Como usar o cortador de azulejos
Cortador de telha é uma ferramenta especial que é projetada para cortar telhas de cerâmica, porcelanato, vidro. Estes materiais de construção são muito comuns: o trabalho de acabamento raramente é feito sem o uso de azulejos, que revitalizam os pisos e paredes das cozinhas, banheiros, corredores. Ao mesmo tempo, temos constantemente que lidar com a necessidade de cortar o material no tamanho desejado, criando furos nele, por exemplo, para soquetes ou interruptores, tubos. Mas cortar telhas com um cortador de azulejos, como outros materiais, deve ser feito corretamente para reduzir o número de refugos e obter o melhor resultado possível. O fluxo de trabalho de tecnologia é determinado pelo tipo de equipamento usado.
Conteúdo
Dispositivo e princípio de operação de cortadores de azulejo
Existem muitos modelos de cortadores de azulejos no mercado de ferramentas de construção. Toda a sua diversidade no tipo de energia, devido a que o trabalho é realizado, é dividido em dois tipos principais:
- mecânico;
- elétrico.
Com a ajuda de variedade mecânica faça um ladrilho reto ou entalhado (curvilíneo), crie furos nele. A espessura do material processado é limitada a 16 mm. Cortadores Elétricos Eles são caracterizados por alta produtividade: eles são capazes de cortar o material da telha com uma espessura de mais de 16 mm.
O princípio de cortar telhas com ferramentas mecânicas e elétricas é diferente. Mas os modelos de equipamentos de ambos os tipos são utilizados tanto no dia a dia quanto nas atividades profissionais de acordo com sua funcionalidade.
Projeto de ferramentas mecânicas
A ferramenta mecânica é dividida em modelos manuais e estacionários (desktop). Cortadores de azulejos manuais Existem duas variedades:
- na forma de alicates, cujo desenho é apresentado na foto abaixo;
- na forma de um cortador de rolos com o dispositivo mostrado na foto abaixo.
O dispositivo de modelos manuais é muito simples, mas com a ajuda deles é possível trabalhar apenas com material de ladrilho fino.
Produtos estacionários representado por um grande número de modificações diferentes. Mas em todos os casos, o cortador de peças do tipo desktop possui os seguintes elementos estruturais:
- a carruagem com o rolo de corte e a pega a mover-se nas guias;
- a base (ainda se chama uma plataforma, uma mesa ou uma cama);
- uma alavanca com a qual quebrar a telha incisa;
- pé de fixação da telha.
Guias montados em prateleiras. Todos os detalhes são mostrados em detalhes na foto a seguir.
Alguns modelos têm réguas de mediçãoque permite cortar sem marcação preliminar. Se o mecanismo tiver extras, como bailarinosÉ possível cortar aberturas de diâmetros diferentes com a ajuda deles.
O trabalho manual de tochas e modelos estacionários é realizado de acordo com o seguinte princípio:
- rolo fazer uma incisão no material serrado;
- ao longo da linha de corte, quebre o ladrilho.
Com a ajuda de cortadores de telha, pequenos pedaços são arrancados do azulejo. Essa ferramenta pode funcionar apenas nas bordas.
Cortadores de fogão elétrico
Lajes elétricas são semelhantes em design a uma serra circular. Eles são divididos em dois tipos:
- modelos manuais;
- equipamento elétrico da máquina (estacionário).
Os principais nós de qualquer modelo são:
- motor elétrico;
- uma cabeça com um disco de diamante fixado nela;
- alça;
- botão de energia.
Um motor elétrico na rede elétrica pode ser monofásico (alimentado a partir de 220 V) ou trifásico (classificado em 380 V).
O equipamento é encontrado equipado com serras de fita de diamante em vez de discos.
Modelos manuais ter uma sola de apoio. Alguns produtos possuem rolos especiais para facilitar a movimentação da ferramenta elétrica ao longo da superfície do material.
Uma parte de cortadores elétricos é equipada com paradas, réguas, goniômetros, bem como tanques sob a água para resfriar o local de corte. Esses elementos estruturais são claramente visíveis na foto abaixo.
Para a remoção de poeira, algumas modificações fornecem um coletor de poeira.Existem opções para dispositivos com a capacidade de conectar um aspirador de póPor exemplo, como na foto abaixo.
Cortadores de fogão elétrico manual podem trabalhar nas baterias. Tais modelos são fornecidos ao mercado pela RYOBI (por exemplo, LTS180 M) e pela Makita (4191 DWD, CC 300 DWE).
Equipamentos elétricos de máquinas, dependendo de onde o motor elétrico com cabeça de serra está instalado, são as seguintes modificações:
- com a colocação inferior desses nós;
- cantilever (a mesa se move com a peça e o disco está parado) e a ponte (a cabeça de corte se move em relação ao material) com a localização superior do motor elétrico.
