Placa vibratória caseira e vibrolath

Muitas vezes durante a construção de vários objetos é necessário tampar a base dos materiais a granel abaixo deles, e depois de vazar - a solução concreta. Para estes fins, na prática, amplamente utilizado método de compactação de vibração. Encontra-se no fato de que as vibrações do equipamento operacional são transmitidas para a camada abalada. Como resultado do processo, as partículas do material a ser compactado se movem o mais próximo possível umas das outras, e o ar é espremido do concreto, devido ao qual após sua solidificação no monólito adquire sua força calculada devido à ausência de vazios.

A fim de efetivamente impedir o solo solto, cascalho, cascalho ou areia, use placas vibratórias. Nível de argamassa de concreto inundado, compactando-a com trilhos de vibração. Mas faz sentido comprar esses equipamentos apenas com volumes regulares e grandes de obras.Para uso doméstico raro, você pode facilmente fazer um prato vibratório com suas próprias mãos, e fazer um trilho de vibração é ainda mais fácil. Para implementar de forma independente o projeto, você deve primeiro se familiarizar com as estruturas das unidades.

Opções para fabricação de elementos básicos

O design da placa é bastante simples. Consiste em quatro nós principais:

  • motor;
  • placas;
  • quadros;
  • vibrador

 Design de placa de vibração

Engine

Como uma unidade para o vibrotool caseiro, você pode usar:

  • motor elétrico;
  • motor de combustão interna a gasolina ou diesel (ICE).

O motor elétrico para a placa vibratória, que é planejado para ser montado, é recomendado para escolher uma potência de 1,5 a 2 kW. A velocidade de rotação deve ser de 4000 a 5000 rotações por minuto. Se a potência do motor elétrico for menor que o valor especificado, isso afetará o desempenho da unidade criada na direção de sua diminuição.

 Motor elétrico

O motor elétrico é a parte mais cara de uma instalação caseira.Para uso doméstico, é melhor comprar modificações monofásicas de motores elétricos, por exemplo, na composição de vibradores IV-99E ou IV-98E, operando a partir de uma tensão de 220 V. Um motor elétrico também pode ser removido de equipamentos antigos não utilizados, por exemplo, de uma furadeira. É necessário apenas combinar a potência e a velocidade.

Se você equipar uma técnica caseira com um motor elétrico, para aumentar a segurança do trabalho, recomenda-se instalar uma proteção separada, por exemplo, uma dispositivo de corrente residual (RCD)

O Diftautomat, além de impedir o operador de choques elétricos, também desliga o equipamento quando sobrecarregado ou em curto-circuito no circuito.

A placa vibratória de fabricação própria também pode ser equipada motor de combustão interna. Se você comprá-lo, recomenda-se dar preferência a motores de três tempos monocilíndricos da empresa Honda. GELO de uma motosserra ou motoblock também se encaixam.

 Motor de motoblock

Placa e moldura

A partir do motor, o movimento do vibrador é transmitido por um cinto - ele é instalado nas polias. Alterando as dimensões do último (diâmetro), você pode definir a velocidade necessária do vibrador. Adequado para acionamento por correia correia do carro. A placa é feita de aço ou chapa de ferro fundido com uma espessura de 8-10 mm. Acima está o resto do design. Para fazer o quadro, use cantos de metal de 5 a 5 cm ou maiores.

 Folha de metal

Vibrador

Vibrador para placas vibratórias pode ser comprado fábrica feita ou faça você mesmo de várias maneiras. Uma das opções para a vibração caseira será discutida no próximo parágrafo.

Elementos estruturais adicionais

Modelos de tecnologia leves (até 75 kg), universais (75-90 kg) e moderados (de 90 a 140 kg) sem a possibilidade de controle remoto são equipados com alças de tubo de metal. Com a ajuda deles, o operador define a direção do movimento.

Para facilidade de transporte, as unidades também rodas. Eles podem ser removidos se necessário. Para mover um prato caseiro, você pode pegar as rodas, por exemplo, do carro antigo.

Algoritmo de montagem de placa vibratória

Para fazer uma placa vibratória para a compactação do solo, você precisará dos seguintes materiais e peças:

  • chapa de aço de tamanho 50 a 80 cm com uma espessura não inferior a 8 mm;
  • vibrador areal com motor elétrico, por exemplo, IV-98E;
  • 2 pedaços de canal com 45 cm de comprimento;
  • fixadores: parafusos M10 e M12 com porcas, arruelas;
  • amortecedores;
  • 1,5 m de tubo de metal (diâmetro 20-25 mm).

Das ferramentas que você precisará:

  • máquina de solda;
  • martelo;
  • Búlgaro com rodas de corte;
  • furadeira elétrica com um conjunto de brocas para metal;
  • chaves inglesas;
  • Roleta, marcador ou giz.

Recomenda-se trabalhar na montagem de equipamentos caseiros, tendo protegido os olhos com óculos, e as mãos com luvas.

