Como reparar o DIY circular
A serra de mão circular é uma ferramenta bastante prática com a qual você pode cortar rapidamente um pedaço de madeira de qualquer comprimento e largura ao longo ou transversalmente, cortar qualquer material em uma base de madeira. Além disso, depois de mudar o equipamento com uma serra circular, você pode cortar plástico, deck de metal e folha profissional. Apesar da simplicidade do design e da alta confiabilidade desta unidade, ela é propensa a quebra, como qualquer ferramenta elétrica. Mas na maioria dos casos, a serra circular de reparo pode ser realizada de forma independente em casa.
Conteúdo
O dispositivo e o princípio da serra circular
A serra circular manual difere de uma serra de esquadria pela ausência de uma cama com uma mesa rotativa, bem como a colocação de uma alça. Mas, em geral, ambos os modelos são semelhantes em sua estrutura interna, princípio de operação e não diferem na complexidade de seu design. A figura a seguir mostra o dispositivo de uma serra circular manual.
A unidade inclui os seguintes elementos principais.
- Invólucro de proteção superior, tendo um orifício para ejeção de serragem.
- A carcaça, que abriga o motor elétrico e o botão de partida. Alguns modelos de serras elétricas podem funcionar com baterias. Neste caso, a bateria também é colocada no gabinete.
- A caixa de proteção inferior (móvel), que fecha automaticamente o elemento de corte depois que ele sai da peça de trabalho.
- Lâmina de serra. Montado no eixo da caixa de velocidades com uma porca ou parafuso.
- Parada paralela. Permite que você faça um corte suave sem o uso de dispositivos adicionais.
- Unidade de placa de base (sola). Graças a ela, a ferramenta é instalada na peça de trabalho ou no pneu em diferentes ângulos.
- Ajuste de profundidade.Com ele, você pode ajustar a partida da lâmina de serra em relação à placa de base.
- Regulador de um ângulo de inclinação de uma sola. Permite que a serra seja inclinada em um ângulo.
Esta ferramenta funciona da seguinte maneira. A energia da rede elétrica ou da bateria é alimentada no botão de partida, o que interrompe o circuito. Quando você pressiona a tecla start, a corrente começa a fluir para o motor elétrico. Abaixo está o circuito elétrico da unidade.
O motor elétrico liga e transmite o movimento de rotação através da caixa de engrenagens para lâmina de serra. A unidade é instalada usando uma sola na peça de trabalho ou trilho de guia, após o qual o processo de serra longitudinal e transversal é executado.
Principais falhas e seus sintomas
As seguintes situações podem ser atribuídas a avarias típicas de circulares manuais.
- Serra não liga. Um cabo de alimentação, plugue elétrico, botão de partida ou escovas elétricas podem estar com defeito.
- Ferramenta do motor é quente. Tais sintomas podem ser devidos a inter-curvas de curto-circuito (ruptura) nas bobinas da armadura ou estator, bem como a operação excessivamente intensiva da unidade.
- A caixa de engrenagens superaquece. O superaquecimento desta unidade pode ocorrer devido à falha do rolamento ou falta de lubrificação nas engrenagens.
- Escovas brilham. Isso geralmente é devido ao desgaste excessivo.
- Anel de queima visível ao redor do coletor do motor. Se durante a operação da unidade uma faísca circular é observada em torno do coletor do motor, então sua aparência pode causar mau funcionamento do enrolamento da armadura ou entupimento do espaço entre as lamelas do coletor com pó de grafite.
- A unidade não desenvolve a potência necessária. A perda de energia pode ser devida a uma queda de tensão na rede, a um mau funcionamento dos enrolamentos do motor, ao desgaste das escovas elétricas, a um mau funcionamento do botão de partida.
- Moagem é ouvida enquanto a máquina está funcionando e outros sons estranhos. Esses sintomas podem ser causados por dentes quebrados ou falha do rolamento.
- O motor vibra, mas a unidade não funciona. Pode ter havido um congestionamento na caixa de velocidades.
Desmontagem da ferramenta
Praticamente todos os defeitos de serras circulares elétricas não podem ser reparados sem desmontar o dispositivo parcialmente ou completamente. Uma desmontagem completa da serra elétrica manual usando o exemplo da unidade Interskol é executada na seguinte ordem.
- Desparafuse os parafusos de ajuste de ângulo e profundidade fixados na parte inferior da máquina.