O projeto detalhado da placa elétrica da ponte no exemplo da Elitech PE 1000 / 92P é mostrado na foto a seguir.
Elétrico O cortador de ladrilho trabalha com o mesmo princípio da serra circular.. Quando você pressiona o botão liga / desliga, o motor elétrico começa a funcionar, fazendo com que o disco de diamante gire. Ele viu completamente uma telha colocada em uma mesa em ângulos de vários tamanhos, e não apenas a 90 graus.
O resfriamento é o suprimento de água para a zona de corte. Ao mesmo tempo, o líquido impede a formação de poeira, limpa o disco das partículas de azulejo.
Preparação para o trabalho
Antes de começar a serrar porcelana, vidro ou azulejo, é necessário preparar uma ferramenta de trabalho e, em alguns casos, configurá-la.
Qualquer instrumento é pré-inspecionado quanto a danos externos. Para modelos mecânicos, verifique:
- condição do rolo - rotação livre, presença de defeitos, nitidez, confiabilidade de fixação;
- traçado de carro suave, a presença de folga;
- quadro para a presença de poluição, se necessário, removendo-os;
- defeitos no cabo;
- se houver ênfase, meça o ângulo entre ele e o eixo do corte.
Rolo de corte deve girar livremente, ser forma limpa e regular (sem goivas, amassados). Deve caber o tamanho da telha que está sendo serrada.
Após o pré-teste e limpeza, as guias e o cortador são aplicados pequena quantidade de graxa (óleo do motor). Depois, com a ajuda de um lápis de construção, um marcador ou uma caneta de ponta de feltro, as linhas de marcação são colocadas na superfície de materiais revestidos, ao longo dos quais o corte será realizado.
Se a modificação estiver equipada com uma linha de ênfase e medição, a marcação não será necessária.
Antes de cortar a telha com uma placa elétrica, verifique a confiabilidade da fixação do disco. O disco contaminado é limpo de partículas aderentes de detritos. Se a ferramenta elétrica estiver equipada sistema de refrigeração a águaem seguida, mantenha a presença de fluido na quantidade certa. A água suja é completamente substituída para que o local de corte seja bem refrigerado.
Em equipamentos elétricos, o cabo de alimentação deve estar completo e seco: somente nesta forma é permitido inserir o plugue no soquete. Além disso, durante a operação do dispositivo, a água que circula no sistema de arrefecimento não deve cair no cabo. Depois que o equipamento elétrico estiver funcionando, você precisa garantir a continuidade do fornecimento de fluido.
Normalmente, a ferramenta elétrica é ajustada na fábrica, mas as configurações podem ser alteradas durante o transporte. Por esta razão, pode ser necessário definindo o ângulo de corte e comprimento do movimento de trabalho do disco. O ajuste de cada modelo tem suas próprias características. O processo de configuração da instalação utilizada é descrito em suas instruções operacionais. Para definir os ângulos, você precisará usar um transferidor, transferidor ou peça angular.
Corte com ladrilho mecânico e porcelanato
Para cortar corretamente um ladrilho com um cortador de ladrilho, recomenda-se segurá-lo por um tempo na água, o que facilita o corte.
Com a ajuda de ferramenta estacionária mecânica corte o material da telha da seguinte maneira:
- uma linha de marcação é aplicada na superfície do ladrilho;
- colocar o ladrilho no quadro de modo que a marca coincida com as trajetórias ao longo das quais a roda de corte (carruagem) se move;
- pressionando levemente a carruagem, é realizada uma vez através da linha de incisão;
- a alça é instalada na posição de trabalho, então é abaixada bruscamente, quebrando o ladrilho ao longo do corte.
Para as extremidades das peças finais, a linha de corte deve estar pelo menos a um centímetro da borda do ladrilho.
Pressionando o carro deve ser de tal força que a roda cortou o esmalte de azulejos, eo azulejo não vende. Não gaste várias vezes, porque as bordas dos fragmentos serão desiguais. Quando o rosto aparecer com irregularidades e aparas, ele precisará ser mais polido. Para cortar porcelanato com um cortador de ladrilho de um tipo estacionário só é possível com uma espessura de ladrilho de até 15 mm.O algoritmo do processo é completamente semelhante ao acima.
Cortadores de rolos manuais funcionam da mesma forma que os dispositivos estacionários. Apenas um ladrilho de espessura mínima é adequado: essas ferramentas não são destinadas ao uso profissional. Alguns recém-chegados muitas vezes têm dúvidas sobre se o corte de azulejos corte de vidro. Isso pode ser feito, mas apenas com material comum. Para cortar as versões temperadas, é necessária a ferramenta elétrica especial.
Alicate de corte de telha funcionam da seguinte maneira:
- traga a ferramenta para a borda do ladrilho, tendo sua parte larga na superfície frontal da cerâmica, e a parte central do alicate é colocada ao longo da linha de curvatura diretamente acima da ranhura;
- depois, parta delicadamente pedaços de material.
