Uma bateria não recarregável foi criada.
Cientistas japoneses criaram baterias para gadgets e outros dispositivos que têm maior poder e não correm risco de ignição.
Estamos falando da forma inovadora da mistura para o eletrólito, tornando-o absolutamente não combustível e, ao mesmo tempo, permitindo preservar as características de qualidade da bateria.
Este composto é chamado trimetil fosfato. Uma bateria com um tal eletrólito é capaz de suportar 1000 ou mais ciclos de carga. Devido ao aumento da concentração de sal, a substância é menos volátil e, como resultado, mantém uma alta voltagem nos ânodos.
Testes mostraram que a nova bateria é capaz de resistir a temperaturas. até 150ºIsso elimina completamente o risco de incêndio. Mas, mesmo que isso aconteça, a estrutura especial do composto trimetilfosfato tornará possível extingui-lo em questão de uma fração de segundo, evitando sérios danos.
Assim, nesta variante da bateria, o eletrólito não é apenas um combustível para a operação, mas também um excelente meio para extinguir um incêndio em potencial.
No caso em que os criadores da novidade recebam todas as permissões e patentes necessárias para implementar suas invenções na vida real, é provável que os fabricantes de vários dispositivos técnicos (gadgets, sistemas domésticos inteligentes, veículos elétricos) estejam interessados em atualizar seus produtos.