- Prima o botão de bloqueio do veio da caixa de velocidades e utilize a chave sextavada para desapertar o parafuso que prende a lâmina de serra.
- Mova a tampa protetora inferior para o lado, remova o disco circular.
- Para remova a sola de suporteprimeiro desapertar os fixadores em sua parte inferior.
- Além disso, é necessário, com a ajuda de duas chaves de fenda, remover o anel Sieger, travando a haste na qual a base gira, para alterar o ângulo.
- Insira uma chave de fenda no slot entre o corpo do escudo e a sola, depois deslize-a para fora e remova-a.
- Na próxima etapa, desaparafuse todos os parafusos de fixação localizados na parte superior da unidade.
- Solte também os parafusos que prendem a proteção da lâmina móvel.
- Desconecte as duas blindagens da serra elétrica.
- Usando a chave de boca aberta, desaparafuse o parafuso segurando a faca e remova-a.
- Desparafuse a haste segurando o mecanismo de movimento da caixa e desconecte todos os seus elementos.
- Em seguida, você deve desconectar o redutor desaparafusando os 2 parafusos.
- Quando a parte mecânica do aparelho é desmontada, você pode prosseguir para desmontagem da parte elétrica dispositivos.Desaparafuse os fixadores segurando a tampa do motor e remova-a.
- Removendo a tampa, você verá duas escovas elétricas. Se eles precisarem ser completamente desconectados do motor, é recomendável marcar um deles com um marcador, bem como o local do qual ele foi removido.
- Em seguida, desaparafuse os parafusos que fixam o alojamento do motor ao alojamento da engrenagem.
- Desparafuse os fixadores, desconecte os dois nós.
- Na parte desconectada da carcaça do motor, você verá bobina do estator.
- Em seguida, você deve desapertar todos os fixadores da alça da unidade. Mas antes de sua separação é necessário remover a almofada de borracha, erguendo-a com uma chave de fenda.
- Removendo uma metade da alça, você verá módulo de arranque suave e botão de arranque.
Esta desmontagem completa das extremidades da lâmina de serra.
Reparação de serra circular DIY
Começando a reparar a unidade com suas próprias mãos, não é necessário desmontá-la completamente para determinar as causas da falha. Algumas disfunções são caracterizadas por sintomas específicos, pelos quais é possível identificar o problema e já desmontar propositadamente uma ou outra parte do aparelho.
Serra não liga
Se, quando você pressiona o botão de partida, o motor da unidade “está silencioso”, então a primeira coisa que você deve focar é cabo de rede, desde que haja eletricidade na tomada (para verificar, conecte o dispositivo a outra tomada).
Para verificar o cabo elétrico, você precisa desconectar a alavanca. Isso ajudará a alcançar os contatos aos quais os fios do cabo de alimentação estão soldados. Em seguida, usando um testador, toque em cada fio, pressionando uma ponta de prova no contato soldado e a segunda no pino do plugue.
Se o cabo de rede estiver intacto, faça o seguinte em busca de um defeito.
- Bata todo o circuito com o testador, começando pela entrada do cabo na unidade até o botão de partida. Você também deve verificar os contatos do botão em sua entrada e saída, mantendo pressionada a tecla. No estado normal, o circuito quebrado deve fechar. Ligue para todos fios após o botãoindo para as escovas do motor.
- Se os condutores estiverem bem, verifique como eletrodos de escova desgastados. Depois que o eletrodo estiver desgastado 2/3 do seu tamanho original, ele deve ser substituído. Escovas, não importa o quão gasto cada um deles, troque de pares.
- Se as escovas estiverem em bom estado, então, muito provavelmente, motor falhou. Em seus enrolamentos pode ocorrer um curto-circuito ou curto-circuito entre as voltas. Neste caso, é melhor confiar a reparação do motor a especialistas que rebobinem as bobinas do estator ou a armadura.
O motor está aquecendo
A unidade pode ficar excessivamente quente, por exemplo, quando uso intensivo dele, bem como ao serrar madeira dura ou usar uma lâmina de serra com um grande número de dentes, quando a carga no motor aumenta significativamente. Além disso, o superaquecimento do motor causa avarias associadas aos enrolamentos do estator e da armadura, que são eliminados apenas no centro de serviço.
Queimar escovas
Faísca forte surge debaixo das escovas. desgaste excessivoquando a mola não pode mais pressionar os eletrodos para o coletor com a força necessária. Para substituir as escovas, você precisa retirar a tampa do motor ou removê-las através de furos especiais no compartimento do motor (dependendo do modelo de serra elétrica).
