Como usar a exposição na câmera

Para aprender a tornar a beleza clara e atraente com uma câmera com configurações de gravação semi-automática ou manual, você precisa entender os fundamentos do processo fotográfico. A principal preocupação de um bom fotógrafo é escolher a exposição correta, caso contrário, belas fotos não funcionarão. Três parâmetros de exposição interconectados nas mãos de um fotógrafo experiente transformam-se em ferramentas artísticas eficazes.

Qual é a exposição

O conceito de exposição em uma câmera significa a quantidade de luz que incide sobre um elemento sensível (matriz) no momento do disparo. A clareza e o brilho dos objetos na fotografia dependem dos valores corretamente definidos dos parâmetros de fotografia.

Se não houver luz suficiente na matriz, a foto será escurecida. Neste caso, eles dizem que a exposição foi escolhida pequena. Com uma grande quantidade de fluxo luminoso, pelo contrário, a imagem é muito leve. Então eles falam sobre a escolha de um valor excessivamente grande. Em ambos os casos, faltam meios-tons nas imagens, a qualidade de tais fotografias é afetada.

O equipamento fotográfico digital moderno está equipado com vários modos automáticos e ajuste de exposição manual. Para usuários iniciantes, é importante entender os princípios de ajuste manual, aprender como usar um histograma, o que deixa claro quão uniformemente a luz é distribuída sobre o quadro.

Interconexão de parâmetros

Os parâmetros de disparo na câmera são ajustados em três direções interdependentes: abertura, velocidade do obturador e sensibilidade (ISO). É importante para um fotógrafo entender a inter-relação desses valores exibidos em uma câmera, sua influência sobre os outros.

  1. Abertura é uma "pupila" mecanicamente ajustável da lente e é responsável pela intensidade do fornecimento de luz. Através de um valor diferente deste parâmetro, você pode alterar a intensidade do fluxo de luz que incide sobre a matriz da câmera.
  2. Exposição caracteriza o intervalo de tempo do efeito da luz na matriz com o obturador aberto. A imagem é mais brilhante com velocidades mais longas do obturador.
  3. Valor ISO determina o grau de susceptibilidade dos elementos da matriz à luz.
Dica! À luz do dia, valores pequenos são recomendados. Para imagens em condições de pouca luz, a sensibilidade da matriz deve ser aumentada.

Graficamente, a relação desses parâmetros é representada como um triângulo.

 Gráficos

Na maioria dos modelos de câmeras digitais modernas existem modo de exposição do programa. Quando a exposição automaticamente exposta não satisfaz (o quadro é ligeiramente mais escuro ao olhar do usuário ou, ao contrário, um pouco mais claro), a compensação da exposição pode ser feita. O histograma do quadro ajudará você a entender em qual direção corrigir.

Usando o histograma na avaliação da exposição

Um histograma é uma representação gráfica da faixa dinâmica de distribuição de luz sobre um quadro. O gráfico reflete os níveis de brilho e contraste da imagem.

 Histograma

O eixo horizontal do gráfico reflete transições tonais suaves do escuro aos detalhes claros.A vertical representa as características quantitativas de um tom particular. O histograma é lido da esquerda para a direita. O tamanho e a forma do gráfico determinam o contraste do quadro, a escolha correta da exposição.

Dica! Você pode visualizar o histograma para avaliar a exposição na câmera durante o disparo da exibição ao vivo (ícone).

 Pictograma

Damos exemplos de gráficos com a ausência de semitons.

  1. Gráfico de barras com muitos pixels escuros à esquerda. Picos de tons claros à direita estão faltando. Gráfico reflete subexposição de quadros.
     Subexposição
  2. O histograma está concentrado à direita na área de pixels brilhantes. Não há picos de tons escuros à esquerda. Gráfico reflete superexposição de quadros.
     Superexposição

A exposição é realizada removendo o controle deslizante para 0.

 Correção de Exposição

É importante! O mecanismo para a implementação deste processo em diferentes modelos pode diferir, por isso é desejável estudar as instruções para um determinado modelo.

Escala de exposição e bracketing de foto

Para usar efetivamente a câmera SLR, é importante entender conceitos como escala e bracketing de exposição. A escala de exposição é utilizada em todos os modelos de equipamentos fotográficos com suporte para ajuste semi-automático e manual de parâmetrosatirando. Esse é o mesmo controle deslizante que mostra o nível de personalização. O nível ideal é considerado valor zero.

 Escala de exposição

Economize tempo na seleção dos parâmetros ideais do tiroteio, você pode usar o bracketing de recepção.

A essência do método consiste no disparo seqüencial de vários quadros (de 3 e mais) com diferentes valores de exposição. Uma série de imagens com correção de exposição zero e valores simétricos na escala nas direções positiva e negativa são tomadas. Fotógrafos mais bem sucedidos podem escolher mais tarde.

A recepção é relevante ao fotografar em condições de pouca luz, quando é difícil escolher os melhores parâmetros de disparo. Câmeras profissionais, câmeras de reflexo de classe premium são geralmente equipadas com funcionalidade de bracketing de exposição manual. A tecnologia digital da classe econômica modo AEB embutido, permitindo que você faça uma série de fotos com uma determinada etapa de correção com um clique no botão de início do obturador.

Mecanismo de medição de exposição

A medição é realizada em um dos três algoritmos.

  1. Integral, é a medição da matriz de parâmetros é realizada em toda a matriz, e os dados são calculados. Os valores de abertura e velocidades do obturador definidos pelo programa são parâmetros médios aritméticos.
  2. Medição pontual produzido em uma pequena área no centro do quadro, e a iluminação nas bordas da matriz não afeta a abertura calculada e a velocidade do obturador.
  3. Média ponderada determina os parâmetros de exposição de acordo com o princípio ponderado: os pontos centrais e próximos ao centro do quadro têm a maior influência no cálculo.

 Algoritmos de Exposição

Dica! Como escolher o modo de medição - depende das condições de disparo. Se a iluminação no quadro é relativamente uniforme, os objetos não são eliminados da tonalidade geral, então é recomendável expor o par de exposição por meio de medição matricial. Para retratos, dois outros métodos são mais adequados.

Para cada mecanismo para medir a magnitude da exposição é usado o seu próprio ícone.

Para definir manualmente o par de exposição, é importante entender os valores de EV na câmera. Longe de todo mundo sabe o que o conceito está por trás da abreviação EV. A abreviatura significa "Valor de Exposição", que é traduzido em russo "Valor de exposição». O conceito de “Valor de exposição” define a iluminação pela qual a exposição é definida. Para cada valor da sensibilidade da matriz, é recomendado um valor diferente de EV (o valor depende das condições de disparo).Nas instruções e na literatura do assunto, você pode encontrar uma tabela de valores recomendados de EV. Tendo entendido a relação dos parâmetros de exposição, o proprietário de uma câmera digital poderá abordar criativamente o processo de filmagem.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música