Os princípios básicos de selecionar um subwoofer em um home theater
É difícil imaginar o moderno cinema em casa sem subwoofer. É ele quem entrega ao espectador trovão poderoso, sons assustadores de tiros, o rugido de uma motocicleta. Se esse intervalo de sons não for realista, o efeito de presença é perdido quando se assiste a um blockbuster. Um subwoofer de cinema em casa afeta a reprodução de graves profundos e dramáticos.
Conteúdo
Funções do subwoofer
O subwoofer resolve o problema de cortar o espectro de baixa freqüência do sinal de entrada que vai para os alto-falantes. Isso os libera da sobrecarga de graves e a imagem de reprodução acústica se torna mais realista e volumosa. Combinações de som separadas, como, digamos, o som da bateria, são reproduzidas no home theater. subwoofer ativo.
Em princípio, os subwoofers são uma coleção de alto-falantes individuais, cuja finalidade é reproduzir sons exclusivamente de baixa freqüência.
A família de sabs é muito grande e, consequentemente, surge o problema de escolher um dispositivo para um home theater particular. Ao otimizar é necessário entender as diferenças estruturais na linha de subwoofers. Três tipos são mais amplamente representados:
- inversor de fase;
- tira;
- fechado
Descreva resumidamente todos os tipos, pois os recursos de design do gabinete geralmente determinam a acústica do sistema.
Escolhendo uma variedade de acústica
Quando a cabeça dinâmica é isolada em um gabinete separado, esse design é chamado de fechado. Vantagens desta solução:
- simplicidade construtiva;
- a superfície de saída não apresenta "vazamentos";
- atraso mínimo do sinal.
Subs do tipo fechado reproduzem os graves mais intensos e profundos. No entanto, tocar um baixo profundo requer uma quantidade significativa de corpo. Tais subwoofers são geralmente volumosos e pesados. Há também opções de pequeno porte, mas elas são extremamente caras.
Subwoofers tipo de inversor de fase Consiste em um caso com um alto-falante principal dentro.Uma abertura especialmente planejada é feita em uma parede do alojamento. O som grave deste design e mais alto e mais poderoso. O sistema de oscilação acústica funciona de acordo com leis físicas complexas e requer cálculos matemáticos.
A desvantagem desta decisão é uma grande exigencia para ajuste finocaso contrário, haverá séria distorção.
A combinação das opções acima cria um conceito subwoofer de banda. Isso é quase um filtro elementar de passagem de banda. O caso de tal subwoofer é montado a partir de dois compartimentos, um dos quais é um inversor de fase, e o outro é uma caixa de surdos. Graças a esta solução, a pressão sonora é significativamente aumentada, mas a faixa de frequência é reduzida. O som de saída é extremamente poderoso, mas mesmo um pequeno erro no ajuste restringe ainda mais a faixa de freqüência.
Assim, é óbvio que a escolha do melhor subwoofer é extremamente difícil. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, e a decisão final depende das condições específicas. Por exemplo, os projetos de reflexo de baixo são famosos por seu excelente desempenho, enquanto os fechados são usados para reproduzir graves profundos.
Mas há outra separação clássica desses dispositivos de acordo com os seguintes parâmetros:
- com a presença de um amplificador embutido (ativo);
- sem amplificador embutido (passivo).
A escolha entre subwoofer ativo e passivo
Abaixo subwoofer ativo significa um dispositivo com um amplificador incorporado em sua embalagem. Quando devidamente sintonizado, garante um alto nível de sinal sem distorção, graças a uma redução na carga dos alto-falantes principais quando o baixo é tocado.
Se o amplificador está faltando, então estamos lidando com opção passiva. É muito mais barato, mas o proprietário será forçado a se envolver em um ajuste meticuloso de combinar o subwoofer com outros componentes do sistema de alto-falantes - em colunas. Ativo sub mais caro, então a escolha entre os tipos de dispositivos, muitas vezes encontra-se no plano financeiro.
