Como aprender a cortar exatamente o quebra-cabeça elétrico
Um quebra-cabeça é uma serra elétrica que é uma coisa indispensável em todos os lares. Com esta ferramenta você pode cortar estruturas metálicas, objetos de madeira, plástico e azulejo. Ao contrário de uma serra padrão com um quebra-cabeça pode ser cortado as formas mais complexas - círculos, triângulos, estrelas, em geral, quase tudo o que pode ser imaginado. No entanto, com possibilidades tão extensas, muitas vezes há um problema em até mesmo andar do quebra-cabeças, de modo que as linhas resultantes são como planejadas. Como exatamente cortar o quebra-cabeças? Nós vamos ajudá-lo a descobrir isso.
Processo de serragem
Para começar, é necessário realizar atividades preliminares e preparar:
- luvas;
- óculos de segurança;
- óleo de motor;
- material que será processado;
- braçadeira, guia roleta;
- lápis de construção;
- quebra-cabeça em si.
O processo de corte é o seguinte:
- Fortalecendo o material de origem. Em nosso exemplo, o material de origem é de madeira. Amostra de madeira colhida e guia, cujo papel pode desempenhar um trilho plano regular, deve caber entre os dois grampos. A amostra é colocada em uma certa elevação, de modo que o quebra-cabeça não possa repousar contra o processo de corte. Depois disso, usando uma fita métrica, você deve medir com precisão a largura desejada do produto, que deve ser obtida, e desenhar uma linha de corte com um lápis. Em seguida, coloque a guia na distância desejada da linha e aperte com grampos. O quebra-cabeças com o guia, entregue pela serra na direção da linha marcada, também é fixado com uma braçadeira. Para corrigi-lo é necessário bem, mas não exagere. O mesmo é feito do outro lado.
- Cortar. Ligue o quebra-cabeça e comece a trabalhar. O uso adequado do dispositivo não implica pressão excessiva, o que pode provocar um rápido aquecimento do produto e quebra. Também não é necessário, por um longo tempo, usar o mesmo arquivo, porque ele fica muito rápido.Se uma madeira muito dura for selecionada como material de partida, você pode pré-lubrificar a superfície com óleo do motor. Serrar será mais fácil de deslizar, o corte será mais suave e o quebra-cabeça durará mais.
Algumas características do processo
Inicialmente, você deve selecionar arquivo correto para um quebra-cabeças. Uma variedade de arquivos permite que você permaneça na opção que corresponderá ao material da peça de trabalho original e ao resultado final desejado.
Em geral, o quebra-cabeça pode ser com um pêndulo e com o curso normal. Na segunda versão, para um corte suave, a lâmina precisa ser movida claramente na vertical, cortando o material para cima. Devido à alta velocidade criada, a teia se desgasta mais devagar.
Ao trabalhar com a ferramenta pendular, o princípio é essencialmente o mesmo, apenas o material preferido para processamento é madeira macia ou plástico, com o aço pode haver dificuldades.
Para fazer um corte direto, é necessário escolher uma lâmina larga, é melhor que o quebra-cabeça tenha ao mesmo tempo a função “Soft start”, que lhe permitirá evitar movimentos bruscos no estágio inicial. Se você precisar cortar um buraco redondo, primeiro você precisa perfurar a versão original, na qual o arquivo necessário é inserido. Cortar-se é realizado pela marcação. Se a versão original não pode ser cortada, então você precisa Método de corte Mortise. Para fazer isso, o quebra-cabeça se dobra em um ângulo até entrar em contato com o material, isso permite que você faça um furo de passagem, após o qual você já pode fazer as marcações necessárias.
Se necessário, serra circular frequente, é aconselhável comprar um dispositivo adicional, chamado de cortador circular.
Permitido cortar ao longo da borda da peça de trabalho, mas você precisa ter certeza de seu nivelamento inicial, sem que este quebra-cabeça seja torto. Se a borda for irregular, somente a marcação correta poderá corrigi-la.
Ao trabalhar com chapas de madeira de pequena espessura, existe o risco de lascas. Para evitar isso, a folha deve ser posicionada. de bruços.
Para os painéis de serragem, existem ferramentas especiais, as chamadas máquinas. Eles podem ser verticais ou horizontais.
Os nomes falam por si.No primeiro caso, os painéis são instalados verticalmente, o feixe montado nos trilhos, atua como um suporte. A possibilidade de sua rotação para um ângulo reto permite que você tire o material em qualquer plano. A versão horizontal pressupõe a presença de uma mesa para serrar, o próprio mecanismo e uma carruagem que fornece o movimento do arquivo.
Regras de corte reto
Assim, a fim de fazer um corte corretamente e sem problemas, é necessário seguir as seguintes regras:
- Escolha cuidadosamente um arquivo adequado para o seu material de origem.
- Prepare todos os itens auxiliares necessários.
- Prenda a peça de trabalho com cuidado.
- Tenha em conta a exatidão da localização da peça de trabalho, para não ter que corrigir as falhas - em alguns casos, a tela está localizada voltada para baixo.
- Desenvolva a técnica de controle de instrumentos com a ajuda de profissionais ou por meio de vídeos de treinamento.
- Observe cuidadosamente as precauções de segurança.
De fato, processar produtos com um quebra-cabeça não é uma tarefa tão difícil, o que qualquer carpinteiro iniciante pode fazer. Mesmo que um corte de serra uniforme e limpo falhe imediatamente, não se desespere: você deve avaliar sobriamente quais nuances você pode não ter percebido.E não ignore o conselho de profissionais que podem acelerar o processo de dominar a arte, como viu um quebra-cabeça elétrico e descobrir alguns segredos. Tente e melhore!