Quais são as diferenças entre os ventiladores radiais e axiais?
O equipamento climático é amplamente utilizado na indústria e na vida. Dependendo da finalidade e condições da instalação da unidade de ventilação é selecionado. Existem dispositivos centrífugos e axiais. Ambos, e outros, põem em movimento massas de ar, mas com orientação, poder e pressão diferentes. Vamos considerar com mais detalhes qual é a diferença entre ventiladores radiais e unidades axiais.
Conteúdo
O princípio de funcionamento do dispositivo centrífugo
O design do ventilador radial consiste de uma roda com palhetas rotativas, mecanismos de sucção e injeção. Sob a ação força centrífuga da periferia, o ar é atraído para o centro e empurrado perpendicularmente ao fluxo de entrada de ar para o ambiente externo.Este princípio de funcionamento do dispositivo permite a sua utilização em túneis subterrâneos.
As lâminas da roda podem ser paralelas ou perpendiculares ao eixo do círculo. Usar a primeira opção permite reduzir o ruído sem perder o desempenho. O segundo tipo permite tornar o design mais compacto, mas com menos potência, o que também encontra sua aplicação.
Modelos podem ser equipados sistemas adicionaisdependendo de qual indústria foi desenvolvida. Por exemplo, em dispositivos, a proteção contra altas temperaturas pode permanecer, e a construção em si é feita de um material resistente ao calor que é resistente à corrosão. Uma função de proteção para explosão também pode ser incorporada. Esses recursos podem ser combinados em um dispositivo, mas podem ser encontrados separadamente.
O dispositivo radial é capaz de servir canais principais estendidos, uma vez que, devido à criação de alta pressão, move rapidamente grandes volumes de massas de ar.
Mecanismo de ventilador axial
Ventilador axial difere do radial em design descomplicado e baixo custo. O mecanismo consiste em um anel cilíndrico, dentro do qual estão localizados em um ângulo da lâmina. Este arranjo de peças internas permite que o parafuso retenha o ar e o disperse no espaço.
Apesar do mecanismo simples, o dispositivo é muito eficaz. Mudanças significativas no modo durante a operação do ventilador têm um efeito insignificante na carga do motor. Não há tal vantagem em dispositivos radiais. O ventilador axial devido à reversibilidade pode alterar a direção de propagação do fluxo de ar quando a posição de trabalho da roda muda.
A ausência de força centrífuga no dispositivo não permite criar muita pressão. Se houver necessidade de aumentar o fluxo de ar, o projeto é complementado por etapas e pela freqüência de rotação das pás, mas isso aumentará o ruído no sistema de ventilação.
Como fazer uma escolha entre dispositivos
Na maioria dos casos, a escolha do dispositivo de ventilação determina a área de sua aplicação. Como a prática mostra, o ventilador radial é mais usado na indústria, a unidade axial é usada ativamente na instalação do sistema de ventilação em salas,usado como um motor (motor) de refrigeração em eletrodomésticos e transporte.
Os principais fatores em que a escolha do modelo de ventilador é baseada são os seguintes:
- volume de ar ventilado;
- a forma do ducto e sua área;
- comprimento do sistema de ventilação;
- nível máximo e mínimo da temperatura do ar esperada.
A separação do uso de mecanismos associados ao trabalho da ventilação. A diferença do dispositivo axial é a distribuição do fluxo de ar do eixo para o espaço ao redor da circunferência. Um ventilador radial, pelo contrário, cria a direção do ar a partir do perímetro de um círculo e direciona-o para o centro.Pode-se dizer que a diferença entre esses dois dispositivos em seu design e recirculação de ar.
Dado o escopo, pode haver necessidade de fluxo de ar. alta pressão. Para instalações industriais complexas, os ventiladores radiais são mais adequados. Dispositivos axiais são mais orientados para o trabalho em locais de simples e rápida aeração.
Ao criar um sistema de ventilação de abastecimento e exaustão também são usados fãs do canal. Eles podem atuar como uma auto-instalação dentro do respiradouro ou uma ligação adicional no mecanismo de ventilação.
Este dispositivo é compacto e fácil de instalar à mão, tem um baixo nível de ruído.
Para garantir a circulação de ar forçada, é selecionado um mecanismo específico capaz de fornecê-lo. Parâmetros técnicos devem cumprir os requisitos da instalação de ventilação para determinadas condições.