Ferramentas de esterilização em cosmetologia

Independentemente de qual salão você veio, mestre cosmetologists são obrigados a observar as regras básicas de segurança e higiene. A saber, esterilizar e desinfetar constantemente todos os instrumentos com os quais você tem que trabalhar durante o dia. A esterilização é um passo muito importante em qualquer procedimento cosmético. Para este propósito, esterilizadores especiais são usados ​​em cosmetologia, que serão discutidos abaixo.

Características do procedimento

Antes do uso generalizado da tecnologia de esterilização na indústria de beleza e medicina, era usada principalmente ebulição. O equipamento necessário (por exemplo, pentes, limas, tesouras, pinças) foi colocado em água fervente e mantido sob alta temperatura por pelo menos 30 minutos.Durante esse tempo, uma camada de poluição e placa, incluindo todos os tipos de bactérias, foi removida da superfície dos instrumentos. No entanto, ainda mais o processo de desinfecção perdeu seu significado. Afinal, ao secar com guardanapos ou toalha, os micróbios poderiam voltar a entrar nos aparelhos recém-cozidos.

Então, cada vez mais, começaram a introduzir a esterilização, isto é, o processo pelo qual ocorre a destruição completa das bactérias patogênicas, micróbios patogênicos, esporos e fungos. Microrganismos são importantes para remover, a fim de impedir a sua posterior reprodução. Acredita-se que esterilização de instrumentos - um dos métodos de proteção mais confiáveis ​​e comprovados contra infecções da pele. Não deve ser confundido com desinfecção. Ao desinfetar, microorganismos potencialmente nocivos também são eliminados, e o risco de infecção é reduzido, mas apenas a um certo nível. Mas depois de esterilizar os dispositivos, você pode ter certeza absoluta de que o uso subsequente será seguro para a saúde.

 Desinfecção de instrumentos de manicure

A esterilização é uma etapa obrigatória na realização de procedimentos cosméticos, e o mestre deve abordá-la com toda a responsabilidade.É especialmente importante esterilizar completamente o equipamento para manicure e pedicure, porque com a limpeza de má qualidade existe um risco de formação de fungos nas unhas.

Antes da esterilização, os instrumentos devem ser lavados em água ou em uma solução especial de desinfecção. Isso é feito com a ajuda de escovas, banhos de ultra-som e pequenos acessórios podem ser limpos e apenas as mãos.

Até o momento, cosmetologists e mestres de serviço de unhas usam dois métodos básicos de esterilização.

  1. Forma física (usando vapor, esterilizadores de ar, contas de vidro aquecidas a uma certa temperatura).
  2. Método químico (misturas e soluções de produtos químicos na concentração correta).

Tipos de esterilização e esterilizadores

Sala de vapor

Na maioria das vezes em instituições médicas e clínicas de cosmetologia utilizadas esterilização a vapor. Com esse método, as ferramentas são afetadas. vapor quente (130-135 ° C) com uma pressão até 3,5 bar. O processamento é realizado em autoclave.

Duas classes de autoclaves são distinguidas - classe N e classe B. Seu princípio de operação é geralmente similar, mas não há bomba de vácuo nas autoclaves da classe N (ao contrário de B).Assim, o equipamento pode ser esterilizado em um estado aberto e descompactado. Mas se você tem que lidar com instrumentos que estão em pacotes ou têm cavidades e fechaduras, então uma autoclave do padrão B (ou seja, com a capacidade de criar um vácuo) serve.

 Ferramentas de manicure em autoclave

A autoclavagem é um método muito eficiente e rápido de esterilização, no entanto, é muito raramente usado por proprietários de salões de beleza por causa do alto preço e altas despesas com despesas. Em essência, a ação da autoclave é uma reminiscência de como ela funciona. vapores A esterilização em si, neste caso, leva de 15 a 20 minutos. O vapor, que está sob ligeira pressão, elimina completamente todos os contaminantes da superfície das ferramentas, não deixa sedimentos e não tem um efeito prejudicial.

A água usada para a autoclave deve ser exclusivamente destilada.

Calor Seco

A tecnologia de operação deste esterilizador é bastante simples: as ferramentas são colocadas por uma ou duas horas (dependendo do número e tamanho) dentro do gabinete, que se assemelha a um forno comum. A temperatura dentro do esterilizador deve ser não menos de 180º С. Para reduzir o tempo do procedimento, exponha uma temperatura mais alta - até 250ºС.

Tais autoclaves mais baratas, porém, têm várias desvantagens.O mais significativo - ar seco queima as células de microorganismos, como resultado, eles não são completamente destruídos: o processo de destruição de células de bactérias diminui. Por exemplo, fungos e esporos após a ação de um gabinete de calor seco morrem somente após 10 horas.

