Solução de problemas de transformador de microondas de alta tensão

Fornos de microondas aquecem os produtos Radiação microondas. Um transformador é um elemento importante de uma cadeia geradora de raios. Este dispositivo converte a magnitude da tensão normal de uma rede doméstica fornecida ao seu enrolamento primário para o necessário para a operação. magnetron os valores de saída do secundário. Muitas vezes, é ele quem causa o mau funcionamento do equipamento, por isso é dada especial atenção à verificação do transformador de microondas. Ao trabalhar de forma independente, é aconselhável usar uma maneira segura de examinar o dispositivo

Transformador de alta voltagem no circuito elétrico do forno

O transformador de alta voltagem de um forno de microondas é um dispositivo que consiste em um núcleo magnético, um quadro, um enrolamento primário e dois secundários. O último feed circuito magnetron: filamento e linha anódica. O primeiro é feito de arame grosso, e a voltagem na saída é de alguns volts (cerca de três). O segundo enrolamento secundário (ânodo) cria uma tensão alternada de até 4 kV na saída. 220 V é fornecido para o enrolamento primário da rede.

 Transformador de microondas

Transformadores de fornos microondas, produzidos por diversos fabricantes, diferem não apenas em sua aparência: tamanho, opções de montagem. Eles são produzidos em diferentes capacidades, classe. Também excelentes são as tensões de saída dos enrolamentos secundários, o número de voltas e a espessura do fio neles (daí a resistência).

O enrolamento secundário de alta voltagem está em curto com o estojo, assim como uma das saídas do magnétron.

Em diagrama de circuito de microondas Além do transformador de alta tensão, os seguintes elementos estão incluídos:

  • capacitor de alta tensão e diodo;
  • magnetron;
  • interruptores de limite;
  • fusível;
  • motores elétricos: plataformas (gira dentro do gabinete do micro-ondas) e ventilador;
  • unidade de controle.

Em modelos caros, fornos são usados ​​em vez de transformadores. unidades de impulsoter um dispositivo mais complexo, mas com menos peso.

Possíveis falhas do transformador e seus sinais

Verifique se o transformador de microondas deve ser arranjado em caso de mau desempenho deste eletrodoméstico, ou quando ele não funciona de todo. Sintomas dispositivo de transformação como:

  • um zumbido suficientemente forte (ruído) começa a sair do equipamento depois de ligado;
  • os pratos colocados na plataforma não são aquecidos ou expostos a um ligeiro aquecimento;
  • durante a operação, o cheiro de isolamento aceso aparece.

Se tais sinais aparecerem, é melhor não usar o dispositivo antes de repará-lo. Neste último caso, é necessário desconectá-lo da rede imediatamente para evitar quebras ainda maiores.

Deve ser lembrado que ocorrem falhas elétricas durante picos de energia rede de abastecimento.Se este foi o caso, então ao menor indício de um mau funcionamento, você deve proceder ao reparo, durante o qual um defeito de fabricação pode ser encontrado.

As manifestações acima na maioria dos casos são causadas por várias razões:

  • quebra de fio dos enrolamentos primário ou secundário (step-up), ambos ao mesmo tempo (caso raro);
  • um curto-circuito entre os giros em um deles, ou imediatamente em dois;
  • quebra ou curto-circuito no enrolamento do circuito de filamento do magnétron.

 Circuito transformador

O núcleo magnético do transformador consiste em chapas de aço elétricas. Ruído no forno Também pode aparecer como resultado de seu desligamento um do outro - então é necessário mudar o transformador completamente. Mas isso acontece muito raramente e é facilmente determinado visualmente.

A maioria absoluta dos problemas com a operação de um transformador está conectada com seus enrolamentos.

Procedimento Seguro de Verificação

Começando a fazer o auto-teste, você precisa estocar um multímetro (em casos extremos - um indicador bipolar com uma fonte de energia embutida), chaves de fenda com pontas diferentes, um ohmímetro,alicate.

O esquema geral do trabalho seguro é o seguinte:

  • desconecte o dispositivo da fonte de alimentação;
  • desaparafusando os parafusos, remova o invólucro;
  • descarregar o capacitor;
  • do transformador remova cuidadosamente os terminais;
  • verifique seus enrolamentos: se os parâmetros forem normais - configure e procure outras razões;
  • quando um circuito aberto ou um fechamento é encontrado neles, eles substituem o dispositivo;
  • o forno é coletado e testado para seu desempenho.

Se depois de montar o micro-ondas não funcionar, deve procurar mais motivos ou recorrer a testes com a voltagem ligada.

