Potência e consumo de energia da máquina de lavar roupa
Cada modelo de eletrodoméstico consome uma quantidade diferente de energia - isso depende principalmente de sua finalidade e potência nominal. Para descobrir o que o consumo de energia da máquina de lavar roupa, cada usuário pode, olhando para a etiqueta, que está localizado na parte de trás do produto - este parâmetro é especificado em kW / h. Determina qual classe econômica o dispositivo pertence.
Conteúdo
Classificação de unidades de lavagem
Todos os eletrodomésticos são divididos pela sua eficiência no consumo de energia elétrica em certas classes, denotada por letras latinas de Um até G. Eles também adicionam o sinal “+”: por exemplo, o produto com o sinal “A ++” é considerado o mais econômico.
Tais sinais são colocados em etiquetas especiais localizadas na carcaça do eletrodoméstico.No site do fabricante, você pode encontrar uma descrição completa do seu modelo com uma indicação da classe econômica.
Para calcular o número de quilowatts por kg, são realizados testes laboratoriais especiais, após os quais uma determinada classe é atribuída a eletrodomésticos:
- Os mais econômicos são os agregados da classe “A ++”. Este é o consumo mínimo de energia elétrica: 0,15 kW / h por 1 kg.
- Em seguida vem a classe "A +" - menos de 0,17 kW / h x 1 kg.
- A classe “A” é média, seu consumo de energia está entre 0,17 e 0,19 kW / h para lavar 1 kg de roupa.
- Um produto com a letra "B" precisará de 0,19-0,23 kW / h para uma operação semelhante.
- A classe “C” consome 0,23-0,27 kW por hora ao lavar um kg de roupa.
- A unidade de lavagem com a letra “D” consumirá 0,27–0,31 kW / h nas mesmas condições de lavagem.
Enumeração adicional não faz sentido, porque eletrodomésticos modernos não os usam para lavar - essas classes exigirão um consumo muito maior de energia elétrica. Durante pesquisa de laboratório lavagem ocorre a 600C com uma carga máxima de lençóis de algodão. Na vida real, tudo acontece de forma um pouco diferente, então essa opção pode ser completamente diferente para o seu assistente.
Variedade de máquinas domésticas
Todas as unidades domésticas para lavar em casa podem ser divididas nos seguintes critérios principais.
- Como carregado carga de linho: frontal ou modo horizontal. Carregado verticalmente - mais econômico, por causa de pequenas dimensões, mas eles satisfazem apenas uma pequena família.
- Capacidade do tambor. Esse parâmetro tem um impacto direto no desempenho do mecanismo. Se você escolher uma máquina para lavar grande capacidade, preste muita atenção a que classe é escolher o modelo mais econômico.
- Dimensões de uma máquina de escrever - eles variam no tamanho da carga, mas os fabricantes já estão produzindo bastante modelos pequenos com uma profundidade de apenas 40 cm, que não são inferiores ao habitual. A classe de consumo é "A", por exemplo, Bosch WFC 2067 OE (85 × 60 × 40 cm) com uma carga de 4,5 kg a um preço de 15 mil rublos.
Portanto, ao comprar um assistente, preste atenção às especificações básicas para saber exatamente quanta energia a máquina consome na carga máxima.
Consumo real de energia
Independentemente do modelo escolhido e da sua capacidade nominal, expressa em kW / h, o consumo real de energia dependerá de tais fatores:
- Seleção modo de lavagem. A temperatura de aquecimento de água, o tempo de enxaguamento, a duração das lavagens e o seu número, a velocidade de rotação do tambor durante o ciclo de centrifugação, o uso de opções adicionais depende disso.
- Tipos de tecido. Lavar o algodão e o linho exigirá muito mais energia do que o poliéster. Diferentes tecidos diferem em peso, tanto na forma seca quanto úmida, o que também deve ser levado em conta.
- Volume load: máximo ou metade. É claro que quanto mais o tanque é carregado, mais eletricidade é necessária para lavar as coisas.
Custo de lavagem
A potência média das lavadoras modernas está na faixa de 0,5 a 4,0 kW. Mas, na maioria das vezes, o consumidor adquire um novo equipamento de classe “A” - eles consomem eletricidade de 1,0 a 1,5 quilowatts. Isto é devido ao preço mais acessível da unidade: para uma alta classe de consumo de energia terá que pagar caro.
Com a lavagem regular pelo menos três vezes durante a semana por 2 horas, o consumo de energia não será superior a 36 kW durante todo o mês. Para calcular, ainda que aproximadamente, quanto custará cada lavador, você precisa conhecer muitas nuances: área de residência, cidade ou vila. Existem tarifas especiais para os cidadãos que usam fogões elétricos estacionários em vez de análogos de gás. É necessário levar em conta o seguinte fato: para Moscou e a região, a tarifa do pagamento de eletricidade calcula-se segundo as zonas do dia: durante o dia - 4,6 rublos por kW, e à noite - 1,56 rublos do mesmo uso. Portanto, é mais barato lavar à noite.
Não devemos esquecer que a máquina de lavar roupa consome águapara o qual você também precisa pagar. Nem todos os usuários sabem quantos litros seu assistente gasta durante todo o ciclo de lavagem e, mesmo assim, com um aumento constante nas contas de luz, isso está longe de ser pouco importante.
Unidades de lavagem modernas consomem, dependendo do modelo e da carga máxima de 40 a 80 litros de água.
Assim, o consumo médio médio será de 60 litros por lavagem. Conclusão: quando você lava três vezes por semana, desde que mora em Moscou ou em uma região, obtemos o resultado:
- lavar durante o dia durante o mês vai custar-lhe não mais do que 166 rublos;
- se à noite, então a 57 p.
Se você mora em outras regiões, então recalcule de acordo com as tarifas aceitas, garanto que o valor será muito menor, porque a vida na capital e seus arredores é muito mais cara.
As seguintes conclusões podem ser tiradas do acima: é necessário prestar atenção especial não só ao design, dimensões, mas também ao consumo de energia instalado e classe de energia para este modelo de máquina de lavar, de modo que é razoável usar o dispositivo durante a operação. Pode valer a pena pagar uma vez por uma máquina com uma classe de energia A ++, do que pagar constantemente pela eletricidade consumida.