Como escolher um disco de diamante para caçador de parede
O principal elemento de trabalho do caçador de paredes é um disco de diamante. Com a escolha certa, ele é capaz de rapidamente, com precisão e sem interromper a estrutura do material que está sendo processado, cortar a profundidade e o comprimento necessários. Os fabricantes de ferramentas elétricas manuais e consumíveis oferecem uma enorme variedade de discos que diferem em finalidade, geometria, formato das arestas de corte, composição da base e pulverização. O conhecimento dos critérios básicos de seleção e características de marcação é uma condição indispensável para o uso adequado da ferramenta.
Conteúdo
Classificação de Discos Diamantados
Discos para caçadores de parede não são equipamentos exclusivos: eles podem ser adequados para uma rebarbadora ou uma máquina de corte de pedra estacionária. Em geral, eles são uma peça redonda de aço ferramenta com um furo no centro. Na superfície externa dos incisivos estão localizados. Lascas de diamante são derretidas nelas, que realiza o trabalho principal de raspagem do material a ser processado.
Dependendo de configurações de pontadiretamente relacionados com a finalidade e método de aplicação da ferramenta, discos de diamante para caçadores de parede são divididos em:
- segmentar;
- sólido;
- segmento turbo.
Cada um desses tipos tem seus próprios recursos técnicos.
Discos de segmento
A principal característica deste tipo de rodas de corte é a presença de slotsorientado na direção radial. Eles dividem a parte de corte da ferramenta em vários setores, cujo número depende das cargas esperadas. Este design oferece velocidade máxima de corte.
Esta forma permite distribuir melhor as tensões resultantes, efetivamente remover as migalhas resultantes e resfriar as superfícies de atrito.
Estes discos são perfeitos para corte seco de materiais sólidos homogêneos: eles são usados para concreto, tijolo, pedra natural e artificial. Chips de diamante depositados na parte externa de cada segmento não possuem uma liga de ligação viscosa, o que não permite o uso de rodas de corte deste desenho em detalhes de construção com reforço interno.
Círculos sólidos
Rodas de diamante deste tipo são moldadas círculo perfeito. Sua aresta de corte contínua permite um corte extremamente fino e preciso mesmo em concreto armado. Uma séria desvantagem deste design é o superaquecimento das superfícies de fricção devido à dissipação de calor insuficiente.
Esses consumíveis são adequados apenas para ferramentas equipadas com um sistema de abastecimento de água de resfriamento.
Discos de Segmento Turbo
Produtos desse tipo combinaram as melhores qualidades dos dois primeiros tipos de rodas de corte, o que os tornou versáteis, mas também os mais caros. Eles têm uma estrutura sólida com slots ondulantes nas laterais. Com a ajuda deles, o resfriamento efetivo ocorre e um suporte de ar é criado para remover a poeira formada dos sulcos. Essas unidades se encaixam para corte de concreto armado e outros materiais sólidos.
Borda de desempenho de sutileza
Além da forma da roda de corte, grande importância é dada ao tamanho dos diamantes sintéticos usados, ao método de fixação e ao arranjo espacial. Isso afeta a eficiência do uso do disco nos materiais de uma determinada estrutura e dureza.
Dependendo de o arranjo de diamantes distinguir arestas:
- com uma posição arbitrária dos cristais;
- sanduíche, com um arranjo ordenado em direções alternadas.
O processo de fixação de grão de diamante na base é obtido por vários métodos:
- solda de prata;
- soldagem a laser;
- sinterização sob ação de altas temperaturas e pressão;
- método galvânico de aplicação de um metal ligante.
O método de fazer uma ferramenta e a estrutura de suas superfícies de corte permite escolher o melhor disco para processar um material em particular e condições de aplicação selecionadas, o que é refletido na marcação dos círculos de metal de corte.
Recursos que marcam discos diamantados
A rotulagem do produto é projetada para fornecer ao usuário o máximo de informações necessárias e simplificar sua identificação. Discos diamantados são normalmente aplicados usando gravação a laser. Inclui:
- logótipo do fabricante;
- o nome do modelo e seu artigo;
- sentido de rotação;
- velocidade linear máxima ou rotações admissíveis por minuto;
- referências ao padrão de fabricação;
- informações sobre a classe de qualidade do disco;
- o diâmetro do disco e seu diâmetro.
Muitas vezes, os fabricantes de rodas de corte de metal indicam o nome do material para o qual é melhor usar um disco desta marca.
Regras de seleção
Ao escolher um disco, antes de tudo, preste atenção à sua características técnicasque deve cumprir com os mesmos indicadores usados caçador de parede. Estes incluem:
- diâmetro do círculo, que pode estar na faixa de 115 a 300 mm ou mais, com a maioria correndo 125 mm e 150 mm;
- diâmetro de plantio de 22,23 ou 25,4 mm;
- velocidade máxima de rotação;
- material que pode ser cortado;
- possibilidade de trabalho a seco.
Também é importante considerar natureza e intensidade da próxima operação. Com pequenos volumes, é mais lucrativo comprar modelos baratos. No caso de uso contínuo por um longo período de tempo, é racional comprar as amostras de maior qualidade.
A decisão sobre qual disco é melhor usar dependendo do material das peças sendo usinadas é feita de acordo com um princípio simples. Modelos especializados mostram a máxima eficiência apenas em condições ideais para eles. No caso de interação com materiais diferentes, é necessário ter rodas de corte universais.
Um ganha-ganha é escolher uma unidade do mesmo fabricante que a marca do seu caçador de parede. Marcas famosas estão tentando produzir consumíveis para suas ferramentas, adequadas para todas as situações possíveis. Se por algum motivo você decidir tentar cortar círculos de outros fabricantes, adquira produtos de qualidade para corte profissional da Bosch, Hilty ou Distar.