Especialistas russos inventaram um aparelho que remove tumores de câncer sem cirurgia
Especialistas da Universidade Politécnica de São Petersburgo criaram um dispositivo capaz de remover tumores sem o uso de cirurgia.
O princípio do dispositivo baseia-se no uso de ondas ultrassônicas. Uma tecnologia especial permite não só detectar um tumor, mas também removê-lo, sem deixar um único rastro no corpo. Um scanner de diagnóstico detecta um problema e um sensor que irradia ultra-som elimina o problema. Depois de concluir os testes e obter documentos relevantes, espera-se que o dispositivo possa ser usado com sucesso para remover tumores das glândulas mamárias, da tireóide, dos rins e de outros órgãos.
A vantagem indiscutível da novidade em relação aos métodos tradicionais usados atualmente reside na ausência da necessidade de uma RM de controle durante e após a operação - a máquina de ultrassom lida simultaneamente com exame e tratamento.
O gerente de projetos e chefe do laboratório, Alexander Berkovich, aprecia muito as chances de introduzir o dispositivo na prática médica diária. O uso de técnicas suaves para se livrar de tumores evitará numerosas complicações associadas a intervenções cirúrgicas convencionais. Além disso, combinar as funções de tratamento e diagnóstico em um dispositivo reduz consideravelmente o custo do custo total do procedimento.
A questão da criação e introdução de novos métodos de tratamento de doenças oncológicas tornou-se recentemente particularmente aguda. O número de pacientes que sofrem de câncer está crescendo a cada ano, e até agora não é possível parar essa dinâmica negativa. Os autores da nova invenção planejam começar um trabalho conjunto com a planta de Novosibirsk sobre a criação de dispositivos inovadores em um futuro muito próximo. Espera-se que os primeiros dispositivos de ultra-som apareçam no mercado em 2019.