Formas de criar um freezer você mesmo
Como um freezer é feito com as próprias mãos - essa é uma questão premente, especialmente durante a estação quente. Muitas vezes, o tamanho de um congelador estacionário não permite conter todos os produtos necessários que se deterioram rapidamente, e a compra de equipamento pronto é cara. E quanto maior o volume exigido, maior o preço do equipamento. A fabricação independente do freezer permite economizar dinheiro, não requer habilidades e ferramentas especiais. Mas aqui nível de consumo de energia dependerá da opção escolhida para criar o freezer.
Conteúdo
Equipamento de congelação de aparelhos
Antes de considerar as várias opções para criar uma instalação de congelamento e proceder à sua implementação, é necessário familiarizar-se com o princípio de operação do equipamento, seu dispositivo. Isso permitirá uma abordagem sensata para resolver o problema e, no futuro, atualizar de forma independente (melhorar) a unidade criada.
A unidade de resfriamento consiste nos seguintes partes principais:
- um compressor (proporcionando movimento através de tubos de refrigerante);
- o evaporador (aqui o refrigerante evapora, transformando-se em vapor);
- câmara de refrigeração;
- termostato (mantém um determinado nível de temperatura dentro do equipamento, ligando e desligando periodicamente o compressor);
- um condensador (no trocador de calor, o vapor é convertido de volta a um estado líquido);
- tubo.
Unidades modernas também contêm dispositivos de controle e regulação automáticos, filtros, secadores.
Princípio de funcionamento
Todos os elementos estruturais listados, exceto a câmara de refrigeração, são interconectados por tubos em um sistema fechado. Uma substância capaz de ferver a temperaturas negativas (por exemplo, freon, amônia) circula através dela. Um grande papel em todo o processo pertence pressão de refrigerante dentro dos tubos: quanto menor, menor a temperatura de ebulição. Quando o refrigerante ferve no evaporador, o resfriamento ocorre dentro da câmara de refrigeração. Parâmetros favoráveis do fluido circulante são criados pelo compressor.
O vapor do evaporador entra no condensador, onde é resfriado pelo ar, voltando a ser líquido. Para instalações de alta potência, os ventiladores são usados para baixar a temperatura do radiador.
Todo o processo ocorre sob o controle de uma válvula termostática.
Acontece que o sistema de refrigeração usa a propriedade dos refrigerantes para alterar o ponto de ebulição quando a pressão muda. A transformação do fluido circulante em vapor e volta, respectivamente, ao aplicar ou tomar calor - este é o princípio de funcionamento da planta de congelamento.
Os modernos sistemas de automação realizam todo o processo sem intervenção humana. Para atingir este nível de regulação (controle) é possível em uma instalação caseira. Para fazer isso, ele deve ser montado usando sistemas de controle simples.
Opções para criar uma instalação de congelamento
Existem várias opções sobre como fazer o freezer sozinho. Eles diferem entre si em custos financeiros e dimensões das instalações criadas. Para implementar projetos, será necessário o uso de diferentes materiais e ferramentas. Dependendo do método escolhido para criar uma unidade de congelamento, o trabalho leva termos desiguais.
Você pode criar um freezer com suas próprias mãos:
- da velha geladeira;
- de um recipiente vazio, lari, quarto;
- da adega do porão.
Os dois primeiros métodos exigirão o uso de sistemas de refrigeração prontos. A última opção é muito trabalhosa. Você também pode fazer a unidade do acabado (vendido) painéis sanduíche. Mas esta opção pelo preço não é muito diferente dos freezers disponíveis comercialmente.
Da antiga unidade de refrigeração
A maneira mais fácil e acessível é criar um aparelho de congelamento na geladeira. O esquema geral da transformação é o seguinte:
- desmonte o compartimento do congelador;
- desmonte e implante o evaporador;
- fixe-o na parede traseira com parafusos;
- coloque o sensor de volta;
- verifique o desempenho.