Com a ajuda de um alicate, você pode fazer furos redondos, mas para trabalhos de alta qualidade você precisa ter as habilidades apropriadas e ser cuidadoso.
Trabalhar como um fogão elétrico
Cortadores de telhas elétricas de diferentes tipos funcionam da mesma maneira, portanto a tecnologia de cortar materiais de telhas com a ajuda deles é similar.O trabalho com um plitkorez elétrico não se diferencia na complexidade especial, só é necessário ser exato e atento. É mais difícil lidar com modelos manuais: a uniformidade do corte depende principalmente das habilidades do trabalhador.
Para usar corretamente o tipo elétrico do tipo de ladrilho, você deve seguir estas regras:
- antes do trabalho, é necessário ligar o sistema de refrigeração;
- marcação de pré-aplicação na superfície da peça de trabalho;
- corrija o ladrilho na área de trabalho;
- depois é necessário mover cuidadosamente o ladrilho para o disco ou vice-versa (dependendo do modelo da unidade sendo operada), monitorando constantemente a força de prensagem ao mesmo tempo;
- Antes do final da linha de corte, a força de impacto deve ser reduzida para evitar a formação de irregularidades ou lascas.
Além dos cortes retos, várias formas são cortadas usando cortadores eletrolíticos. Nesse processo ocorre na seguinte seqüência:
- marcar acima;
- faça as fendas com uma placa elétrica, cortando o excesso de fragmentos e quebrando-os com um alicate;
- processar as bordas das peças, por exemplo, um arquivo.
O uso de ferramentas elétricas permite que você corte a telha em tiras finas com alguns milímetros de largura,ao mesmo tempo, o corte é igual.
Possíveis erros ao usar a ferramenta
Erros durante o trabalho tanto com mecânica, e com plitkorereere elétrica, permitem não só iniciantes. Muito raramente, mas existem erros e profissionais. Um trabalhador inexperiente precisa de tempo para dominar o dispositivo operado e obter ladrilhos de corte de alta qualidade.
Os mais comuns são: erros comuns ao usar cortadores de telha.
- Os funcionários não usam equipamentos de proteção individual, cujo conjunto mínimo deve necessariamente incluir óculos de segurança com luvas.
- Após o final do trabalho, a ferramenta operada não é limpa de vários detritos aderidos, por exemplo, de pequenos pedaços de cerâmica, grés porcelanato ou argamassa. Com o uso subsequente, isso afeta a qualidade, segurança e eficiência de corte.
- O material da telha serrada é mal fixado: como resultado de um movimento aleatório, a linearidade do corte é interrompida.
No operação de equipamentos mecânicos erros adicionais são possíveis:
- para o trabalho, é utilizado um dispositivo, cujo elemento de corte roda sem ser livre, o que leva à formação de vários defeitos (por exemplo, buracos) ao longo dos bordos da linha de corte;
- quando cortando a peça de trabalho tem uma pressão desigual no cortador, o que causa danos ao esmalte da telha;
- na presença de um identificador especial para quebrar azulejos, eles não o usam, mas fazem tudo manualmente, descuidadamente;
- gasta várias vezes o elemento de corte na superfície do material, o que leva a danos à camada decorativa e à curva da linha de fratura.
Trabalhar com corte elétrico para usuários inexperientes também é acompanhado por erros, os principais dos quais são os seguintes:
- para modelos de máquinas, refrigerante (água) não é substituído a tempo;
- o contato do disco com uma superfície de azulejos é realizado não de forma suave e fácil, mas abruptamente;
- não use fones de ouvido e um respirador;
- placas elétricas com sinais de danos externos ou com outras falhas são usadas;
- ao serrar porcelana ou cerâmica, exercem pressão excessiva sobre a ferramenta de trabalho, sobrecarregando-a;
- incluem equipamento elétrico no contato do disco com a superfície do material sendo cortado.
Erros no uso de dispositivos para cortar materiais de ladrilhos não apenas levam ao desgaste prematuro do equipamento e sua falha, mas também estão associados a lesões de gravidade variável.
Para aprender a trabalhar bem com um cortador elétrico ou mecânico, especialmente com seus modelos manuais, é necessário treinar na prática, melhorando constantemente suas habilidades. Antes de usar o equipamento, leia as instruções para seu uso. Indica as medidas necessárias para manutenção periódica do modelo, preparação para operação e configuração inicial. Além disso, o manual de operação contém as recomendações necessárias, o que permite que você execute o trabalho com segurança. Ignorar essas instruções leva a ferimentos. Deve-se ter em mente que as ferramentas elétricas são mais perigosas que as contrapartes mecânicas. Ao trabalhar com ele, você precisa ser muito atencioso.