Qual é a diferença entre impressora jato de tinta e laser?
Muitas vezes, antes de comprar uma impressora universal, muitas pessoas começam a ficar confusas em uma grande variedade de tecnologias, sem saber exatamente qual modelo e com que oportunidades devem escolher. Não é de admirar: o mercado atual de dispositivos de impressão oferece um grande número de impressoras com diferentes funções e tecnologias de impressão. Estudando todos os tipos de modelos, é provável que você se pergunte: qual impressora é melhor, laser ou jato de tinta? Para começar, recomendamos entender o princípio de operação desses dispositivos e descobrir todas as vantagens e desvantagens de ambas as tecnologias.
Conteúdo
Nós decidimos sobre a escolha
As pessoas compram uma impressora ou MFP para fins diferentes. Fotógrafos profissionais preferem modelos para impressão fotográfica de alta qualidade, o mesmo vale para laboratórios fotográficos, estúdios de fotografia e agências de design. As impressoras de escritório são compradas pelos gerentes com base em seus critérios - as capacidades dos cartuchos, a disponibilidade da função do CISS, a velocidade de impressão. Mas a maioria dos compradores escolhe impressora universal. É importante para eles que o dispositivo combine as principais funções: imprimir arquivos de texto, documentos, fotos de vários formatos e qualidades.
Se tudo estiver extremamente claro com uma impressora para tarefas estreitas (afinal, a escolha é feita com base em um critério específico), o modelo universal que corresponde a todos os parâmetros terá que ser pesquisado. Você pode certamente prestar atenção ao final dispositivos multifuncionais, mas eles são caros, e a copiadora com um scanner pode não ser útil para você. No entanto, aconselhamos determinar exatamente o que você precisará de uma impressora para:
- para a casa - impressão de documentos, arquivos de texto, livros, revistas;
- necessidades de escritório;
- impressão fotográfica (amadora ou profissional);
- para estudo (listagem de trabalhos de diploma e termo, ensaios, listas de verificação, notas, etc.).
Os objetivos da compra são mais ou menos claros? Então escolhemos a tecnologia de impressão apropriada, pesando cuidadosamente todos os prós e contras.
Como as impressoras a jato de tinta funcionam
A impressão a jato de tinta é considerada a mais comum no mundo. Ao mesmo tempo, as impressoras jato de tinta pressionavam visivelmente a matriz. Além disso, é com impressoras a jato de tinta que a impressão em cores e a impressão fotográfica "sem sair de casa" entraram firmemente em nossas vidas diárias. É mais barato, mais prático e mais conveniente.
Como eles funcionam? Se nos dispositivos de matriz tradicional a imagem foi aplicada metodicamente à fita de tinta usando as melhores agulhas, aqui o princípio de operação é ligeiramente diferente. Para obter uma imagem finalizada, as impressoras jato de tinta possuem elementos especiais chamados bico (ou bocal). Estes são pequenos buracos que são extremamente difíceis de ver a olho nu. Eles estão localizados diretamente no cabeçote de impressão da impressora, onde o tanque de tinta também está localizado. É através dos bicos no papel que a tinta é transferida. Cada gota de tinta de tinta tem um volume de apenas alguns picolitros.O diâmetro dos bicos e, consequentemente, a queda de cor, é insignificante, comparável à espessura de um cabelo humano! Tente colocar uma imagem impressa em uma impressora a jato de tinta sob um microscópio, e você notará que ela é composta de um grande número de pequenos pontos.
O número de bicos pode ser diferente - de 12 a 256 peças, tudo depende da finalidade e classe do modelo da impressora, bem como do fabricante.
Sob os buracos (bicos) existem pequenas cavidades, onde as gotas de tinta do tanque principal vão. A tinta é extrudada usando dois métodos.
- Piezoelétrico. É muito simples: acima do bocal há um piezocristal especial, que é fornecido com corrente elétrica. Depois de fornecer a corrente, o elemento piezoelétrico começa a mudar sua posição, é estendido ou prolongado. Como resultado, a pressão na área ao redor do bocal aumenta, o que leva à formação de uma gota. Uma gota de tinta sob pressão é empurrada para a superfície do papel. A tecnologia piezoelétrica é mais econômica e é caracterizada por um alto grau de confiabilidade.
- Térmica. Em impressoras a jato de tinta, onde o método térmico de formação de uma gota é usado, o dispositivo do bico é um pouco diferente.Há um elemento de aquecimento muito pequeno, capaz de aquecer a temperaturas máximas (100 °) sob a influência de uma corrente elétrica. Altas temperaturas promovem a formação de bolhas de gás diretamente na tinta. Essas mesmas bolhas empurram as gotas de tinta através dos bicos para o papel. O método térmico é conveniente e eficiente, a velocidade de impressão e o desempenho da impressora são ao mesmo tempo excelentes. No entanto, devido ao aquecimento a altas temperaturas, a cabeça de impressão geralmente falha rapidamente e toda a impressora precisa ser reparada.