Todos os modelos são tratados de forma diferente. Se a técnica antes de retrabalhar era viável, então ao converter é necessário manusear os tubos com muito cuidado, evitando torções. Mas melhor liberar refrigerante, e após o retrabalho, o sistema é novamente soldado e preenchido com ele. Isso complica o processo e requer equipamento especial.
A localização do sensor dentro da máquina precisará ser especialmente selecionada para atingir o modo de operação de temperatura desejado.
Geladeira que não funciona requer uma busca preliminar pela causa da falha. Pode acontecer que a sua reparação e posterior retrabalho não façam sentido. O modelo reparado é transformado de acordo com o esquema acima. Deve-se ter em mente que os projetos caseiros baseados no antigo refrigerador consumirão mais eletricidade do que os de lojas - eles têm menos eficiência.
Das instalações vagas
O espaço vazio existente pode ser convertido em um compartimento congelador. Todas as ações são executadas na seguinte sequência:
- crie uma caixa de barras de madeira ao redor do perímetro da sala, expondo as guias no nível;
- resolução de filme refletor;
- as células formadas são preenchidas com isolamento (sua espessura é de cerca de 10 cm, dependendo do material);
- juntas seladas com fita adesiva em folha de alumínio;
- embainhar a sala com folhas de metal (galvanizadas);
- todas as costuras disponíveis são seladas com selante;
- cremalheiras de montagem;
- instalar um monobloco pronto ou um sistema dividido, colocar sensores, regular a automação;
- coloque a porta aquecida de modo que ao fechar não houvesse lacunas;
- verifique o desempenho.
Da mesma forma, você pode criar uma instalação de congelamento. de caixas de vários tamanhos (consistindo em materiais diferentes), caixas, recipientes. O esquema de trabalho é o seguinte:
- o quadro é montado (se não estiver lá), um isolador de calor;
- o peito é embainhado pelo lado de dentro, as costuras e buracos são selados com um selante;
- as prateleiras são feitas de necessidade;
- unidade de refrigeração instalada, sensores, portas;
- o sistema é ajustado para o modo de operação desejado.
Dependendo do tamanho da caixa, você pode usar o equipamento de resfriamento do refrigerador antigo e, para facilitar o movimento, prenda as rodas na parte inferior.
Na cave (cave) basta completar a instalação das ranhuras, vedar a porta e instalar um sistema split.Só precisa trazer para a superfície, equipar a unidade externa lá.
O vídeo a seguir mostra o processo de criação de um freezer da sala.
Maneiras alternativas de manter baixas temperaturas
Uma pequena unidade congeladora portátil que resfria até -10 graus pode ser montada usando Elementos Peltier. Nestas placas (alimentado por constante U = 12 V e I = 6 A), um lado produz calor, o outro - frio. Crie um agregado como este:
- eles levam uma caixa de espuma pequena (cerca de 30 a 60 cm) (pode ser de plástico, madeira, papelão, mas suas paredes precisarão ser isoladas);
- corte um buraco nele (quadrado) para o ventilador e elementos;
- conecte a saída à bateria ou às baterias conectadas ou a uma fonte de alimentação estacionária.
Da adega Você pode fazer uma geleira. Para fazer isso, dentro de suas paredes e no fundo montar um sistema fechado de tubos preenchidos com um líquido especial (por exemplo, querosene). Este design acumula frio no inverno, mantendo baixas temperaturas durante todo o verão. Mas a opção tem um custo significativo.
O freezer, criado por você mesmo, permitirá por muito tempo armazenar produtos de carne e peixe, laticínios.Será possível colher a fruta no verão e no inverno fazer compotas deles ou usar fresco imediatamente depois da descongelação.
O volume de armazenamento criado depende tanto das necessidades quanto das possibilidades financeiras do espaço livre disponível. A marca atingível de temperaturas negativas depende da potência da unidade de resfriamento. O custo mínimo de eletricidade será ao criar um freezer no porão ou adega, porque a temperatura está no intervalo de +1 a +10 graus. E a maneira mais acessível e barata é refazer a velha geladeira no freezer.