Âmbito de aplicação e características de vibrotamping
Em qualquer tipo de trabalho de construção, incluindo a construção de casas particulares e paisagismo, você precisa de uma ferramenta especial - compactadores vibratórios para compactação do solo. Aparelho motorizado de tamanho compacto, controlado pelo homem, devido aos poderosos movimentos oscilatórios na direção vertical, faz com que as partículas do solo sejam distribuídas uniformemente sobre os vazios. A profundidade do selo depende das características do modelo específico.
Conteúdo
Escopo e design da ferramenta
Devido à aparência característica e aos movimentos de “salto” realizados durante o trabalho, o vibro-compactador também é chamado "Vibronopod". A ferramenta é usada em vários tipos de trabalho:
- colocando calçadas;
- a formação de um território limpo;
- compactação do solo em frente ao piso na construção de casas e estruturas térreas;
- ao colocar tubos, cabos e construção de poços de comunicação para lacrar o aterro;
- a formação de almofadas de solo para as fundações de edifícios, tamponamento;
- compactação do solo ao redor de pilhas;
- remendando estradas;
- fortalecimento dos aterros e valas do solo.
Dispositivo arranjado da seguinte maneira: no casco superior, com uma alavanca de controle, está o motor. O movimento do motor é transmitido através de um mecanismo de manivela para um pistão móvel alternativo - este é um elemento interno do amortecedor de vibrações (“perna” de violação). Uma plataforma de choque é conectada ao amortecedor de vibração, movendo-se para cima e para baixo, o que atua no solo, fazendo com que ele se condense.
Tipos de vibrotampers
Aceita-se subdividir os vibrotampers em dois grandes grupos de espécies, dependendo da finalidade pretendida.
- Para o trabalho com solo solto. Esta é uma ferramenta com uma pequena frequência e alta amplitude de movimento.
- Para manuseamento de substâncias viscosas e mistasAsfalto adulteração vibroleg projetado com uma pequena amplitude e uma alta freqüência de vibração.
Além disso, dependendo de como o motor está equipado com a unidade, a seguinte classificação do instrumento é geralmente aceita:
- elétrico;
- gasolina;
- diesel.
Vibrotamper elétrico - a ferramenta mais acessível. Ele difere dos análogos de combustível em trabalhos menos barulhentos, não envenenando o espaço com emissões prejudiciais. A vantagem de usar pernas vibro elétricas em salas fechadas é óbvia: a ferramenta é fácil de operar e manter. A principal desvantagem é a ligação à energia da rede, que afeta significativamente a mobilidade.
Mais frequentemente, em termos de características técnicas, os agregados elétricos para compactação de solo são mais apropriados para o manuseio de materiais a granel.
O vibrotamper a gasolina é a ferramenta universal mais exigida, uma vez que não é limitado em mobilidade, robusto e produtivo, pode funcionar em quaisquer condições meteorológicas. Combustível a gasolina está disponível e seu consumo é baixo. A manutenção é simples, o preço é acessível. A principal desvantagem é que é indesejável usar dentro de casa devido aos gases de escape.
Vibrotamper Diesel Difere de outros análogos em alta potência e, portanto, em desempenho. Os modelos de motores a diesel são usados nesses tipos de trabalho em que uma grande força de impacto e a capacidade de realizar uma grande quantidade de trabalho são exigidas do equipamento. Unidades diesel valem muito. A principal desvantagem é um grande nível de ruído.
É impossível dizer que tipo de instrumento é melhor. Você precisa escolher a unidade de acordo com o objetivo principal, bem como indicadores técnicos importantes que afetam o desempenho e a categoria de preço do dispositivo.
Características que determinam a eficácia da ferramenta
A eficácia do uso de pernas vibro com qualquer tipo de motor depende de várias características.
- Potência do motor determina a frequência dos movimentos de translação e afeta o desempenho.
- Área de impacto (solas de compactação) - a mobilidade do dispositivo depende disso. Quanto menor a sola, mais conveniente é a ferramenta nas condições apertadas.
- Frequência de vibração - característica de desempenho chave.Quanto mais batidas por minuto o vibrobog fizer, mais espaço poderá ser selado em um determinado período de tempo.
- Profundidade de calcamento (amplitude).
- Peso do dispositivo importante direcionar a seleção. Por exemplo, um projeto leve e manobrável é necessário para valas, um agregado mais pesado é importante para a abertura de valas.
- Consumo de combustível (para modelos com motor de combustão interna a gasolina ou diesel).
- A presença de sistema anti-vibração para o punho (não está disponível para todos os modelos) para reduzir a carga de vibração nas mãos do operador durante a operação.
O preço do vibrotamper depende do tipo de motor e das características acima, assim como da popularidade da marca.
Visão geral dos fabricantes
Damos uma breve descrição dos fabricantes mais populares de tais equipamentos.
AMMANN (Alemanha)
A variedade desta marca apresenta uma ferramenta que pesa de 62 a 83 kg. Há vibro-logs a diesel, equipados com um motor Yamar e contrapartes de gasolina com um motor Honda de várias capacidades. Fabricante equipa modelos sistema anti-vibração, um carburador especial para ligar o motor em condições de frio, um arranque ergonómico. Desempenho de marca de 200 m2/ hPreços a partir de 125 000 rublos.
WACKER NEUSON (Alemanha)
A gama de modelos deste fabricante são os compactadores a gasolina e a diesel. A ferramenta da marca difere dos análogos de outras marcas pela tecnologia patenteada de injeção de óleo, que permite que ela seja economicamente consumida e evita a formação de fuligem nas velas. Os preços começam em 180.000 rublos.
BOMAG (Alemanha)
Modelos diesel e gasolina são produzidos. O fabricante equipa dispositivos auto-limpantes. sistema de filtragem de exaustão e mecanismo de ajuste de freqüência stepless. Preços a partir de 180.000 rublos.
Grost (China)
A empresa oferece compactadores elétricos e a gasolina de baixo custo, inferiores em qualidade ao alemão, mas, ao mesmo tempo, lidam com sua tarefa. Os modelos de gasolina denotam-se pelo prefixo TR (de 35.000 rublos) e análogos elétricos de HSD (de 23.000 rublos).