Aeronave movida a energia solar já é uma realidade
Os especialistas da empresa suíça SolarStratos desenvolveram um avião capaz de voar na estratosfera, usando energia solar. O comprimento da aeronave é quase nove metros, a sua envergadura é de 25 metros, e uma bateria de lítio de 20 kW garante o funcionamento do dispositivo. A fim de tornar uma nova aeronave mais fácil e, assim, economizar recursos energéticos, os cientistas abandonaram tudo isso, sem o qual, em princípio, você pode fazer. Por exemplo, o cockpit não será selado e isolado, então o piloto terá que operar a aeronave em um traje espacial e equipamento especial.
Os primeiros testes do dispositivo já passaram na primavera de 2017, depois o vôo durou 7 minutos e o próprio avião subiu para uma altitude de 300 metros.
O próximo, agora um vôo real para a estratosfera está planejado para 2018. Especialistas pretendem elevar o navio a 23 quilômetros de altura e fornecer um vôo estratosférico de 15 minutos.
No caso dos testes seguintes passarem com sucesso, pode-se esperar que muitos investidores estejam interessados no projeto. Ao fornecer financiamento adicional e apoio material, será possível alcançar um avanço real no campo da aviação. Posteriormente, tais aeronaves serão utilizadas em diversos setores, inclusive para o transporte de pessoas por longas distâncias.
Então, há alguns anos, eles criaram barco movido a energia solar. E, embora até hoje, nenhuma das invenções tenha recebido amplo uso, os cientistas pretendem continuar seu trabalho nas tentativas de implementar novos projetos promissores.