam o fluxo luminoso proveniente das lentes. Na característica de cada modelo da câmera, você pode encontrar tal parâmetro da placa da matriz como o número de elementos fotossensíveis ou resolução de matriz, medida em megapixels.
Um megapixel é igual a um milhão de sensores sensíveis à luz que captam os raios refratados nas lentes. Naturalmente, quanto mais este parâmetro for, melhor será a imagem.
É verdade que existe um relacionamento inverso. Se o tamanho físico da matriz for menor, o número de megapixels deverá ser proporcionalmente menor, caso contrário o efeito de difração não poderá ser evitado: as fotos ficarão borradas, sem clareza.
Quanto maior o tamanho do pixel, mais ele é capaz de fixar os raios que caem sobre ele. O tamanho dos pixels está diretamente relacionado ao tamanho da matriz e afeta principalmente largura do quadro. Quanto maior o número de megapixels com a proporção correta das dimensões da matriz, mais raios de luz posso capturar os sensores. O número de raios fixos afeta diretamente os parâmetros originais do material que está sendo convertido: nitidez, cor, volume, contraste, foco.
Assim, a resolução da câmera afeta qualidade de imagem. A dependência da resolução da quantidade de pixels usada é óbvia. Na lente, com a ajuda de um arranjo complexo de elementos ópticos, forma-se o fluxo luminoso necessário, que a matriz dividirá em pixels. Dispositivos ópticos também têm sua própria resolução. Além disso, se a resolução da lente é suficientemente pequena, e a transmissão de dois pontos luminosos, separados por um escuro, ocorre como um todo, a resolução não será tão distintamente distinguida. Isso acontece precisamente por causa do relacionamento direto e vinculação ao número de megapixels.
Importante: uma imagem de alta qualidade é afetada pelo parâmetro de resolução da matriz e pela resolução da lente óptica. É medido pelo número de linhas por 1 mm. A resolução atinge seu valor máximo quando os dois indicadores - a matriz e a lente - correspondem um ao outro.
Se falamos sobre a resolução de microcircuitos digitais modernos, então ela é composta de um tamanho de pixel (de 2 a 8 mícrons). Até o momento, o mercado apresenta modelos com desempenho de até 30 mp.
Sensibilidade à luz
Nas câmeras em relação à matriz, é costume usar o termo sensibilidade equivalente. Isso se deve ao fato de que a verdadeira sensibilidade pode ser medida de várias maneiras, dependendo do conjunto de parâmetros da matriz. Mas aplicando amplificação de sinal e processamento digital, o usuário pode detectar limites de alta sensibilidade.
Os parâmetros de fotossensibilidade demonstram a capacidade do material de origem para ser convertido de efeitos eletromagnéticos do fluxo de luz em um sinal elétrico binário. Simplificando, mostre a quantidade de luz necessária para obter um nível objetivo de um impulso elétrico na saída.
O parâmetro de sensibilidade (ISO) é mais usado pelos fotógrafos para demonstrar a possibilidade de fotografar em condições de pouca luz. Aumentar a sensibilidade nos parâmetros do instrumento permite melhorar a qualidade da imagem final com o valor de abertura e a velocidade do obturador necessários.A ISO pode atingir valores de algumas dezenas a milhares e dezenas de milhares de unidades. O lado negativo da alta sensibilidade é o aparecimento de "ruído" que aparecem como um efeito de moldura.
Como limpar a matriz em casa
Pixels mortos podem nem sempre ser assim. De fato, quando ocorre uma troca de lente, partículas de detritos podem entrar na matriz, causando efeito de pixel quebrado". A limpeza da matriz da câmera é necessária para evitar esse efeito, bem como para um trabalho mais confortável com o dispositivo.
Com o tempo, especialmente se o dispositivo for operado por um longo tempo em diferentes condições climáticas, a matriz pode ficar coberto de poeira. Se a tensão na área da montagem da lente for prejudicada, uma pequena quantidade de umidade pode entrar na superfície, o que também pode afetar negativamente a qualidade da estrutura. A limpeza pode ser confiada a profissionais do centro de serviços e você pode fazê-lo sozinho em casa.
É importante lembrar que a sala em que o procedimento será realizado deve ser o mais poeirenta possível, sem rascunhos fortes.Antes de prosseguir com o procedimento em si, você deve se certificar de que a bateria está carregada.
A primeira e mais fácil maneira de limpar a superfície de vidro de um chip wafer de silício é soprando poeira. Para fazer isso, use o limpador de lentes mais comum, que é vendido em qualquer grande loja de ferragens. Infelizmente, o uso de uma pêra ajuda apenas quando se remove um leve brilho de pequenos grãos de areia. Para partículas maiores que possam aderir à superfície, algo mais sólido pode ser necessário.
Se a pêra não ajudou a lidar com manchas na matriz, você pode tentar usar conjunto especial para limpeza da superfície de vidro. Custa um pouco mais, mas a eficiência de limpeza é muito maior.
- O primeiro item na limpeza é o uso de aspirador de pó. Sua montagem não leva muito tempo e é descrita em detalhes nas instruções do kit. No final do dispositivo há uma ponta macia, de modo que os danos ao dispositivo durante a operação sejam excluídos. É melhor limpar com um aspirador não apenas a superfície do vidro, mas também todas as cavidades que são acessíveis para limpeza.
- Depois de limpar com um aspirador de pó, você pode começar a limpeza molhada. É realizado usando especial escovasuma das quais está molhada, a outra está seca. Este tipo de limpeza é necessário para partículas de poeira, que, sendo molhadas, batem na superfície do vidro, e tendo secado, ligado a ela, criando o efeito de um "pixel quebrado". Escova molhada impregnada com uma solução especial que efetivamente remove grãos de areia e poeira, sem deixar manchas e manchas. É necessário realizar no vidro com movimentos suaves e suaves, pressionando apenas ligeiramente a própria escova. A umidade restante evaporará rapidamente. Mesmo que algumas gotas permaneçam no vidro após a limpeza a úmido, elas podem ser perfeitamente removidas com um pincel seco (escova).
- O terceiro estágio é o estágio final. escova seca na matriz e certifique-se de que esteja limpa.
Após a limpeza, você pode tentar tirar uma foto de teste para certificar-se de que o procedimento foi bem-sucedido. Para fazer isso, feche a abertura até o valor máximo e tire um instantâneo de uma folha branca em branco, levando a lente a um estado de desfocagem total. Em seguida, compare a qualidade das fotos antes e depois.
É bastante simples de limpar a matriz da câmera de espelho, não requer nenhum conhecimento profundo ou muita experiência, desejo suficiente, alguma paciência e conhecimento dos princípios básicos de limpeza de alta precisão da tecnologia óptica.
Conclusão
A matriz da câmera é a parte mais importante de qualquer DSLR moderna. Sem ele, é impossível tirar uma foto, e o uso posterior do dispositivo depende de seus parâmetros. Se os parâmetros da matriz forem selecionados incorretamente, a câmera não lidará de maneira ideal com suas tarefas. A matriz não requer nenhum cuidado adicional, exceto a limpeza periódica da superfície do vidro.
Note-se que os sensores fotossensíveis são muito frágeis e não sobrevivem à queda do dispositivo, mesmo a partir de uma pequena altura, portanto, recomenda-se operar a câmera com o máximo cuidado e precisão.