Se, após a remoção do transformador, traços de isolamento são vistos em seus enrolamentos, um forte odor de queimado emana dele, então ele não é mais adequado para uso, e não faz sentido verificar. Neste caso, só ajudará substituição de dispositivo.

 Transformador para microondas

Antes de prosseguir com o exame de um dispositivo de transformação, é necessário certificar-se de que ele recebe energia. Para fazer isso, use um multímetro para verificar a disponibilidade (tendo anteriormente conectado o dispositivo à rede e executando o programa de aquecimento) nos pontos de conexão do enrolamento primário de tensão alternada com um valor de 220 V.Este trabalho é feito com extrema cautela para evitar choque elétrico.

Uma vez que para verificar o transformador você precisará desmontar o forno de microondas, isso pode ser feito somente após desconectá-lo da rede elétrica.

A presença de um capacitor de alta tensão capaz de manter uma carga elétrica, requer descarga antes do trabalho de verificação. Isto é feito simplesmente fechando seus contatos entre si (com uma chave de fenda, alicate) ou no caso quando a tensão é desligada.

Formas de diagnosticar a saúde do dispositivo

A maneira mais simples de verificar a operabilidade de um transformador é substituir um dispositivo existente por um bom.

Método de verificação segura

A maneira mais segura de diagnosticar é verificar a integridade dos enrolamentos do transformador com um multímetro. Todo o processo é realizado sequencialmente. A resistência do enrolamento primário e dois transformadores secundários, desmontados e desconectados são determinados por um instrumento de medição (ajustado em certos limites). Se houver uma quebra na placa será exibido 1.Se o circuito estiver fechado, as indicações para o enrolamento primário (o dispositivo está configurado para 200 ohms) devem estar entre 2 e 4,5 ohms, o filamento - 3,5 a 8 ohms e para o secundário de alta voltagem (o comutador está definido para 2000 ohms) 140 - 350 ohms.

A resistência de saída além dos limites especificados indica a presença de circuito de troca.

Ao realizar medições, é necessário levar em conta a magnitude do seu próprio erros de multímetro. É determinado pelo encurtamento de suas sondas em curto-circuito no limite utilizado. O valor retornado será um erro a ser considerado.

Você pode verificar o transformador no micro-ondas com o dispositivo ou confiar este negócio a profissionais da oficina. O primeiro caso exigirá conhecimento dos fundamentos elementares da engenharia elétrica e da presença de algumas habilidades de trabalho.

Teste de tensão

Quando os resultados das medições correspondem aos indicadores padrão, mas o forno não funciona, a fim de se certificar de que o transformador está funcionando, é necessário verificar suas características operacionais.

Uma opção perigosa é medir as tensões de saída dos enrolamentos secundários. As ações são executadas na seguinte sequência:

  • 220 V são fornecidos ao forno;
  • o testador verifica a voltagem na saída de cada enrolamento: para alta voltagem ele será de cerca de 2 kV, e sua magnitude no filamento será em torno de 3 V.

Além do cumprimento das normas de segurança, este método requer a disponibilidade de equipamentos capazes de medir tensão alternada superior a 2000 V.

 Verificação de enrolamento

É mais seguro usar os seguintes métodos.

  1. Reverse maneira de verificar É conduzido aplicando-se ao enrolamento secundário secundário de 220 V, e na saída do primário deve ser de cerca de 24 V (a taxa média de transformação é assumida como sendo 9,1).
  2. Você pode alimentar a bobina primária com uma tensão de 12 V (de um transformador de baixa tensão ou fonte de alimentação), então o secundário deve ser de aproximadamente 109 V.
  3. Além disso, o circuito entre as voltas está presente se o dispositivo do transformador for aquecido em marcha lenta.
  4. Se ele aquece quando há uma carga nos circuitos secundários, e depois que ele é desconectado, ele cessa, então o motivo deve ser procurado de acordo com o esquema.

A escolha do método de teste na casa de um transformador de microondas depende de qualificações pessoais, conhecimentos e habilidades e das ferramentas disponíveis.A opção mais segura - a discagem usual para identificar a integridade das correntes ou a presença de quebras. O uso de uma tensão de 220 V durante a determinação do desempenho de um dispositivo requer conformidade com medidas de segurança elétrica. Quando há incerteza sobre as próprias capacidades, é melhor procurar a ajuda de profissionais.

Comentários: 0
Continuando o tema:
Classificações

Os melhores modelos de fornos microondas: a classificação atual de 2017. Comparação de fornos de microondas de diferentes fabricantes, levando em consideração as capacidades técnicas, custo e qualidade. Os modelos mais populares, seus prós e contras.

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música