Autoclave - esterilizador médico a vapor
O processamento de instrumentos e materiais médicos para esterilizá-los é um processo responsável e sério, cuja qualidade determina a saúde dos pacientes e dos médicos. O procedimento deve garantir a destruição completa dos microrganismos patogênicos, pois os instrumentos que passaram pelo estágio de esterilização serão reutilizados em diversas áreas da medicina ao se examinar um paciente. Para este propósito, foi desenvolvido um dispositivo especial - um esterilizador médico, que possui muitas variedades.
Conteúdo
Tipos de esterilização
Os principais tipos de dispositivos cuja finalidade é esterilizar instrumentos médicos operam com base em ar quente seco, vapor e vidro de brilho.
Métodos de esterilização:
- Pelo ar.
- Vapor (mais comum).
- Glosperlenovy.
Método seco
O método de desinfecção com ar quente seco tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens deste método incluem simplicidade e eficiência, o processo não requer custos adicionais. Durante a esterilização com um método similar, os instrumentos não são submetidos à umidificação, o que é uma vantagem absoluta.
Minusesmétodo de esterilização a seco são as seguintes circunstâncias:
- Processo suficientemente longo.
- Instrumentos odontológicos de pequeno tamanho quando aquecidos a temperaturas acima de 160 graus tornam-se menos afiados e confiáveis.
- Falta de padrões internacionais que governam o processamento. Como esse método não é regulado por ninguém, o procedimento baseado nele é espontâneo. Tais circunstâncias podem afetar adversamente a saúde de médicos e pacientes devido à esterilização injusta e de baixa qualidade de itens médicos.
O processo de desinfecção do ar não é utilizado há muito tempo na Europa ou em centros médicos avançados na Rússia. A única exceção é fármacosonde pomadas e suspensões são esterilizadas usando este método. Este método não pode ser chamado de um concorrente apareceu recentemente moderno.
Método de vapor
Este método é considerado um dos mais confiáveis e rápidos. Suas vantagens são:
- Destruição rápida de organismos unicelulares patogênicos a baixas temperaturas de esterilização.
- A capacidade de tratar resíduos médicos com vapor quente sob alta pressão.
- A capacidade de lidar com instrumentos médicos, uma variedade de dicas, dispositivos de borracha que não podem ser submetidos a altas temperaturas.
Método de Glosperlen
Devido à melhoria do equipamento técnico das instituições médicas, tornou-se possível usar novos métodos de esterilização. Um desses é o glossper esterilizador de bancada a vapor. O princípio de sua operação baseia-se no processamento de ferramentas (apenas metálicas), colocando-as em um frasco com bolas de quartzo aquecidas (até 330 graus).
A vantagem indubitável de tal esterilização é o curto período de tempo do procedimento em si: levará menos de um minuto para um ciclo. Mas a desvantagem do método é a impossibilidade de imergir instrumentos de grandes dimensões no instrumento. Portanto, sua popularidade de energia elétrica esterilizador de brilho ganhou em clínicas odontológicas e salões de beleza.
Estágios de ferramentas de processamento
Todo o processo de processamento de ferramentas para hospitais é um procedimento muito complicado, exigindo o cumprimento de todas as suas etapas:
- Desinfecção e pré-limpeza de instrumentos.
- Processamento e esterilização de equipamentos médicos no local de seu uso, por exemplo, em um ambulatório.
- Embalagem
- Diretamente o próprio processo de esterilização.
- Armazenamento e posterior transporte de material de esterilização para os locais de uso.
Esterilizador a vapor
A autoclave médica é um equipamento especial no qual o processamento de ferramentas ocorre sob a influência do vaporsob alta pressão.
Instituições médicas, organizações das indústrias farmacêutica e cosmética e laboratórios que possuem uma área de pesquisa são fornecidos com esterilizadores a vapor.As autoclaves modernas são equipadas não apenas com controle automatizado, mas também com programação eletrônica de modos de operação.
