Oportunidades de marcenaria
O mercado moderno oferece uma variedade de dispositivos técnicos com os quais o usuário pode se expressar em vários tipos de criatividade. É mesmo sobre fazer móveis. Para torná-lo durável, de boa qualidade e, o mais importante, indistinguível na aparência das amostras de produção, use uma ferramenta especial - um roteador em uma árvore.
Conteúdo
Recursos da ferramenta
O frezer é um aparelho para processamento de madeira, menos comumente usado para metal. Existem dois tipos principais de tais equipamentos:
- fresadora estacionáriaem que a fresa é fixa, e a peça de trabalho é movida pelos esforços do operador;
- moinho de mãoque é movido manualmente ao longo da peça fixa.
O primeiro tipo de dispositivo, por via de regra, usa-se na fabricação. Na vida, use a versão manual da ferramenta.
By the way, se necessário, o moinho de mão pode ser corrigido usando vários dispositivos e transformá-lo em uma máquina de moagem.
Além da tarefa de trabalhar com superfícies planas, serrar com um roteador em uma árvore escavações tecnológicas (por exemplo, entalhe para loops, língua, groove e assim por diante). Todos esses trabalhos podem ser feitos com uma fresadora manual, e o resultado parecerá muito mais preciso, e o trabalho em si será mais rápido do que sem o uso de uma ferramenta.
Com a ajuda de tal “assistente”, pessoas com pouca força física (mulheres, adolescentes, idosos) podem demonstrar interesse em carpintaria. Isso é compreensível - quando se trabalha com uma ferramenta, praticamente nenhum esforço é necessário. No entanto, antes de fazer planos para esta atividade, é necessário entender a estrutura do aparelho e as peculiaridades de seu funcionamento.
Como o moinho de mão
O dispositivo de um moinho manual em uma árvore é bastante simples. O dispositivo possui um gabinete no qual os principais componentes e elementos estão localizados. O mais importante deles é a força motriz - o motor.Diretamente do suporte da carroceria - será inserções de pinças. Estes são adaptadores especiais nos quais você pode inserir e fixar fresas de vários diâmetros.
Separadamente vale a pena mencionar sobre uma plataformaque geralmente é feito de metal. Pode ser fixado com hastes ao corpo separadamente. A parte inferior tem uma placa deslizante feita de material liso - isso ajudará a ferramenta a ir suavemente de ponto a ponto. Um parâmetro importante é a estabilidade da plataforma. É melhor se for feito de material fundido (para modelos caros) ou estampado (para opções de orçamento). Isso irá garantir um melhor ajuste para a superfície. A parte inferior da plataforma é coberta com um forro de plástico, muitas vezes removível, de modo que é conveniente substituir.
No caso, existem botões para ligar e desligar. Bem, se eles fizerem uma empresa botão de bloqueio. Ao trabalhar confortavelmente, use uma parada paralela.
Para um roteador manual, use as seguintes configurações:
- profundidade de trabalho (passo de 1 a 10 mm);
- regulação da velocidade (isto é, a velocidade de rotação do cortador).
Para todos os detalhes e componentes precisam de cuidados adequados.No produto recém-adquirido, tal papel graxa de fábrica. No entanto, no futuro, essa responsabilidade é colocada no próprio usuário: será necessário limpar a poeira e lubrificar manualmente as partes móveis.
Não é recomendado o uso de misturas espessas, pois poeira e aparas se assentam e aderem a elas, o que dificulta o trabalho. Não existem problemas com variantes aerossóis.
Tipos de cortadores usados
Cada tipo de material processado envolve o uso de bicos apropriados. Externamente, o moinho consiste em duas partes: a aresta de corte (parte de trabalho) e a haste. É importante saber que as espécies flexíveis de madeira macia são tratadas com materiais leves e, para espécies de árvores duras, é necessário um cortador duro apropriado.
