Características de esterilizadores de ar
Em instituições médicas, clínicas de cosmetologia e salões de beleza, todos os instrumentos devem ser esterilizados. A esterilização é um processo durante o qual os patógenos, como fungos e esporos, são completamente destruídos da superfície dos produtos. É possível esterilizar instrumentos usando métodos físicos e químicos. Os mais utilizados são o calor seco e esterilizadores a vapor. O dispositivo mais eficaz para desinfecção é o chamado esterilizador de ar (gabinete de calor seco).Considere o que é bom e como funciona.
Princípio de funcionamento
Em muitos laboratórios e instituições médicas, a esterilização é generalizada. vapor quente sob pressão, que é implementado em dispositivos especiais - autoclaves.
A autoclavagem é um método caro de esterilização, mas ao mesmo tempo eficaz: os micróbios são destruídos a uma temperatura de cerca de 135 ° C.
Funcionamento esterilizadores de ar é um processamento de produto ar quente seco. Isso define uma temperatura mais alta do que com a esterilização a vapor (cerca de 180-190 ° C), caso contrário, a destruição de bactérias patogênicas será incompleta.
O esterilizador de ar seco consiste nas seguintes partes:
- Câmara de esterilização com elemento de aquecimento no interior.
- Termômetros eletrocontatos dentro do gabinete de um gabinete de calor seco.
- Grelhas ou grades em que os instrumentos esterilizados são colocados.
- Tampa com fechadura.
- Painel com timer para temporização, temperatura ajustável, dispositivos de alarme para monitoramento contínuo do processo.
Além disso, o esterilizador de ar sistema de ventilação, permitindo uniformemente e em um curto espaço de tempo para aquecer totalmente o gabinete de esterilização a partir do interior. Para começar, você precisa definir apenas os parâmetros básicos: temperatura, tempo e o programa desejado (essa opção não está disponível em todos os modelos).Então o processo será iniciado automaticamente. Se você definir a temperatura para 160 ° C, o tempo de esterilização será de aproximadamente duas horas. Ao aquecer o esterilizador de ar a 180 ° C, a duração do procedimento será reduzida para uma hora.
Pode-se dizer que a esterilização é um processo completamente controlado pela própria unidade. É tudo sobre a presença de microcontroladores que fornecem um nível de temperatura estável e não permitem que o gabinete sobreaqueça. Há também um componente de backup na forma de um termostato que funciona independentemente do sistema principal.
Modelos modernos de esterilizadores são equipados com um dispositivo para conexão a um computador, para que o usuário tenha a oportunidade de documentar o processo de trabalho e fazer alterações nos parâmetros.
Benefícios
Um esterilizador de ar ou um agente de calor seco usado ativamente em medicina (especialmente em odontologia), cosmetologia, indústria, laboratórios químicos é bastante simples de usar. Como os esterilizadores a vapor, os aparelhos de calor a ar seco têm suas vantagens inegáveis:
- A desinfecção com ar quente seco não prejudica o material de fabricação das ferramentas.Por exemplo, durante o vapor, o aço e os produtos de metal estão sujeitos a corrosão severa, o que não é o caso do processo de calor seco. Portanto, é possível estender o serviço de ferramentas dessa maneira, esterilizando-as um número ilimitado de vezes.
- Em um esterilizador de calor seco ao ar, a possibilidade de erosão das superfícies de vidro é excluída.
- O custo desses dispositivos é menor do que o de autoclaves, portanto, os custos são reduzidos durante o uso.
- Graças a um sistema de ventilação conveniente, a instalação de elementos de ventilação adicionais não é necessária para controlar a temperatura dentro do gabinete de calor seco.
- Eles são relativamente fáceis de operar e usar, não requerem cuidados específicos, consomem menos eletricidade do que as autoclaves.
O lado negativo pode ser atribuído a temperaturas mais altas, que são necessárias para processar produtos (em autoclaves, elas são muito mais baixas). Antes de carregar os instrumentos no esterilizador, é melhor certificar-se em sua resistência ao calorPorque nem todos os materiais resistem a altas temperaturas. Por exemplo, em um forno a calor seco acessórios feitos de borracha, têxteis, polímeros não são permitidos.Sem consequências negativas, o procedimento de processamento transfere, talvez, apenas vidro.
A desvantagem é considerada e longo processo de esterilização, atingindo em alguns casos duas ou mais horas. Isso diminui significativamente o trabalho em laboratórios, especialmente se o número de ferramentas usadas for limitado. Alguns itens exigem embalagens especiais antes de iniciar a esterilização. Por via de regra, é o papel impermeável resistente à umidade.
O que mais você precisa saber
Para que todos os instrumentos esterilizados passem totalmente pela tecnologia de processamento, é necessária uma circulação livre constante de ar no interior. Não há sistema de ventilação embutido suficiente: é importante ser respeitado. download correto itens. Com uma carga uniforme, forma-se uma corrente móvel de ar quente, que garantirá a destruição qualitativa de todas as bactérias, fungos e vírus patogênicos.
Nas instituições médicas, a esterilização não é apenas uma ferramenta importante, mas também toda a sala. Para estes fins, eles geralmente usam um esterilizador de ar ultravioleta conveniente, que é um aparelho elétrico montado na parede com uma lâmpada germicida embutida.
A radiação ultravioleta é completamente inofensiva para os seres humanos, mas irá limpar completamente o ar de bactérias e microrganismos nocivos, bem como impurezas indesejáveis. O próprio ar, neste caso, passa por um filtro especial dentro do dispositivo, é inicialmente limpo e, em seguida, entra na câmara de tratamento, onde é imediatamente exposto a ionização e desinfecção. Como resultado, o fluxo de ar ionizado e purificado é liberado na sala e o processo se repete.
Conclusão
Forno de secagem e esterilizador de ar - aqueles dispositivos, sem os quais é impossível imaginar um centro médico moderno. Se a esterilização de baixa qualidade é realizada, isso pode ser grave, por exemplo, doenças da pele humana e do trato respiratório. Portanto, ao equipar um laboratório ou um consultório de cosmetologia, deve-se dar atenção especial à questão da esterilização e cuidar antecipadamente das despesas necessárias.