Nós coletamos o vibrador caseiro para concreto
Apesar da simplicidade do processo, a vibração é um método muito eficaz de compactar o concreto. Isto acontece devido a tornar a mistura de trabalho mais homogênea e deslocar o ar disponível, razão pela qual não há cascas na massa congelada. O uso de um vibrador de construção, em comparação com a emenda manual, permite maior produtividade no trabalho, mas o equipamento fabricado na fábrica é caro. Para uso doméstico raro, é inadequado comprá-lo em muitos casos. A saída será fazer um vibrador para concreto com suas próprias mãos. Com pequenas quantidades de trabalho, essa ferramenta substituirá com sucesso o equivalente corporativo e economizará dinheiro.
Conteúdo
O design das variantes vibratórias das unidades básicas
Existem vários tipos de vibradores para concreto. De acordo com o método de influência na solução preenchida, a ferramenta é dividida em dois tipos:
- profundo (submersível);
- superficial.
Na oficina da casa você pode fazer os dois tipos de ferramentas.
Apesar das diferenças de design, o equipamento possui as seguintes características comuns: nós principais:
- drive - o elemento principal do sistema, que aciona todas as outras partes móveis do mecanismo;
- desequilíbrio - um nó que cria uma vibração;
- eixo
O acionamento dos produtos da fábrica é pneumático, combustível, elétrico e hidráulico. Para montar um vibrador caseiro para concreto em condições de vida, seria ideal usar um motor elétrico de várias ferramentas elétricas. Adequado para este propósito:
- perfurador;
- broca;
- Búlgaro;
- motokosa.
Você também pode usar um motor elétrico separado e de outras ferramentas ou equipamentos. Em todos os casos, é necessário que o motor elétrico usado tenha as seguintes indicadores técnicos:
- velocidade de 3000 rpm;
- possibilidade de conexão a uma rede elétrica estacionária com tensão de 220 V.
Potência do motor selecionado Impacto na eficiência do trabalho: quanto maior, mais produtivo será o produto caseiro, e a probabilidade de sua sobrecarga diminuirá.
Desequilíbrio (dispositivo vibro) é relativamente difícil para a implementação prática do vibrador de nó. Nos modelos do tipo submersível, trata-se de um bocal vibratório que consiste em um acoplamento de borracha, uma bucha e uma peça de impacto de metal (aço).
A produção em casa de cimento para concreto é possível sem este site, o que só simplifica o trabalho.
Vibradores profundos estão equipados com eixo flexívelque transmite o movimento do drive para o vibrotip. O bocal vibratório é reduzido na espessura da mistura compactada e espalha as oscilações através da solução. Você pode fazer um eixo flexível a partir de uma haste de aço inoxidável (cabo), rolamentos, tubo de aço.
Se for necessário trabalhar com concreto com pouca freqüência, então é mais simples montar um vibrador, tomando como base uma furadeira elétrica ou um perfurador.
Algoritmo para fazer um vibrador a partir de uma broca
A opção mais fácil é comprar bico pronto na furadeira elétrica para consolidação do concreto de produção fabril. No entanto, essa opção exige custos de material.
Se você quiser fazer tudo sozinho, oferecemos a opção de montar um vibrador profundo para concreto com base em uma furadeira elétrica. com eixo flexível. Esquematicamente, o desenho do vibrador caseiro criado é mostrado na foto abaixo.
Nenhuma mudança no projeto da furadeira elétrica será necessária, será necessário montar apenas a ponta do vibrador com o eixo.
Ferramentas e materiais
Isso exigirá, além da própria furadeira, tais ferramentas e materiais:
- haste ou cabo de aço com cerca de um metro de comprimento e um diâmetro de 1,5 cm;
- máquina de solda com eletrodos para aço inoxidável;
- 2 rolamentos tipo rolo com diâmetro externo de 52 mm (por exemplo, NF304 ou 12304);
- Tubo de aço inoxidável de 0,5 m com uma secção externa de 55 mm com uma espessura de parede de 1,5 mm;
- broca com um conjunto de brocas para metal;
- 0,4 m de uma barra de metal de seção transversal retangular (com um comprimento do lado maior não excedendo 25 mm);
- espadas para enfiar;
- parafuso de aperto;
- Búlgaro com rodas de corte para serra de metal ou manual;
- tubo de borracha ou policloreto de vinila ao longo do comprimento da haste (cabo) com um diâmetro que permite colocá-lo em uma ponta de aço;
- um invólucro que protegerá o vibrotip;
- barra de metal de seção transversal circular (diâmetro 15 mm, 20 cm de comprimento é suficiente);
- fragmento de folha de metal de cerca de 20 por 20 cm (espessura de 1,5 mm);
- Roleta com um marcador.
Se aplique um caboem seguida, é necessário para fermentar suas extremidades, de modo que não se dissolva durante a operação adicional do equipamento.
Os rolamentos terão cargas significativas durante a vibração, por isso recomenda-se dar preferência ao comprar produtos de alta qualidade.
Sequência de montagem
Bocal de trabalho de vibração na broca é feito nesta seqüência.
