Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai usar o sistema de reconhecimento facial
A fabricante japonesa NEC anunciou um sistema de reconhecimento facial desenvolvido especificamente para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nunca antes tecnologias similares foram usadas durante os eventos olímpicos, a Olimpíada 2020 será o primeiro evento onde eles planejam usar esta técnica.
O sistema opera com base no mecanismo NeoFace, que serve como base para autenticação de voz, impressão digital e íris.
No entanto, durante os Jogos, eles planejam usar apenas reconhecimento de fotos. Desta forma, será possível verificar os participantes credenciados, o que tornará o evento mais seguro e tecnicamente perfeito.
Os organizadores das Olimpíadas planejam realizar um grande evento no país em um novo nível. Se em anos anteriores foram criados parques olímpicos especiais para convidados e participantes dos jogos, onde eles pudessem se movimentar livremente, em 2020 toda a cidade se tornará um campo de esportes.Para garantir a segurança, cada participante precisará passar pelo procedimento de identificação de indivíduos em cada um dos sites visitados. O sistema de reconhecimento facial impede a transferência de passes para terceiros, o que permite evitar a penetração do objeto de pessoas que não receberam credenciamento.
Recentemente, representantes da NEC fizeram uma apresentação de seu sistema de segurança, demonstrando como o processo de autenticação será realizado. Para esses propósitos, um jogador de vôlei de mais de 2 metros de altura foi convidado, usando seu exemplo, mostrou claramente que a tecnologia está configurada para reconhecer pessoas de qualquer altura. Observadores e jornalistas notaram a alta velocidade do processamento de dados - depois que o participante passava pelo posto de controle, depois de uma fração de segundo, uma foto dele podia ser vista no monitor.