Existe duas opções de armazenamento de tinta na impressora jato de tinta.
- O frasco de tinta está localizado diretamente dentro da cabeça de impressão do dispositivo. Então, se for necessário substituir o cartucho com tinta, eu mudo a cabeça inteira.
- Tanque de armazenamento de tinta removível separado. A cabeça de impressão da impressora é enriquecida com tinta através de uma espécie de "rede capilar".
Como funcionam as impressoras a laser
A impressão a laser pode ser tanto em cores quanto em preto e branco. Tintura - toner - lembra em sua composição não tintas líquidas, mas em pó. Um elemento-chave no design de uma impressora a laser é fotodrum fotossensível. Parece um cilindro de metal com um revestimento semicondutor. Um semicondutor é sensível à luz, e é nessa propriedade que se baseia todo o princípio de operação de um dispositivo a laser.
O tambor tem uma carga positiva ou negativa. A carga depende coronador - fio de tungstênio com chapeamento de ouro ou platina. Sob a influência da corrente, surge uma carga elétrica, formando um campo eletromagnético, que é refletido no fotodrum. Em vez de um coronador, um dispositivo que cria um campo eletromagnético pode servir eixo de carregamento. Parece uma haste de metal, coberta com excelentes condutores - por exemplo, borracha ou espuma de borracha.
Em seguida, o algoritmo da impressora a laser próxima.
- Graças ao laser e ao sistema óptico dos espelhos, a imagem é exposta sequencialmente. Primeiro de tudo, o raio laser atinge um certo ponto.
- Na área onde o laser bate, a carga muda (torna-se oposta à carga do fotodrum fotossensível).
- Pontos estão começando a formar uma imagem invisível.
- O eixo magnético contata o fotodrum: uma determinada quantidade de toner (ou matéria corante) é retirada.
- O toner é anexado às áreas carregadas do tambor, o descarregado permanece vazio.
- Sob o papel do tambor é colocado. Após um período de tempo, uma aplicação suave de toner começa na superfície do papel.
- Após a aplicação inicial do toner, o papel é enviado para o “forno térmico” da impressora, onde ele aquece a altas temperaturas (aproximadamente 200 °).
- O toner é fixado no papel devido à temperatura e pressão máximas no forno.
- Em seguida, a folha com o toner pressionado e a imagem final saem da seção térmica e vão para uma bandeja especial.
- Se a impressão não for monocromática, mas colorida, esse processo será repetido quatro vezes (ou seja, o toner de quatro cores já estará aplicado).
Jato de Tinta vs. Laser: Prós e Contras
Então, uma impressora laser ou jato de tinta? Ambos têm seus lados positivos e negativos. Vamos comparar os dois tipos por vários critérios básicos para entender a diferença e descobrir qual é a melhor.
Especificações de preço
Se você comparar o custo de uma impressora jato de tinta e laser,então a resposta será óbvia: até mesmo um “struzynik” de alta qualidade com um monte de oportunidades será mais barato do que uma impressora a laser média. No entanto, nem tudo é tão cor de rosa. O fato é que a manutenção de uma impressora a jato de tinta custará uma boa soma. Você terá que comprar regularmente um conjunto de cartuchos, e o custo de um conjunto padrão de cartuchos de tinta em um ano ou dois excederá o custo inicial da própria impressora.
O custo de uma impressão em uma impressora a laser é muito mais barato.
Outro ponto importante: os modelos de jato de tinta são muito exigindo a qualidade do papel carregado. Para que uma impressão (por exemplo, um documento ou uma foto) seja tão nítida e colorida quanto possível, você terá que usar o melhor papel de grau, o que também levará às próximas despesas. Os “Lazerniki” não são tão sensíveis à qualidade dos suportes de papel e conseguem realizar todo o seu potencial de impressão nos papéis mais comuns do escritório.
Qualidade de impressão
A diferença entre a qualidade de impressão de ambos os tipos de impressoras não é muito clara. No entanto, é considerado. que o “jato de tinta” imprime texto, fotos, banners, etiquetas, cartões postais, etc. igualmente em alta qualidade e alta resolução.Mas a impressão de fotos em impressoras a laser é implementada muito pior: o toner colorido é pior aplicado à superfície e, como resultado, as imagens não são tão saturadas e suculentas. Em geral renderização de cores é coxo. Mas a vantagem inquestionável de um dispositivo a laser é a excelente estabilidade das imagens impressas à luz e à água. O laser também imprime documentos de texto em excelente qualidade em alta velocidade.