Os esterilizadores de autoclave são um tanque com paredes herméticas espessas, equipado com uma torneira, projetado para liberar vapor, um medidor de pressão que mede a pressão de vapor dentro do dispositivo e uma válvula adicional para liberar o ar formado sobre os valores estabelecidos.
Além disso, o dispositivo é equipado com um termômetro para monitorar a temperatura durante o processo e uma caldeira a vapor para aquecer a água.
O trabalho com esse equipamento deve ser pessoal que tenha passado por treinamento especial. Dispositivos a vapor exigem a máxima atenção e conformidade com instruções claras.
O modo de esterilização na unidade é escolhido estritamente levando em conta o material a ser processado, em unidades de excesso de pressão e o tempo necessário para o procedimento. Por exemplo, curativos e instrumentos cirúrgicos são tratados a 1 atm por 30 minutos.
Tipos de autoclaves
As autoclaves médicas com um volume de câmara não superior a 54 litros, tendo em conta as normas europeias EN 13060: 2004, podem ser divididas em 3 tipos - N, S, B.
- Espécies de autoclaveN. O modelo é projetado para lidar com itens de tecido descompactado, ferramentas de metal com uma superfície lisa, pratos de plástico que podem suportar temperaturas acima de 100 graus.
- Espécies de autoclaveS. Os modelos estão equipados com uma função de secagem a vácuo. Um esterilizador desta classe é usado quando é necessário processar um instrumento dentário e médico com uma superfície macia, porosa ou macia, mas não em grandes quantidades. O dispositivo é utilizado em estabelecimentos médicos e odontológicos nos casos em que a esterilização com instalações mais sérias não é necessária.
- Espécies de autoclaveB. Os modelos são equipados com secagem a vácuo e função de pré-vácuo fracionada. Possua excelente poder penetrante de vapor quente. Portanto, em tais dispositivos, você pode manipular qualquer ferramenta, embalada ou não. Os produtos podem ser feitos de vários materiais. Sua forma pode ser qualquer, lisa, porosa, maciça. Para esterilizar peças de mão dentais, apenas esses modelos devem ser usados.
Tipos de autoclaves
Por meio de carregamento autoclaves podem ser divididos em:
- vertical;
- horizontal.
Pelo método de remoção de ar da câmara selada em:
- gravitacional;
- forevacuum.
Vantagens ao usar autoclaves
Esterilização de dispositivos médicos após o seu uso evita o contágio de pacientes com doenças infecciosas, infecção por doenças perigosas. Autoclaves têm várias vantagens:
- A esterilização é realizada a baixas temperaturas. Eles podem manipular ferramentas feitas de materiais que não aceitam altas temperaturas.
- Alta eficiência. Autoclaves, especialmente os modelos de classe B, possuem bom poder de penetração. Isso permite que você esterilize produtos de quaisquer materiais e tamanhos.
- Baixa manutenção. Devido ao ciclo curto e baixo consumo de energia, as autoclaves podem economizar em seu uso.
Equipamento de desinfecção adicional
Para um melhor procedimento de esterilização e entrega de instrumentos “limpos” ao seu destino, a indústria médica está pronta para oferecer equipamentos adicionais.
Máquinas de lavar roupa
O tratamento de pré-esterilização é necessário para limpar o instrumento médico de contaminantes como sangue, gorduras, drogas, proteínas e também para prevenir o crescimento de micróbios.Essas máquinas permitem automatizar totalmente todo o processo, o que poupa às instituições médicas não apenas dinheiro, mas também tempo.
Máquinas de embalagem de instrumentos
Necessário para produtos de embalagem que tenham sido submetidos a processamento de pré-esterilização. Para poder redirecioná-los para processamento adicional em um contêiner especial.
Destiladores
A água destilada é usada em autoclaves em vez de água comum para esterilização.
Conclusão
Sabe-se que muitas doenças são transmitidas devido à má esterilização. Hoje existem muitos tipos de equipamentos específicos que são usados para processar instrumentos médicos depois de usados. O equipamento médico para a esterilização foi criado não só para permitir a reutilização de instrumentos em hospitais e clínicas, mas também para processar o lixo hospitalar com a finalidade de sua posterior eliminação.