Existe outra classificação de bicos:
- perfil - processamento simples de produtos de madeira;
- Em forma de cone - processando em ângulo;
- retangular - trabalhe com ranhuras;
- Em forma de V para receber furos com uma inclinação de 45 graus;
- disco - você pode criar diferentes sulcos em largura e profundidade;
- os martelos ajudam a borda da borda;
- costura para quarto de moagem;
- "Ninho de andorinha" - conexão de pico;
- filé para criar as mesmas partes nas bordas.
Vale a pena saber: para um roteador doméstico manual, é necessário usar bicos sem rolamentos - isso ajudará no processamento de ferramentas em qualquer local conveniente.
Recursos do dispositivo
Com um frezer, muitas operações de árvore são realizadas: o uso deste dispositivo é limitado apenas pela imaginação do usuário. Ele é insubstituível nas oficinas de marcenaria e móveis, ajudará na realização de trabalhos de acabamento e reparo. Entre os recursos mais comuns estão:
- moagem de quartos, ranhuras, ranhuras, tanto como elemento de desenho como decoração;
- perfilamento usando a borda (produção de rodapés, platibandas, hastes de cortina, esferas de vidro);
- resolver tarefas domésticas - por exemplo, ranhuras para fechaduras na porta;
- criando buracos (através ou cegos);
- tratamento das extremidades e bordas;
- padrões de corte, peças, desenhos.
Iniciantes devem começar com os detalhes mais simples. Mais tarde, os usuários ganham experiência e habilidade - então você pode fazer verdadeiras obras de arte. Tendo aprendido a trabalhar bem no roteador, você pode até mesmo criar seu próprio negócio procurado.
Como usar ferramentas manuais
O princípio de operação é perfurar certos furos com os cortadores selecionados para esse fim e submersos a uma profundidade determinada pelo usuário.
- O bocal selecionado no diâmetro escolhe.
- A haste encaixa no cartucho não mais do que 2 cm.
- A fresa está ajustada na profundidade desejada.
- O botão de ajuste é transferido para a posição intermediária (entre menos e mais).
Em seguida, o regulador está configurado velocidade de rotação. Esse código deve ser selecionado com base nas características do material. Primeiro, é melhor praticar na amostra.
É importante saber: quanto maior o moinho, menor deve ser a velocidade de rotação. A um diâmetro da fresa de 1 cm, é feita uma velocidade de 20.000 rpm e, para um bocal de 4 cm, é necessário ajustar 10.000 rpm.
Normalmente, os requisitos são especificados no manual anexo. Enquanto trabalha, a ferramenta pode ser mantida nas mãos e fixo na mesa - A última opção deve ser usada ao processar peças pequenas. Ao fixar na mesa, o roteador deve ficar de frente para o fuso.
Depois de ligar o instrumento, é importante seguir as seguintes regras. Recomenda-se instalar na superfície de trabalho guia de régua (ou padrão em forma de arco, se houver trabalho no semicírculo). Isso ajudará a criar linhas suaves. Se estamos falando de trabalhar no roteador com detalhes diferentes em um perfil variável, eles serão úteis. régua de corte estreito. Eles podem ser conectados perpendicularmente à peça de trabalho.
É necessário utilizar uma fresa, sem negligenciar as precauções de segurança, para eliminar o risco de ferimentos.
- No produto, o dispositivo deve ser movido na direção oposta ao movimento do cortador. Caso contrário, você não pode segurar o dispositivo.
- É importante ter uma posição estável - ajudará a não perder o equilíbrio. Todas as partes também devem ser fixadas com firmeza.
- A ferramenta deve ser segurada com muita força - o contato com o material "dá" um pequeno golpe. Caso contrário, o dispositivo pode voar para fora das mãos e criar uma situação traumática.
- O usuário deve se vestir fato de proteção especial, recarregado sem a capacidade de embrulhar em madeira compensada. Para proteção respiratória (poeira fina pode ocorrer), recomenda-se usar um respirador.
- Após a conclusão do trabalho ou durante uma pausa, é necessário desligar o dispositivo da rede.