Logo a comida pode ser impressa na impressora
Na recente conferência Experimental Biology, especialistas sul-coreanos apresentaram a tecnologia de impressão de alimentos em uma impressora 3D. O dispositivo é capaz de reproduzir material nutriente de acordo com os parâmetros previamente designados de forma, conteúdo e textura.
O gerente do projeto, professor Ri Jin-kui, disse que eles conseguiram criar uma plataforma única que lhes permitia imprimir fibra alimentar de acordo com parâmetros específicos. Por isso, tornou-se possível levar em conta as características individuais do consumidor potencial e fazer o produto especificamente para ele.
O professor acredita que, num futuro muito próximo, haverá cartuchos especiais com produtos triturados que podem ser misturados e processados de acordo com as preferências de gosto individuais.
A possibilidade de impressão 3D de alimentos reduzirá a quantidade de resíduos alimentares na terra e reduzirá significativamente o custo das refeições prontas, porque o uso da tecnologia permite "zerar" o custo de armazenamento e transporte.Além disso, a capacidade de imprimir alimentos pode economizar significativamente em produtos em um consumo crescente.
Os cientistas apresentaram um protótipo de uma impressora 3D que permite criar alimentos com características físicas idênticas aos produtos naturais. Além dos parâmetros de gosto, o dispositivo permite que você defina com antecedência as taxas de absorção. Comida regular não oferece essa oportunidade.
Os especialistas estão contando com a introdução de suas invenções na vida real em um futuro muito próximo.