Os engenheiros russos criaram um navio de hidrofólio de passageiros.
Em 20 de outubro de 2017, foi lançado um navio de passageiros hidrofólio chamado “Comet 120M”.
O evento ocorreu no território da fábrica de Vympel, localizada na cidade de Rybinsk. Especialistas encaminham o navio para uma nova geração desse tipo de equipamento. Os autores do projeto, iniciado há 4 anos, foram os engenheiros do Central Design Bureau para embarcações hidrodinâmicas. R. E. Alekseeva.
"Comet 120M" é projetado para transportar 120 passageiros. Espera-se que a embarcação se mova dentro do Mar Negro.
O primeiro transporte de Sevastopol para Yalta está previsto para 2018. Nos planos dos desenvolvedores para criar pelo menos cinco veículos semelhantes e, posteriormente, para trazer seu número para 20.
O calado da embarcação fornece o nível máximo de conforto para os passageiros. Em particular, a operação de controle climático é fornecida, a tecnologia para reduzir o nível de pitching também é implementada.Os mais recentes sistemas de comunicações e navegação fornecem o mais alto nível de segurança.
Para a Vympel, a construção de tal embarcação foi um evento marcante. O fato é que até então a empresa se especializava exclusivamente na criação de equipamentos militares e equipamentos especiais. A criação de um objeto civil é uma fase fundamentalmente nova no desenvolvimento da planta.
O nome "Cometa" é emprestado do passado recente. Esse era o nome da série de navios hidrofólios destinados ao transporte de passageiros, que entraram em operação em 1962. O número total desses navios da URSS era de 86 peças, 34 delas destinadas à exportação.