Escolha a potência ideal da multicozinha
Para as donas de casa, o fogão lento há muito tempo se torna um assistente indispensável na cozinha. Afinal, esta unidade relativamente barata pode simplificar significativamente o processo de cozinhar vários pratos. O poder do multicooker é um parâmetro ao qual a atenção deve ser dada antes de tudo quando seleção de unidade, porque depende da velocidade de cozimento e da qualidade da comida preparada.
Conteúdo
Como o multicooker
O pote do jarro de barro é um dispositivo em que um elemento de aquecimento é construído em que aquece um recipiente removível (pote revestido). Devido à panela hermeticamente fechada, o ar é expelido do exterior, em resultado do qual não ocorre oxidação dos produtos,e o sabor da comida não está perdido. O excesso de vapor é removido através de uma válvula especial embutida na tampa. Graças à válvula, é possível manter um microclima e pressão ideais no multicooker, o que contribui para um cozimento rápido. Mais princípio de operação multicooker descrito aqui.
Classificação multicooker
As multicozinhas diferem na faixa de capacidade:
- dispositivos com uma potência mínima de 450 W;
- 800 watts de potência média;
- dispositivos com uma potência máxima de até 1500 watts.
Dispositivos com potência mínima
Estes multivarks incluem pequenos dispositivostendo potência 450 Wcujo volume de panela não exceda 3 litros. Tal modelo no número de alimentos cozidos pode atender uma pessoa. Mas deve-se notar que é impossível encher a panela até a borda, portanto, o volume diminui. Além disso, devido à baixa potência, o tempo de cozimento será significativamente aumentado.
Dispositivos de energia média
A capacidade do multicooker 800-900 W é considerada a melhor. Modelos com uma potência média têm uma faixa de preço médio e são populares entre os consumidores. Isto é ideal para uma família de 2-4 pessoas.Vantagens dos aparelhos de potência média: consumo de energia econômico, uma pequena quantidade de tempo é gasto em cozinhar. É melhor escolher modelos, o volume da tigela que é de 4-5 litros. Isto alcançará a melhor opção para consumo de eletricidade e tempo de cozimento. Se você precisa de uma capacidade de mais de 5 litros, a capacidade da unidade deve ser maior.
Nos multicoqueros de capacidade média, já existe uma oportunidade fazendo pão e assando (cupcakes, tortas e outros produtos de farinha). Claro, você não vai ficar crocante, mas a massa é cozida bastante qualitativamente. A falta de uma crosta pode ser escondida com açúcar em pó ou algum tipo de creme.
Recentemente apareceu multivarki com função de aquecimento 3D. Uma vez que o elemento de aquecimento está integrado na tampa, o cozimento é feito com uma crosta crocante.
Dispositivos com potência máxima
A falta de poderosos multivarcs (1400 - 1500 W) é alto consumo de eletricidade. Mas se a família é grande, então é aconselhável escolher um modelo com uma panela de 10 litros e uma potência de 1,4 kW (como no modelo Sinbo SCO-5006).
Este modelo permite que você cozinhe grandes quantidades de alimentos para uma grande família em um curto espaço de tempo.Mas deve-se notar que o custo de modelos poderosos com grandes volumes de panelas será alto.
O que afeta o poder da unidade
Então, o que o poder da unidade afeta? A resposta é simples: quanto maior a potência, mais rápida a máquina entra no modo de trabalho e mais rápida a cozedura. Por exemplo, para atingir a temperatura definida, um aparelho de baixa potência leva cerca de 15 minutos, e um modelo mais potente o fará em 5 minutos, após o que o temporizador de contagem regressiva será ativado, indicando o tempo restante de cozimento.
Além disso, o poder desta unidade pode afetar qualidade de cozimento. Em multivarks de média e alta capacidade, o número de modos de cozimento (programas). Programas atuais para cozimento, cozimento, fritura e outros que não estão disponíveis para dispositivos de baixa potência. Embora em alguns modelos de baixa potência você possa ver o programa de cozimento, mas de acordo com as avaliações dos clientes, a qualidade de cozimento da massa quer ser a melhor.
A quantidade de eletricidade consumida
Para descobrir quanta eletricidade "consome" a multicozinha, você pode usar um cálculo simples: considere, por exemplo, que a potência média das unidades é de 1.000 W (1 kW). O custo de 1 kW é de 2-3 rublos.Não é difícil calcular que, durante 1 hora de trabalho em plena capacidade, o dispositivo consuma eletricidade no valor de 2 a 3 rublos.
Mas, na verdade, o multicooker é projetado de forma que o aquecimento constante não seja necessário: ele tem invólucro selado com bom isolamento térmico. O dispositivo usa potência total apenas no início do trabalho para definir a temperatura desejada. Posteriormente, muda para o modo de suporte. Devido ao consumo cíclico de eletricidade, seu consumo pode ser reduzido para 0,2 kW / h. Com base nesses dados, vemos que durante a operação cíclica da multicozinha, a eletricidade será consumida por apenas 40 - 60 kopecks.
E se você pegar panela de pressão, que é capaz de cozinhar sob alta pressão, o tempo gasto em cozinhar é reduzido em 2-3 vezes. Por conseguinte, o consumo de energia é reduzido.
Ao cozinhar um prato, em média, leva 20-30 minutos. A um custo de 20-30 copeques. Tais custos são muito benéficos quando se compara o uso de multicookers com fogão elétrico ou forno elétrico: o custo da eletricidade é reduzido em cerca de 2 vezes. Ao usar o dispositivo 1-2 vezes por dia durante um mês, você gastará 10-15 rublos por eletricidade (dependendo do modo de cozimento selecionado).
Comparação de modelos orçamentários
Panasonic SR-TMH102NTW - esta é uma multicozinha pequena, pequena e barata com capacidade de 490 watts. Graças às suas dimensões compactas e baixo peso, é conveniente usá-lo como opção de viagem, por exemplo, quando viaja de férias. Função embutida para manter o calor, há um programa de cozimento. A desvantagem está no revestimento muito suave da panela, que é riscada mesmo com o manuseio cuidadoso.
Polaris PMC 0511AD - este modelo já tem potência de 650 W e 12 programas para cozinhar. A tigela tem um revestimento cerâmico e alças confortáveis. Existe a possibilidade de sincronização manual, de acordo com os usuários, a desvantagem deste modelo é o bloqueio da tampa.
Vitek VT-4200 seria uma ótima opção para as donas de casa que apreciam a economia. Este modelo pode funcionar com uma potência máxima de 800 watts. O pote (tigela) tem um volume de 5 litros. Embora exista uma alça para transporte, devido à massa bastante grande da unidade, é melhor usá-la permanentemente. Um bônus agradável, como para o modelo de orçamento, é a presença de uma lista considerável de programas, incluindo “Cozimento” e “Brindar”.
Redmond RMC-M4503 - o dispositivo tem uma potência de 900 W, bem como controle eletrônico.A amplitude de uma tigela é de 5 litros. Este volume é suficiente para uma família de 4 pessoas. Função de aquecimento atual e um grande número de programas. O custo da unidade pode ser considerado acessível para a maioria dos consumidores. Portanto Modelos Redmond Multivarok bastante popular entre as donas de casa.
Para uma comparação mais conveniente, você pode usar a tabela abaixo.