Como escolher uma barra de som de qualidade
Soundbars se espalharam não muito tempo atrás, mas já conseguiram ganhar popularidade e ardentemente se apaixonar por fãs leais de som de alta qualidade. Como regra geral, aqueles que querem tornar o som da TV mais potente e surround sem comprar um home theater estão dispostos a comprar uma soundbar. Apesar do fato de que o dispositivo em si não é muito difícil, a escolha muitas vezes confunde, especialmente aqueles que compram a barra de som pela primeira vez. Se você decidir equipar sua TV com um painel de som e se perder na diversidade da faixa, confira nossas recomendações.
Conteúdo
Principais recursos
Se você está se perguntando como escolher uma barra de som, provavelmente está familiarizado com as propriedades básicas deste dispositivo.A palavra "SoundBar" na tradução do Inglês significa "barra de som", e se literalmente - "barra de som". Isto não é surpreendente: a aparência do corpo do Sanudbara se assemelha barra oblonga alongada com um subwoofer (ou sem ele). Uma barra de som é uma coisa bastante compacta que se tornará um elemento de um interior moderno, sem ocupar muito espaço. Normalmente, ele é colocado sob a TV, reproduzindo som de alta qualidade enquanto assiste a seus filmes e programas de TV favoritos.
Os primeiros projetores de som (também são soundbars) apareceram em 1998 e foram apresentados pelo fabricante Altec Lansing. Mesmo assim, pareciam um sistema estéreo acústico fechado, embora o subwoofer fosse adquirido separadamente. Os alto falantes estavam localizados na superfície frontal e, devido à interferência das ondas sonoras, criavam o efeito de som espacial e profundo. As barras de som se tornaram a melhor opção, combinando excelente qualidade de imagem e som surround, o que aprimora apenas os efeitos visuais e de áudio. Afinal, para comprar um home theater de verdade, você precisa gastar muito dinheiro. Além disso, esse sistema ocupa muito espaço e requer uma instalação e instalação longas.
Hoje no mercado de eletrônicos existem muitos tipos de soundbars. Todos eles possuem diferentes características, design, funções, propósitos diferentes, suporte para formatos de mídia, tipo de conexão e equipamentos. Abaixo, nós consideramos brevemente os diferentes tipos de painéis de som, porque a escolha da barra de som em casa depende principalmente de suas características técnicas e propósito.
Tipos de soundbars
A primeira classificação de dispositivos: pelo método de conexão para sua tv:
- Diretamente para a TV. Esses painéis de som são chamados de barras de som de tipo ativo.
- Conectando-se através de um receptor AV, estas são barras sonoras do tipo passivo.
O primeiro método de conexão, claro, muito mais fácil. Além disso, as barras de som ativas sistema prontoonde todos os componentes necessários são incorporados: alto-falantes, processador digital e amplificadores de som diretos. Mas, na opinião da maioria dos compradores, apenas os dispositivos do tipo passivo são capazes de fornecer a reprodução de som da mais alta qualidade. Eles não estão equipados com um processador digital.
A vantagem dos painéis de tipo passivo é queque neste caso você pode usar seu receptor ou amplificador externo para conectar-se e experimentar as configurações a seu próprio critério, combine com o subwoofer como você gostaria.
Segunda classificação: por finalidade e conjunto de funções. Como você sabe, os primeiros sistemas acústicos assumiram a expansão das capacidades de som de um aparelho de televisão e foram adquiridos pelos consumidores exclusivamente para uma finalidade. Mas os tempos estão mudando rapidamente, e os fabricantes modernos equipam a tecnologia com novos recursos e chips, tornando os dispositivos realmente multifuncionais. Assim, os modelos mais recentes geralmente interagem perfeitamente com cartões de memória e discos, vêm com Wi-Fi embutido, executam funções Smart-TV, sincronizam via Bluetooth e trabalham em conjunto com smartphones e outros dispositivos. Em geral, barras de som podem ser divididas em três categorias:
- Substituição padrão do sistema de alto-falantes da TV.
- O componente acústico de um home theater em um pacote compacto com som surround de alta qualidade.
- Sistema de alto-falante multifuncional, com o qual você pode ouvir música, reproduzindo-a de diferentes fontes.
Os principais critérios ao escolher uma barra de som
Ao comprar uma barra de som, preste atenção às seguintes características:
Som multi-canal: a favor ou contra
Qualquer número de componentes dinâmicos equipados com amplificadores especiais pode ser colocado em uma pequena caixa de barra de som. Como resultado, a barra de som, tecnicamente permanecendo em um ponto, é capaz de fornecer qualquer distribuição de fontes. Pode parecer para nós que o som está se movendo - se aproximando ou se afastando - dependendo do que a imagem nos mostra.