A placa vibratória de fabricação própria com o motor elétrico reúne em tal seqüência.

  1. O moinho faz cortes com cerca de 5 mm de profundidade (para que o metal possa ser dobrado) em ambas as extremidades da chapa de aço. 10 cm recuam da borda frontal e 5 cm da parte traseira.
     Cortes de folha
  2. Em um ângulo de cerca de 20-30 graus, as bordas são dobradas com um martelo, após o que a curva é fervida por soldagem.
     Dobre as bordas da placa

  3. Dois canais são soldados paralelamente às bordas curvas a uma distância de cerca de 5 a 10 cm da linha central da peça de trabalho.
  4. No centro deles, estabeleça um vibrador, cujas pernas fazem marcas para fixadores.
  5. Faça furos nos canais com uma furadeira elétrica.
  6. Monte o vibrador, fixando-o com parafusos com porcas e arruelas.
  7. Anexar almofadas de absorção de choque para a laje.
  8. Dobre o tubo, dando-lhe uma forma de U para fazer uma alça.
  9. Furos de parafusos são perfurados nas bordas.
  10. Através de cantos de metal e amortecedores anexar o identificador para a sola.
     Alça de fixação

  11. Conecte o cabo de força e instale o dispositivo de proteção de partida.
     Ligue o cabo de alimentação
  12. Verifique o desempenho da unidade criada.

A massa da placa montada é de cerca de 60 kg. Para ser conveniente transportá-lo, soldado ao fogão pedaço de canoque servirá como as rodas do eixo.

Uma variante mais complicada da criação de uma placa vibratória envolve o uso de um motor separado, por exemplo, de um bloco de motor. Neste caso, para montar o equipamento de vibração, você precisará de um vibrador caseiro ou de fábrica. A rotação do motor será transmitida a ele com a ajuda de um cinto, vestido com polias.

O diâmetro deste último deve ser escolhido de modo que o excêntrico do vibrador gire a uma freqüência de aproximadamente 180 rotações por minuto.

Todo o processo de montagem da placa é apresentado na foto abaixo.

 Processo de montagem de placa vibratória

Após a pintura, o mecanismo final ficará na foto abaixo.

 Placa vibratória caseira

Se necessário, você pode aumentar a massa de placas de vibração fabricadas. Isso é feito por soldagem adicional de chapas de metal ou hastes de reforço.O vibrotool auto-criado é bastante capaz de competir com análogos de fábrica.

Métodos para fazer vibrolaths

O vibrolath self-made é a ferramenta que tem o dispositivo simples. Consiste nos seguintes elementos estruturais principais:

  • dirigir;
  • slats (armações);
  • botões de controle.

Em casa, os vibrotools são feitos de duas maneiras:

  • na forma de um esfregão;
  • na forma de um quadro rígido.

O equipamento de acionamento é um motor a gasolina ou elétrico. Para uso doméstico, é melhor usar um motor elétrico como base do mecanismo, pois ele pode ser usado sem problemas. dentro de casa, por exemplo, com mesa de piso.

 Vibrolaths esquema

O motor pode ser removido de ferramentas antigas ou de eletrodomésticos não utilizados.

Um motor elétrico de 1,5 kW é suficiente para compactar uma camada de argamassa de concreto com espessura de 200 mm, assim como nivelá-la. Se você usar um mecanismo com um grande valor desse parâmetro, na maioria dos casos, isso resultará em consumo de energia desnecessário. Somente quando é realmente planejado para realizar um grande volume de operações de construção nas condições de vida associadas com o calcamento de concreto,Você pode levar mais potência ao motor. Este será um passo razoável em termos de desempenho, eficiência e segurança do trabalho.

Se é necessário trabalhar, principalmente na rua ou em áreas bem ventiladas, é bem possível substituir o motor elétrico motor de combustão internaPor exemplo, de motosserras ou cortadores. Use-o apenas para começar, em conjunto com a embraiagem.

Para faça um quadro, canal de aço adequado ou placa plana. Para uso doméstico, é suficiente equipar equipamentos de vibração caseiros com um trilho de até 3 m de comprimento, e a orientação na escolha deste parâmetro é geralmente necessária para o tamanho do objeto que você deseja construir.

 Vibrolath caseiro

Montagem de algoritmo vibrolyski

Para implementar as versões mais simples dos desenhos não são necessários. Como uma unidade de acionamento se encaixa:

  • retificadora;
  • Búlgaro;

 Búlgaro para vibrolath

  • furadeira elétrica ou chave de fenda.

Esta ferramenta não precisa ser desmontada. Montar uma unidade caseira levará pouco tempo.

Você também precisará das seguintes ferramentas e materiais de trabalho:

  • placa lisa e polida com 0,5 m de comprimento, cerca de 3 cm de espessura e 25 cm de largura;
  • parafusos auto-roscantes;
  • fita perfurada;
  • barra 5 por 5 cm de comprimento 1-1,5 (2 peças) para fazer uma alça.