- Moedor búlgaro cortar uma haste de metal de seção transversal circular em 2 pedaços de comprimento igual.
- Soldar segmentos para uma haste retangular em ambos os lados.
- Vista-se com um debalanço caseiro em cada lado do rolamento.
- Insira a estrutura montada dentro do tubo de aço.
- Corte a vareta redonda de cada lado nivelada com o tubo.
- Recortar a cobertura de chapa de metal para a extremidade de trabalho da cabeça do vibrador.
- Plugue soldado.
- Dois furos para correspondência com o eixo são perfurados na extremidade de saída da ponta: um é a partir do centro (ao longo do eixo de rotação) profundidade e 1,5 cm de diâmetro, e o outro é perpendicular a 7 mm da borda (seção de 4 mm).
- A rosca para o parafuso de fixação é cortada no furo menor.
- Insira a haste (cabo) em tubo de PVC ou borracha, lubrificando-a previamente, deixando uma margem de cerca de 5 cm de cada lado.
- Conecte o eixo com o vibrotip.
- Tensione a mangueira na cabeça do vibrador, fixando-a com um grampo.
- A segunda extremidade do eixo é cortada no comprimento desejado e presa no mandril elétrico, de modo que somente o cabo gira e a mangueira está parada.
- Proteja a cabeça do vibrador com uma capa de plástico.
- Conecte o cabo de força da furadeira elétrica à rede e verifique o desempenho do vibrador de concreto.
Os artesãos vieram com muito mais opções para converter uma furadeira elétrica em um vibrador. Como fazer um compactador de concreto sem eixo flexívelmostrado no vídeo:
Nuances de fabricação
Ao montar um vibrador caseiro de uma furadeira, considere os seguintes pontos.
- Para manter as partes metálicas do bocal fortes e não colapsar dos efeitos da corrosão, elas são feitas de aço inoxidável.
- Se o mandril não for projetado para o diâmetro do eixo, você precisará adquirir um adaptador adequado.
- Antes da instalação os rolamentos lubrificam bem. Eles devem ser colocados em um tubo de aço sem distorções, e o eixo das hastes de metal deve girar livremente.
- As juntas devem ser o mais apertadas possível para que a ferramenta demore muito tempo.
Você também pode fazer uma manga para o final da vibrotip. Um cabo será conectado a ele, assim como uma mangueira.
Criando um vibrador a partir de um perfurador
A partir do perfurador, o vibrador pode ser montado da mesma maneira de várias maneiras. A unidade com um eixo flexível faz o método acima. Para fazer isso, use ferramentas elétricas com uma capacidade de mais de 1500 watts. Ele irá funcionar neste caso no modo rotacional.
Outra maneira de transformar um perfurador em um vibrador de superfície é fazer bicos de calcamento. Para isso você vai precisar de:
- um bocal de perfuração desnecessário (por exemplo, uma furadeira, um bico, uma pá) com uma cauda inteira que não salta do cartucho;
- um fragmento de uma chapa de aço de 5 a 7 mm de espessura (um pedaço de 0,5 por 0,5 m é suficiente);
- vergalhão com seção transversal de 1 a 2 cm (podem ser usadas barras retangulares ou quadradas de metal de tamanhos adequados), com até 1,5 m de comprimento.
É desejável que a placa de metal e os encaixes sejam feitos de aço inoxidável, porque o concreto é um meio agressivo.
O algoritmo para fazer o bico é o seguinte:
- moedor cortado de uma folha de metal preparada um fragmento retangular (ou quadrado) do tamanho desejado, e do reforço - um pedaço de tal comprimento que atinge o fundo do conjunto de moldes (cofragem);
- soldando, combine as partes cozidas;
- o final da cauda é cortado de um bico desnecessário;
- a haste é soldada na extremidade livre do reforço.
Após as manipulações feitas, o bocal está pronto para uso. A compactação do concreto ocorrerá quando o soco no modo de choque. A placa de ponta pode ser colocada tanto na superfície da solução preenchida como encostada à cofragem: sob a ação de oscilações, a mistura de trabalho será compactada.
Na prática, ainda mais versão simplificada: use uma haste soldada com haste de bocal (sem placa) correspondente ao comprimento da fôrma.Ao mesmo tempo, o processo de compactação é semelhante a uma emenda manual, mas supera o desempenho.
Vibrador para socar uma solução concreta, criado por suas próprias mãos a partir de um perfurador adequado para as características ou furadeira elétrica é bastante eficaz. Ele é capaz de substituir com pequenas quantidades de equipamentos de fábrica de trabalho. A conversão é apenas na fabricação de bicos. O processo de criação em si não requer investimentos financeiros especiais, habilidades e conhecimentos, e também não leva muito tempo. Ao mesmo tempo, para obter os materiais necessários não é difícil. Se for necessário montar um eixo flexível, até mesmo um cabo para limpeza do sistema de esgoto é adequado e, como proteção, você pode usar uma mangueira reforçada.
Deve-se dar atenção especial ao aperto das juntas, de modo que a solução de concreto não entre no bico imerso nele e, a um ritmo acelerado, não o destrua.