Esterilizador de calor seco Tem um efeito prejudicial em ferramentas feitas de aço e outros metais. Um produto feito de plástico é completamente proibido para esterilizar desta maneira.

 Armário de secagem para esterilização

Glossper

Inicialmente usado ativamente por dentistas. A principal diferença em relação aos esterilizadores anteriores é a velocidade de processamento muito rápida dos instrumentos (de 20 segundos a 3 minutos). Muito compacto e adequado para as menores ferramentas.

Glasperlenovym não se nomeia acidentalmente: na tradução do alemão "glasperlen" significa "contas de vidro". O próprio esterilizador é realmente um pequeno recipiente com bolas de quartzo no interior.

As bolas podem aquecer até cerca de 240ºС. No entanto, devido ao pequeno tamanho do recipiente, será possível imergir em tal esterilizador as menores ferramentas, ou apenas uma parte delas. Portanto, dispositivos com cavidades, fechaduras ou embalagens compactas são excluídos.

Custo de esterilizador de brilho não é alto, porque é popular entre os mestres do serviço de unhas: afinal, as ferramentas da manicure normalmente não contêm itens grandes para o trabalho. As desvantagens incluem a ação limitada e a necessidade de substituição regular de contas de quartzo (cerca de uma vez a cada seis meses).

 Esterilizador Glossedle

Ozono

A esterilização a frio é muito raramente utilizada no campo da cosmetologia: principalmente devido ao longo processo (5-6 horas), ao grande equipamento e à complexidade do processo. Vale a pena notar os efeitos nocivos sobre o meio ambiente. O próprio ozônio, de acordo com pesquisas científicas, é um dos mais eficazes destruidores de bactérias e vírus patogênicos.

A esterilização a frio é utilizada principalmente em medicina, nomeadamente em odontologia, cirurgia oral e maxilofacial, traumatologia.

Ultravioleta

Um equívoco comum de muitos proprietários de salão de beleza é que uma lâmpada UV pode executar a função de esterilizador. De fato, caixas com radiação ultravioleta só podem armazenar a ferramenta, impedindo a reprodução de organismos patogênicos.Em geral, eles desinfetam objetos, mas não destroem bactérias, como outros esterilizadores mais impressionantes.

 Lâmpada UV

Método de esterilização química

Este método envolve a imersão dos objetos a serem esterilizados. em solução um determinado produto químico. Ao interagir com o reagente é a destruição completa das bactérias. Levará muito tempo para absorver as ferramentas na composição química: de uma hora a três.

As substâncias químicas são geralmente peróxido de hidrogênio (com uma concentração de 6%), Deoxon-1, aldeído glutárico, Sidex. Todos esses compostos têm propriedades tóxicas pronunciadas e, ao trabalhar com eles, você precisa ser extremamente cuidadoso.

Ao executar a esterilização química, é necessário lembrar-se das regras da segurança: use luvas, um vestido de limpeza, uma máscara, mantenha olhos e pele.

 Esterilização química

O que temer no escritório esteticista

Muitas vezes, os visitantes de salões de beleza se queixam de processamento de ferramentas suspeitosamente rápido e de baixa qualidade depois de um cliente anterior. De fato, às vezes manicures e cosmetologists simplesmente limpam suas ferramentas de trabalho com uma solução de álcool.Isso é inaceitável, porque uma lixa de unha ou tesoura mal tratada pode pegar uma doença infecciosa, por exemplo, um fungo, um estafilococo ou, pior ainda.

Esteticistas conduzindo procedimentos com a pele devem ser extremamente atenciosos. Procedimentos como limpeza facial e uma variedade de injeções exigem a esterilização imediata e completa de instrumentos reutilizáveis. Estéril deve ser e superfícies de trabalho e gabinete de beleza grande equipamento. Afinal, não apenas a reputação do salão ou da própria clínica depende disso, mas acima de tudo da saúde do cliente.

 Limpeza facial

Se não for possível esterilizar ferramentas de acordo com todas as regras, são usados ​​materiais descartáveis ​​(guardanapos, limas, panos, luvas).

Tais itens geralmente não são muito caros, mas em qualquer caso eles serão a solução mais confiável e prática para o problema.

Conclusão

Escolher um esterilizador que atenda a todos os requisitos para um salão de beleza não é tarefa fácil. Normalmente, o método de esterilização depende do nível do salão de beleza. No entanto, os visitantes devem sempre prestar atenção em como as ferramentas são processadas ou perguntar diretamente ao mestre sobre isso.Afinal de contas, os itens estéreis e desinfetados não causarão problemas e problemas de saúde, e você deixará o salão de beleza feliz e calmo.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música