Ancinho da furadeira elétrica na forma de um esfregão indo nessa sequência:

  • a superfície da prancha (se não for moída) é feita lisa usando papel de plaina e lixa;
  • para cima, exatamente no centro, usando fita perfurada e parafusos, fixados ao longo de uma furadeira elétrica;
  • em ambos os lados da broca, recuando alguns centímetros, prenda a alça em um ângulo, cortando as extremidades das barras obliquamente;
  • o bocal é fixado no cartucho da ferramenta elétrica, cujo centro de gravidade é deslocado, por exemplo, uma chave de fixação, uma broca curva ou um pedaço de reforço;
  • Inclua a unidade na rede e verifique seu desempenho.

O mandril deve girar em torno de um eixo coincidente com a linha longitudinal central da placa. A vibração ocorre através do uso de bicos com centro de gravidade offset.

Vibrolath de moedor, moedor ou chave de fenda é feito de forma semelhante. Somente depois de compactar e nivelar o concreto, a ferramenta elétrica precisará ser bem limpa da solução para que possa ser usada no futuro. Ferramenta de vibração caseira de trabalho com base na retificadora mostrado no vídeo abaixo.

Se for necessário compactar e nivelar o concreto com uma camada de até 10 cm, então um ancinho vibratório de um vibrador profundo é adequado. É feito da seguinte forma:

  • cortar folha de madeira compensada de forma retangular (com um comprimento de cerca de 70x50 cm);
  • fita perfurada ou com grampos presos a ela, enquanto o próprio vibrador serve como um tipo de caneta.

Para que o trilho se mova livremente, é melhor que a superfície de trabalho do retângulo de compensado seja martelada com um estanho dobrado nas bordas.

Nas variantes consideradas, para fixar a ferramenta elétrica na base, outros fixadores também podem ser usados. Há espaço aberto para criatividade em engenharia.

Fabricação vibrolyski universal

Para construir um equipamento de vibração potente o suficiente, você precisará (além de um motor elétrico de 220 V) mais desses materiais:

  • canal de aço (até 120 mm de largura) ou tubo de metal perfilado;
  • cantos de ferro ou alumínio;
  • pedaço de estanho de cerca de 500 a 200 mm;
  • parafusos com porcas ou parafusos;
  • bocal no eixo (acoplamento) com centro de gravidade deslocado;
  • botão de partida;
  • cabo de alimentação;
  • dispositivo de partida;
  • barras de reforço ou tubos de metal.

Das ferramentas que você precisará:

  • furadeira elétrica com brocas de metal;
  • máquina de solda e eletrodos para isso;
  • chaves inglesas;
  • martelo;
  • alicate;
  • rebarbadora;
  • Roleta com um marcador.

O rake é montado de acordo com este algoritmo:

  • marca no canal (ou tubo) o comprimento desejado;
  • corte com a ajuda do excesso de moedor da peça de trabalho;

 Barra de canais

  • centralmente soldada por um certo período, usando uma máquina de solda, dois cantos para montar um motor elétrico neles;
  • fazer furos neles;
  • monte o motor elétrico nos cantos, prendendo-o com a ajuda de parafusos com porcas;
  • o eixo é preenchido com um bocal que irá criar vibrações;
  • em torno do vibrador self-made de estanho fazer uma capa protetora;
  • conecte o cabo de alimentação através de um botão (em vez disso, você pode simplesmente fazer com um plugue sob o soquete) para o motor elétrico;

 Conexão do cabo de alimentação

  • punhos soldados de reforço ou tubo de metal;
  • iniciar o dispositivo em funcionamento.

 Lançamento do dispositivo

A distância entre os cantos depende do design e das dimensões do motor elétrico. Para maior comodidade no uso de equipamentos caseiros, suas pegas não devem ser colocadas em pedaços de mangueira de borracha ou enroladas com fita isolante.

Para automatizar a unidade e torná-la mais segura, recomenda-se instalar uma partida para ligar o motor elétrico e um diferencial automático.

Vibrolath coletado com base no motor da máquina de lavar roupa, mostrado no vídeo abaixo.

É possível fazer um vibrolath para concreto com suas próprias mãos ou uma placa vibratória para calcamento de cascalho, cascalho, areia de diferentes maneiras. Artesãos caseiros têm muitas opções, diferindo em seu design, usadas para criá-las com materiais. Para executar um trabalho de uma só vez, você pode montar um dispositivo mais simples para compactação de vibrações. Se for necessário compactar regularmente soluções de concreto ou materiais a granel no dia a dia, será necessário produzir equipamentos de vibração mais complexos e produtivos. Em todos os casos, a estrutura criada deve cumprir os requisitos elementares de segurança, a fim de evitar lesões durante o seu funcionamento.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música