Velocidade de impressão
Por este critério, a comparação é claramente a favor das impressoras a laser. O laser da classe média imprime cerca de 15 páginas em um minuto. A velocidade do "jet" depende de vários fatores: modo, volume de impressão, resolução. Se você deseja imprimir um documento de texto em excelente qualidade ou uma foto em resolução máxima, a velocidade de uma impressora a jato de tinta é bastante baixa. Além disso, o dispositivo a laser é projetado para mais impressões e menos freqüentes alterações de consumíveis.
Consumíveis e recarga de cartuchos
Os principais consumíveis para dispositivos a laser são toner. Cartucho de toner em pó É recarregado com a força de três ou quatro vezes, após o que é recomendado para mudar o tambor inteiro.O óbvio do toner é que ele é tóxico e, durante a operação, também libera ozônio na atmosfera. O toner é normalmente reabastecido por especialistas, portanto, em caso de esgotamento do próximo toner, você terá que ir à loja ou ao centro de serviço para um novo ou para reenchimento.
Impressoras jato de tinta, por sua vez, funcionam cartuchos de tinta. Eles são fáceis de comprar e reabastecer. No entanto, o processo de enchimento em si é bastante sombrio: seringas, latas de tinta e numerosas manchas de tinta. Dado não o maior volume do cartucho, será necessário repetir o procedimento com bastante frequência. A melhor opção é um sistema de fornecimento contínuo de tinta. Sua principal vantagem é o baixo custo das impressões e um enorme recurso de tinta sem a necessidade de adquirir cartuchos.
A Epson implementou a função do CISS na forma de tanques de tinta incorporados no design. Os tanques de tinta são muito mais baratos que os cartuchos substituíveis, têm um grande recurso, são convenientes de usar e não mancham as mãos com tinta.
Simpatia ambiental
Ao perguntar qual impressora comprar, laser ou jato de tinta, pense em um aspecto tão importante quanto a compatibilidade com o meio ambiente.O fato é que os elementos de aquecimento no dispositivo de laser interagem com o toner quando a corrente é aplicada. O toner, como referido acima, é tóxico e é indesejável inalar as suas micropartículas. Também durante a impressão de "lazer" ozônio é liberado em quantidades consideráveis, o que afeta negativamente o meio ambiente.
Oportunidades
Se você precisar de uma impressora com funções universais, você deseja imprimir documentos para estudo ou necessidades domésticas (sites de impressão, documentos de termo, resumos, documentos) e não está pronto para gastar muito dinheiro, em seguida, escolha uma impressora jato de tinta. Com uma carga pequena, você não gastará muito dinheiro, mas o dispositivo durará muito tempo e ficará satisfeito com a qualidade e a estabilidade do trabalho. Além disso, o "jato" é bem manifestado na impressão de fotos. Impressora jato de tinta de alta qualidade imprime fotos coloridas perfeitamente em alta resolução, transmitindo detalhes e cores ricas ao máximo. É claro que os cartuchos coloridos terão que ser trocados com bastante frequência, mas isso vai pagar mais do que a excelente qualidade da reprodução de cores das imagens. Modelos a laser, infelizmente, não são tão bons nisso. Além disso, os dispositivos de jato de tinta permitem imprimir em várias mídias, sejam rolos, banners,envelopes e etiquetas. O que não é um motivo para abrir um laboratório de fotografia em casa?
Resumo: impressora jato de tinta é ideal tanto em casa como no escritório. A cor profissional "jet" será completamente indispensável no estúdio de fotografia.
Impressora monocromática a laser útil no escritório ou em casa. Tudo aqui é ideal para as necessidades de escritório padrão: impressão de alta velocidade para obter uma pilha farta de papéis com documentos, contratos, pedidos, livros e trabalhos de pesquisa. Capacidade de imprimir grandes volumes e operação estável do dispositivo. Também parece atraente recorde de baixo custo por impressão. Depois de preencher um cartucho uma vez, você pode imprimir um grande número de folhas com excelente qualidade.
Resumo: o funcionamento do laser a preto e branco e a cores é mais justificado no espaço do escritório do que em casa. Imprime fotos muito medíocres e a manutenção e o custo da própria impressora são bastante altos.
Então, uma impressora laser ou jato de tinta? Como você pode ver, não há uma resposta definitiva para essa questão. Descobrimos como essas tecnologias de impressão são diferentes umas das outras e descobrimos algumas das nuances. Ambos os tipos de dispositivos têm seus prós e contras.Você só terá que decidir com que finalidade a técnica de impressão será usada e, tendo analisado todos os prós e contras, escolha a opção ideal.