Fazendo uma antena para um centro de música faça você mesmo
Parece, o que poderia ser mais simples do que uma antena para um centro de música regular? Usá-lo é fácil: basta ligar o aparelho, pegar as estações de rádio necessárias e curtir sua música favorita. À primeira vista, do jeito que é, mas, como é frequentemente o caso, há também uma desvantagem. Vamos tentar entender os recursos dos dispositivos receptores de FM e descobrir por que às vezes é melhor fazer uma antena com suas próprias mãos.
Quais são as antenas
No caso de antenas padrão para caixas de som e centros de música, tudo é mais ou menos claro. Na maioria das vezes, este é o usual hastes de metal dobráveis de design retrátil. Em casos raros, quando a antena padrão não funciona, é possível usar amplificadores de sinal adicionais.
Portanto, existem antenas do tipo direcional e não direcional. Convencionalmente, eles podem ser divididos em:
- Unidades de disco (uma placa familiar que muitas vezes pode ser vista em casas particulares, como regra, esses aparelhos captam a transmissão por satélite).
- Haste-like (pino), tipo arredondado (haste comum, que é dada a forma de um círculo) e linhas retas.
- Arame (na maioria das vezes é dobra de arame, que pode ser dado qualquer forma e fixo nesta posição).
As formas e tamanhos das antenas não são limitadas, você pode encontrar as soluções mais ambiciosas do mercado, apenas a qualidade do som depende não só da sua aparência, mas também das características do próprio centro de música. Nem todo microssistema pode desbloquear totalmente as capacidades de uma antena receptora, e isso muitas vezes se torna a razão pela qual muitos preferem experimentar esses dispositivos.
Vamos nos deter sobre como melhorar o sinal de rádio com as próprias mãos, sem recorrer a investimentos financeiros.
Antena caseira
Qualquer um pode fazer isso, para isso precisamos de várias ferramentas simples que estão disponíveis em todas as casas:
- Um pedaço de fio de cobre.
- Faca de cozinha comum.
- Alicate
Note que não em todas as regiões do nosso país o sinal FM cobre de forma estável todo o território.Em alguns locais remotos, a antena interna habitual do centro de música não é suficiente. Nesse caso, os proprietários dos dispositivos estão começando a tentar fortalecer o sinal por conta própria. Na maioria das vezes, você pode ver como uma antena fm comum embrulhado em arame. Em outros casos, esse fio é retirado da janela (por exemplo, para a janela aberta), na esperança de que isso de alguma forma amplifique o sinal. De fato, muitas vezes essa prática ajuda, e o rádio ainda consegue captar.
Então, vamos dar uma olhada em como fazer um amplificador de antena regular com suas próprias mãos. Isso é feito em etapas:
- Pegue um pedaço de fio de cobre.
- Meça o comprimento que você precisa e corte com alicates ou pinças.
- Agora retire o pedaço de arame com uma faca normal.
- Então você deve enrolar com segurança o fio limpo na antena existente e tentar capturar o sinal.
Se melhorias significativas não tiverem acontecido, você deve prestar atenção no verso do centro de música. Na área onde os conectores para plugues estão localizados, muitas vezes há uma chamada entrada para antenas adicionais. Alguns conseguem reforçar o sinal inserindo um fio nesse soquete, mas é importante notar que essa prática pode levar a uma operação instável do dispositivo como um todo e, às vezes, a falhas.Além disso, a eficácia deste método é muito duvidosa.
Caso o ganho do dispositivo não ajude, você pode tentar coletar antena de haste. É altamente direcional, além disso, mais resistente à interferência urbana. Na maioria das vezes, é feito a partir da antiga antena de televisão já existente, dado que algumas frequências de transmissão mudaram ou até mudaram para a transmissão online ou via satélite.
Uma antena chicote direcional consiste de um elemento de potência (boom), dois direcionadores passivos, um vibrador de loop e um refletor. Seu tamanho depende do intervalo em que o sinal é recebido.
Para fazer você mesmo, você precisa:
- Proteja a estrutura de energia do lado de fora do prédio.
- Conecte o fio no soquete correspondente do centro de música (para sua fabricação, você precisará de um plugue para o soquete correspondente e a capacidade de trabalhar com um ferro de solda).
- Procure por estações de rádio.
Claro, existem opções para antenas caseiras com um algoritmo de fabricação mais complexo, mas elas exigirão muito mais habilidade e tempo para montar.Antenas de fio e chicote são as opções mais fáceis e acessíveis para qualquer usuário, caso você precise melhorar o sinal com meios improvisados.
Características especiais
Não se esqueça que o sinal tende a deteriorar-se e por vezes desaparece completamente à noite, dependendo também das condições meteorológicas. Por exemplo, na chuva, neve ou vento forte. No entanto, deve-se notar que, se houver um sinal, a antena chicote garantirá sua transmissão de alta qualidade. Além disso, nem todos os aparelhos de som são capazes de hardware para melhorar a recepção do sinal. Em particular, este problema é observado modelos baratosonde, independentemente de qual antena esteja conectada ao sistema, não há alterações no nível de recepção do sinal.
Em casos raros (como um experimento), os usuários estão tentando obter uma melhor recepção conectando o plugue de uma antena comum de TV em uma tomada de FM. Não vale a pena fazer isso de forma alguma, nem sempre ajuda, na maioria das vezes é possível ter problemas com curtos-circuitos e surtos de energia.
Não esqueça que:
- A presença de recepção confiável só é possível em condições de direcionalidade para a fonte do sinal.
- À noite e à noite, o sinal é significativamente enfraquecido devido à ausência ou redução da recepção de longa distância.
Uma antena para qualquer centro de música pode ser feita à mão e, mais importante, seguir cuidadosamente as instruções e mostrar paciência.