Arranjo de cozinha: escolher o capô
O cheiro de cozimento quente ou frango frito - o que poderia ser mais apetitoso? Mas muitas vezes a culinária é associada não apenas a cheiros agradáveis. O vapor das caçarolas pode estragar a superfície da nova cozinha, e a fuligem da fritura pode manchar o papel de parede. É por isso que o exaustor não é um luxo, mas uma necessidade. Sem isso, não fazer em estúdios. Mas como escolher o capuz perfeito na cozinha? Capuzes modernos podem ser escolhidos não apenas para parâmetros técnicos, mas também para que eles se encaixem perfeitamente no interior.
Construções
Os capuzes são organizados de acordo com o princípio ventilação forçada. Eles têm dentro do dispositivo (ventilador, motor), criando um fluxo de ar, cheiros aditivos e produtos de combustão, formados durante o cozimento. De acordo com o método de limpeza, os dispositivos de escape são divididos em:
- reciclagemliberando ar purificado de volta para o quarto;
- fluxolevando o ar poluído para os poços de ventilação do edifício.
Recirculando equipado com filtros grossos e finos. Eles não apenas limpam o ar de grandes poluentes, mas também neutralizam os odores. O ar sujo do fogão passa pelo sistema de limpeza e flui de volta para a cozinha.
Fluxo através as estruturas têm um duto através do qual elas são conectadas aos poços de ventilação. Em tais extratos, uma rede de metal é geralmente instalada para capturar grandes partículas de sujeira. O ar sujo restante atravessa o duto para a ventilação.
Prós e contras
Capuzes de recirculação geralmente fluxo mais compacto, e eles são fáceis de instalar por si mesmo. Existem modelos que se parecem painéis planos, discretamente localizado sob o armário da cozinha. Mas ao comprar um dispositivo de escape de recirculação, você precisa se concentrar no nível de ruído: em muitos modelos de orçamento, ele excede 50 dB.
O nível de ruído ideal do dispositivo - até 45 dB.
Outra desvantagem: os capuzes de recirculação requerem a substituição sistemática de filtros, e estes são custos adicionais.
Capuzes de fluxo conectar-se maisGeralmente é confiável por profissionais.Além disso, eles são mais incômodos devido à presença do duto - é um metal largo ou tubo corrugado. Claro, pode ser escondido em um armário de cozinha, mas em uma cozinha existente é difícil fazer isso.
As vantagens dos sistemas de fluxo são:
- alto desempenho;
- falta de consumíveis;
- nível de ruído mais baixo (comparado com a recirculação).
Design
Se você já tem um projeto da cozinha desejada, é muito importante inserir corretamente o capô. As lojas são uma variedade de modelos:
Cada design tem recursos próprios. Por exemplo, cúpulas têm a capacidade de montar no teto, e ilha em geral pode ser instalada em qualquer lugar da cozinha (especialmente importante para cozinhas com uma área de trabalho no centro da sala). Incorporado o mais compacto e discreto, mas eles trabalham com o princípio da reciclagem. Você precisa escolher, dadas as possibilidades instalação e ligação dos gases de escape, bem como a sua combinação com móveis de cozinha.
Coisas importantes
Nos capuzes há funções adicionaisque facilitam o uso. Estes incluem:
- iluminação integrada;
- temporizador permitindo controlar o dispositivo remotamente;
- curso residual fã, que deixa o capô funcionando por um curto período após o desligamento para limpar completamente o ar;
- sensor, ligando o aparelho de forma independente ao cozinhar.
E lembre-se que o exaustor deve caber no tamanho do fogão, ou mesmo excedê-lo, a fim de funcionar de forma eficaz. Leia mais sobre como escolher o tamanho do capô. aqui.