Criado um robô do tamanho de uma abelha, capaz de voar e nadar
Especialistas dos Estados Unidos, Hong Kong e Grã-Bretanha apresentaram um trabalho conjunto - um mini-robô que sabe voar e nadar.
O tamanho do dispositivo - apenas 2 cm, peso - 175 mg. Dimensões correspondem aproximadamente aos parâmetros de uma abelha comum. O robô é capaz de bater suas asas no ar a uma velocidade de 250 vezes em um segundo. Sob a água, sua velocidade é muito mais modesta - apenas 9 vezes por segundo. Isso se deve ao fato de que, devido ao pequeno tamanho desse robô, é quase impossível estabilizá-lo sob a água.
O mais difícil foi levantar o dispositivo acima da superfície da água, porque com esse peso a tensão da água é uma resistência muito séria. Para superá-lo, os especialistas precisavam conectar os eletrodos aos suportes. O suprimento de corrente fornece a decomposição de água em moléculas de hidrogênio e oxigênio. Como essa mistura é muito inflamável, alguns minutos são suficientes para produzir uma faísca que estimula o impulso necessário para superar a resistência à água.
O processo de decolar acima da água ocorre da seguinte maneira. A faísca inflama uma mistura de oxigênio e hidrogênio, após o que o robô praticamente pula para fora da água até uma altura de 30-35 cm.A velocidade que é capaz de desenvolver é de 2 m / s. O dispositivo não pode voar imediatamente depois disso, pois é muito pesado. Portanto, o robô precisa "secar as asas" por algum tempo, após o que ele será novamente capaz de deixar a superfície da terra.
Os autores da novidade esperam que os esquemas que usaram para criar um robô microscópico ajudem a criar novas tecnologias para o trabalho de equipamentos de resgate e pesquisa.