Em quantos canais o design da barra de som fornece, depende do seu custo final.
Os mais simples e mais baratos são os modelos. com dois canais: eles têm a capacidade de decodificar a tecnologia de áudio multi-canal Dolby Digital / DTS. Opção bastante aceitável pode ser considerada e barra de som de três canais. Versões mais avançadas estão equipadas com cinco e sete canais. Eles usam tecnologia DSP e correção para a sala ou uma combinação desses processos para a formação do som espacial.
Disponibilidade do subwoofer
É de alta qualidade e graves poderosos, como regra, criam um som acústico espetacular.Uma barra de som com um subwoofer é objeto de debate freqüente entre os amantes de áudio. Muitos argumentam que, para a formação de excelente alto-falante de som com baixas frequências não é necessário. Além disso, alguns fabricantes começaram a usar a tecnologia da Atlantic Tech H-PAS, que melhora significativamente o granizo de baixa frequência de alto-falantes de pequeno porte.
Existem modelos com um subwoofer integrado - lembre-se de que as dimensões do painel em si aumentam significativamente.
No entanto, se considerarmos o alcance da eletrônica, a preferência é dada aos modelos com um subwoofer adicional, na maioria das vezes sem fio. Os subs sem fio são conectados ao corpo principal do dispositivo usando várias tecnologias, como o Bluetooth. Em qualquer caso, uma barra de som com um subwoofer sem fio tradicional ou moderno é simplesmente necessária se você for um verdadeiro conhecedor de graves de alta qualidade ao reproduzir filmes ou músicas.
Fontes de Conexão
Se você estiver usando tipos de dispositivos ativos (ou seja, conectados diretamente), determine as informações de que fontes você vai se reproduzir. O tipo e o número de conectores na barra de som dependem disso.As combinações de conectores podem variar dependendo do tipo, do fabricante e do custo: entrada e saída de áudio digital, dois coaxiais e mini-jack ótico e coaxial.
Para sincronizar com smartphones, é melhor usar barras de som equipadas com portas USB, bem como Bluetooth e outros tipos de conectividade sem fio.
Modelos modernos em quase todos os lugares usam a tecnologia Bluetooth em conjunto com vários dispositivos e dispositivos portáteis.
Gestão
A barra de som pode ser controlada de várias maneiras: por botões mecânicos ou de toque no gabinete, usando o controle remoto e até mesmo um telefone celular. O mais comum é o gerenciamento usando o controle remoto. Você pode ajustar o volume do satélite, subwoofer, alterar as configurações do equalizador, sintonizador de FM, ligar e desligar o dispositivo.
Dimensões
Não é o mais importante, mas também um critério importante. A barra de som não deve ocupar muito espaço e chamar atenção para si mesma. É melhor que seja compactamente colocado diretamente. sob o corpo da TV. Em termos de design, na maioria dos casos, as barras de som não diferem muito na aparência,embora existam cores e formas diferentes - tente encaixar corretamente no estilo do seu interior.
Recursos adicionais
Unidade óptica, suporte a Blu-ray não é o mais obrigatório, mas ainda recursos muito úteis se você quiser ir além do sistema de alto-falante normal conectado à TV.
Disponibilidade de Wi-Fi e suporte para Smart-TV, um dispositivo com karaokê. A integração na rede via Wi-Fi significa a capacidade de conectar dispositivos DLNA e fornecer a função Smart TV. Para a maioria dos modelos de TV modernos, isso não é totalmente relevante, mas se o seu dispositivo não estiver equipado com recursos tão amplos, você poderá “atualizá-lo” facilmente com a ajuda da mesma barra de som.
Conclusão
Dispositivos como soundbars estão ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. Claro, eles não são capazes de substituir um sistema de alto-falante de pleno direito. Mas se houver o desejo de reproduzir som de alta qualidade, para obter o máximo efeito espacial ao assistir filmes e programas de TV, a resposta é uma: escolha uma barra de som e, de preferência, um subwoofer. Atualmente, um grande número de vários modelos de diferentes fabricantes estão sendo produzidos, a faixa de preço também é impressionante.Preste atenção aos principais pontos mencionados acima, e então será muito mais fácil para você decidir sobre a escolha da tecnologia. Tenha uma boa compra!