Eixo raspado durante a operação
Esse problema pode ocorrer quando, por algum motivo, a ferramenta é pressionada enquanto a ferramenta está em execução.. Destina-se a fixar o eixo ao substituir o ferramental e deve ser usado após uma parada completa do motor. Caso contrário, a haste da rolha se rompe e seus fragmentos caem no motor, causando a captura. Muitas vezes há casos em que isso leva a deformações do eixo da armadura. Além disso, pressionar o batente pode fazer com que o compartimento da caixa de engrenagens se parta, os detritos podem danificar as marchas e causar atolamento. Para resolver o problema, será necessário substituir a âncora, a rolha, a engrenagem principal (grande) da caixa de câmbio e seu estojo.
Em alguns casos, a caixa de velocidades pode encravar quando o rolamento é completamente destruído.
A serra pára durante a operação.
Na maioria dos casos, a parada do motor é causada por uma cavidade. escovas elétricas gastas. Quando o contato entre o eletrodo da escova e as lamelas do coletor é quebrado, a unidade é desligada.
Muitas vezes, ao comprar escovas para esta unidade, encontramos produtos com maestro curto conectando o eletrodo à placa. Este condutor está localizado dentro da mola e não permite que ele se solte totalmente. Quando o eletrodo se desgasta a um certo comprimento, ele é pressionado contra o coletor, porque isso é impedido por um condutor curto.Se você inspecionar a escova, perceberá que ela não está desgastada e a mola não se expande, então a peça deve ser substituída.
A caixa de velocidades está muito quente
O aquecimento rápido da caixa de engrenagens ocorre no caso o rolamento do eixo está fora de serviçoem que a roda dentada é fixa e o equipamento é fixo. Neste caso, além do aquecimento, você pode substituir a aparência de ruído estranho neste nó do aparelho. É necessário desmontar a caixa de mudanças e trocar o mancal. Além disso, a caixa de velocidades irá aquecer se for lubrificação insuficiente ou está completamente ausente.
Não vi poder de ganhar
Se durante o uso da unidade você notar uma queda na sua capacidade, então é recomendado primeiro verifique o nível de tensão na rede. Às vezes, até uma ligeira queda pode afetar negativamente o poder da ferramenta elétrica.
Além disso, a perda de energia pode ocorrer quando desgaste dos rolamentos da armadura ou do rolamento da caixa de engrenagens. Neste caso, você ouvirá ruídos estranhos, anteriormente não peculiares a esta unidade. Por sua localização, você pode determinar onde está localizado o problema - na caixa de engrenagens ou no motor. Para substituir os rolamentos precisa desmontar a serra circular. Como fazer isso foi descrito acima.
Se durante a operação da unidade nenhum ruído externo for ouvido e o motor ainda estiver desenvolvendo mal a velocidade e a potência, preste atenção ao seu coletor. Normalmente você pode ver uma centelha circular (anel de fogo) nela. Isso pode ser devido ao circuito de troca da bobina da armadura ou ao acúmulo de sujeira entre as lamelas do coletor.
Abra a carcaça do motor e examine cuidadosamente o coletor (o local sobre o qual os eletrodos da escova deslizam). Consiste em faixas paralelas (lamelas). Entre eles há uma pequena lacuna. Quando essa lacuna está entupida poeira de grafite condutora formado durante o desgaste das escovas, em seguida, entre as lamelas há um curto-circuito, e um anel em chamas aparece em torno deles.
O problema será resolvido substituindo as escovas gastas e limpando as lacunas entre as lamelas com uma escova de dentes, algodão e álcool, seguido de polimento das chapas com papel de esmeril fino.
Em alguns casos, uma queda na energia pode causar um botão de partida defeituoso.Se o testador confirmar sua falha, a peça deve ser substituída por uma nova, pois está além do reparo.
Havia sons estranhos ao trabalhar
Chocalho e outros sons estranhos podem causar rolamentos ou engrenagens defeituosos da caixa de engrenagens e do eixo com dentes gastos ou quebrados. A figura a seguir mostra a seta onde está a engrenagem da âncora.
Engrenagem localizada no eixo do motor pode lamber. quando encravar a serra em madeira maciça ou solta. Geralmente engrenagem de engrenagem não sofre. Para eliminar este dano, é necessário mudar completamente a âncora do motor. Em caso de falhas no rolamento, é fácil removê-las com um extrator e substituí-las por novas.