Subwoofer ativo mostra bem suas qualidades em grandes salas.
Tamanhos e poder
O tamanho do subwoofer é excepcionalmente grande e, em geral, eles parecem incômodos. Tentativas de desmontar a coluna de forma independente e reduzir seu tamanho levam a resultados desastrosos. Não há sabs pequenos com graves bons e poderosos, é impossível levar em conta as leis da física. A diminuição do volume em relação ao tamanho da cabeça afeta significativamente o coeficiente de distorção não-linear.Então você tem que aceitar a ideia de que um subwoofer de qualidade é necessariamente volumoso.
Existe uma pequena quantidade sabs compactosonde os problemas de distorção tentando lidar com eletrônica e preenchendo o caso com materiais especiais. Mas essas opções são muito caras.
Por potência, o subwoofer deve ser escolhido em proporção direta ao tamanho da sala. A regra básica é: quanto maior o alto-falante, mais profundo será o baixo.
As ondas sonoras de baixa frequência divergem uniformemente em todas as direções. Por conseguinte, as possibilidades de colocação do subwoofer são infinitas. A localização do dispositivo é selecionada pelo ouvido processo de instalação. Em um home theater simples, um sub é usado, mas efeitos reais reais são obtidos apenas com dois subwoofers. Em qualquer caso, o princípio da simetria da colocação acústica deve ser preservado.
Não há diversidade no desempenho externo desses dispositivos. Eles são posicionados de maneira estável em um estojo em forma de cubo ou próximo a ele. É necessário muito esforço para encontrar algo fora do comum em forma. Como regra geral, os especialistas que podem desmontar o corpo podem modificá-lo.As cores são dominadas por tons preto e branco ou estrutura de madeira.
Baixo de qualidade para o carro
Um entusiasta de carros e uma noite de música gourmet nunca vai desistir da instalação subwoofer no carro. Especialmente se você fizer um bom isolamento acústico da cabine. Mas antes de desmontar a máquina com suas próprias mãos para instalar um subwoofer, você deve considerar cuidadosamente os locais estreitos deste design. Primeiro, você precisa de um amplificador, o rádio não balança o subwoofer. Em segundo lugar, tais acústicas são projetadas para condições de “estufa”. Em um carro, a temperatura e a umidade mudam ao longo de todo o ano, e o sistema acústico pode facilmente quebrar.
Antes de instalar o sub, você precisa desmontar-se e fortalecê-lo um pouco. Você pode eliminar vários transistores poderosos, reduzindo assim o consumo. Você também precisa desmontar o painel traseiro do carro para instalar os alto-falantes e resolver o problema de escolher entre dispositivos ativos e passivos.
A configuração do subwoofer deve ser feita por especialistas, pois o espaço no carro é extremamente limitado. Os custos financeiros do acordo são grandes o suficiente, e se você gastar 20 minutos em um carro por dia, deve considerar se um retrabalho tão caro é necessário.
Nós selecionamos um subwoofer
Supor todos os elementos do home theater já comprado, você precisa selecionar apenas o sub. Que tipo de caso é adequado? Como, em casa, não é necessário um grande volume, a opção de inversor de fase de graves desaparece. A faixa sub soa em um intervalo bastante limitado e seu custo é bastante grande.
O esquema mais adequado é um recinto fechado. Tal dispositivo reproduz um baixo rico e não é muito suscetível a condições externas.
Se você comprar um subwoofer para home theater, então você pode seguramente assumir que não há pré-amplificador nele. Neste caso, é razoável fazer uma escolha em favor de um subwoofer ativo. O poder do dispositivo deve estar em harmonia com o poder dos alto-falantes frontais.
Quando o subwoofer está localizado longe do amplificador, é inconveniente puxar o cabo e a perda deve ser levada em conta. A situação será capaz de se conectar sistema sem fio. Agora existem conjuntos de adaptadores sem fio e, em seguida, você pode aproveitar totalmente o ruído de efeitos sonoros, sem medo de tropeçar no cabo.