O que significa a classe climática da geladeira?
Muitas pessoas perguntam: qual é a classe climática de uma geladeira? O refrigerador garante a segurança dos produtos. Portanto, a escolha deve ser abordada com toda a responsabilidade. Deve levar em conta muitos parâmetros. Muitos examinam cuidadosamente o modelo de que gostam, estudam seu poder e volume, mas esquecem completamente de prestar atenção à classe climática. Mas a sua, juntamente com as outras qualidades, deve ser considerada não menos importante.
O que é isso
O clima está ficando mais caprichoso. É necessário enfrentar o calor abafado ou as geadas severas. São essas mudanças nas condições de temperatura e clima que freqüentemente causam danos ao refrigerador.
A classe climática é um indicador que informa ao proprietário em qual temperatura ambiente específica esta unidade pode funcionar. Sabendo disso, você pode criar as condições de trabalho mais confortáveis para o modelo selecionado.
Deve ser esclarecido que se a sua unidade quebrou e foi descoberto que ela foi usada em condições climáticas inadequadas, o reparo da garantia será negado. Além disso, a vida útil do equipamento em tais circunstâncias não será longa.
Letras de classe climática indicadas. É indicado na parte de trás do refrigerador ou nas instruções de uso.
Quando uma unidade é fabricada, um compressor específico é inicialmente instalado nela. Sua principal tarefa é manter a diferença entre a temperatura da sala em que o refrigerador está localizado e a temperatura do próprio aparelho. No entanto, o compressor pode fazer isso apenas em um intervalo estritamente especificado.
Portanto, ao escolher um novo modelo, é necessário levar em conta sua classe climática, para que os produtos permaneçam frescos, e ela mesma esteja funcionando adequadamente.
Quais são as classes climáticas?
Para entender todas as diferenças entre eles, você deve aprender mais sobre cada um:
- Normal (N) Sua faixa de temperatura é de 16 a 32 graus. É uma classe climática universal.Mas os moradores das regiões em que no verão a temperatura sobe acima de 32 graus devem usar a geladeira apenas em uma sala condicionada. Não é indicado para uso em câmaras frigoríficas, ou seja, deve haver aquecimento no inverno.
- Subnormal (SN). Sua faixa de temperatura é de 10 a 32 graus. Refrigeradores com essa designação são adequados para uso onde o aquecimento é instável. Por exemplo, corredores frios, salas de serviço, porões e assim por diante. Se a temperatura cair abaixo do conforto, a unidade irá suportar e continuará funcionando.
- Subtropical (ST) A faixa de temperatura é de 18 a 38 graus. Recomenda-se usar em regiões onde a temperatura excede 32 graus no verão. Por via de regra, tais refrigeradores usam-se por residentes das regiões do sul.
- Tropical (T). Sua faixa de temperatura é de 18 a 43 graus. Esta classe permite que o refrigerador funcione normalmente mesmo no calor mais insuportável. Isso pode estar relacionado às características climáticas da área, bem como às condições da sala, quando não há ar condicionado, a sala fica no lado sul e assim por diante.
Sabendo o que cada classe climática representa, você pode entender se o modelo escolhido é adequado para o seu quarto.
Qual classe escolher?
Pode ser difícil determinar exatamente qual é o melhor para uma determinada região. Afinal, a diferença entre as duas classes próximas é mínima. Por exemplo, N e SN têm um único rótulo "UHL", que significa moderadamente frio. Os outros dois são marcados com a letra “O”, que significa clima geral. Existem também modelos que possuem uma classe intermediária com a designação SN-T, a temperatura varia de 10 a 43 graus, e é considerada uma das mais versáteis.
Este indicador é refletido em certa medida no custo do refrigerador. O preço da unidade marcada com T ou ST é um pouco maior, porque esses modelos precisam funcionar em altas temperaturas. Portanto, eles são equipados com isolamento mais confiável de freezers e refrigeradores. Esses refrigeradores têm motores e compressores mais potentes e seus condensadores têm uma área maior. Devido ao fato de que os custos na produção de tais refrigeradores aumentam, isso se reflete em seu custo.
Ao escolher um bom refrigerador e sua classe climática, você deve levar em conta apenas as características da sala em que será localizado.Aqueles modelos que funcionam bem em apartamentos ou casas, não conseguem lidar com a carga climática em um armazém ou porão.
Observe que a classe climática também se reflete na quantidade de eletricidade que a unidade gastará em seu trabalho.
Se foi escolhido corretamente, você pode economizar em eletricidade. Se você cometer um erro com a escolha, então, devido à grande diferença de temperatura fora e dentro da eletricidade geladeira será gasto muito mais, o que levará ao desgaste rápido do motor.
O indicador deve ser considerado não apenas na compra de refrigeradores, mas também de freezers. A designação e suas características permanecem inalteradas. Apenas a faixa de temperatura permitida será diferente.
Ao comprar deve se concentrar não só na potência da unidade, a aparência e design. Um fator importante é a classe climática.
A vida útil do equipamento depende diretamente da escolha bem-sucedida.
Se você quer que o refrigerador funcione não apenas eficientemente, mas também por um longo tempo, você precisa determinar corretamente a designação apropriada.
Além disso, a classe correta economizará o consumo de energia e o modelo selecionado não quebrará devido à diferença de temperatura na sala e no interior da unidade.Não se esqueça que o serviço de garantia será fornecido apenas no caso de seu funcionamento adequado. Se as condições da sala não forem adequadas para a classe selecionada, a garantia será anulada.