Regras de operação da Canon Canon Reflex Camera
Uma câmera é um dispositivo bastante complicado que requer certo conhecimento de operação. Aqueles que já usaram qualquer câmera, será muito mais fácil dominar a nova tecnologia. Mas as pessoas que seguram o dispositivo nas mãos pela primeira vez podem enfrentar várias dificuldades. Abaixo, será descrito em detalhes como usar uma câmera reflex da Canon a partir do momento em que ela é ligada pela primeira vez e antes de conectar acessórios adicionais.
Conteúdo
Montagem do dispositivo
Qualquer câmera SLR está na embalagem original. desmontado. Falando exatamente, a carcaça, a lente e a bateria estão separadas. Primeiro de tudo, remova a capa protetora da lente e da própria câmera. Depois disso, a lente é colocada no dispositivo. Para fazer isso, na lente você precisa encontrar um ponto branco e alinhá-lo com o ponto branco na carcaça. Depois disso, a lente gira no sentido horário até ouvir um clique.
O segundo estágio - instalação de bateria. Isso também é muito fácil de fazer. O compartimento da bateria está localizado na parte inferior da câmera e abre com uma trava especial. É necessário puxá-lo para baixo e a tampa do compartimento se abrirá. A bateria é colocada no lado da câmera com os contatos. Em geral, é impossível confundir aqui, como o outro lado, simplesmente não se encaixa.
O slot para o cartão de memória é geralmente escondido sob a tampa do compartimento da bateria, mas para alguns modelos ele pode estar localizado no lado direito. Um cartão de memória é inserido com o lado dos contatos também para frente.
Na maioria das vezes, a câmera na caixa será descarregada ou a bateria terá uma pequena porcentagem de carga. Antes de iniciar a operação, é melhor carregá-lo totalmente para que não se sente durante a primeira configuração. Na maioria dos casos, o carregamento é feito não conectando todo o dispositivo à rede, mas usando um carregador de bateria separado. A bateria deve ser removida e inserida no carregador. No processo, uma luz vermelha acenderá e ficará verde após o carregamento. Em modelos raros, a função de carregamento disponível via cabo USB. As baterias modernas não exigem carga e as plantam completamente. Tê-los sem efeito de memóriacomo nos velhos tipos de baterias, a bateria não tem medo de carga e descarga parciais.
Primeiro começo
Depois que a bateria estiver com a lente carregada e carregada, é hora de ligar a câmera. Antes de começar a usá-lo, você precisará de uma configuração inicial, durante a qual você definirá a data, o fuso horário, o idioma e outros parâmetros do sistema.Na verdade, a configuração inicial da câmera Canon não requer conhecimento especial ou instruções adicionais. O dispositivo exibe informações no visor e o usuário simplesmente precisa agir de acordo com as ações propostas.
Depois que a primeira partida for concluída, a câmera, na maioria dos casos, perguntará cartão de memória de formato. Se o cartão for novo, então essa necessidade aparecerá com certeza. Isso pode ser feito de três maneiras:
- usando um laptop ou computador;
- com o pedido direto da câmera;
- através das configurações.
A primeira opção é considerar em detalhe que não faz sentido, já que não é o melhor. O fato é que qualquer equipamento formata a mídia por conta própria, e às vezes acontece que um cartão de memória formatado em um laptop não pode ser lido por uma câmera. Por esse motivo, é melhor fazê-lo usando a técnica na qual o cartão será usado.
Nesse caso, quando o cartão é novo, e a câmera não entende como trabalhar com ele, ele simplesmente escreve no display que é necessário formatar o portador, e se oferecerá para fazê-lo agora mesmo. Neste caso, o usuário só precisa concordar.
Se o cartão foi usado anteriormente ou apenas precisa ser limpo, a formatação pode ser feita usando opção especial nas configurações. Para fazer isso, no próprio dispositivo, pressione o botão "Menu" e selecione o item com a tecla desenhada. Neste item de menu, você pode alterar todas as configurações do sistema, por exemplo, definir a data novamente e também formatar o cartão de memória.
Modos de Câmera
Qualquer câmera, independentemente da classe, possui diferentes modos de disparo. Alguns deles são automáticos, e o segundo semestre exigirá o ajuste de um ou outro parâmetro para condições de disparo específicas.
Todos os modos da câmera Canon podem ser vistos roda de rolagem - está localizado no topo. A escolha dos modos é realizada pela sua rotação. A linha branca curta indica qual modo está selecionado, respectivamente, para selecionar outro, você precisa rolar a roda até a opção desejada. O número de modos pode variar dependendo do modelo.Ao mesmo tempo, eles podem diminuir ou aumentar apenas devido a programas automáticos de filmagem. Modos semiautomáticos são inalterados - eles são sempre quatro.
Para modos automáticos inclua macro (flor na roda), modo esportivo (homem correndo), tiro retrato (cara do homem), automático (retângulo vazio verde) e outros. Nesses modos, o usuário só precisa apontar a câmera para o objeto e após o foco, que também é realizado automaticamente, pressione o botão do obturador.
Modos semiautomáticos marcado com as letras M, Av, Tv, P. Ao trabalhar com eles, o fotógrafo precisará de um certo conhecimento e compreensão de como trabalhar com a abertura e a velocidade do obturador. No entanto, as fotos aqui serão mais interessantes.
Modo P
P ou modo de programa não difere globalmente da automação, mas permite que o usuário ajuste a abertura de forma limitada. Também aqui é possível ajustar o balanço de branco.
Os fotógrafos mais experientes acreditam que o modo de programação é completamente inútil. O fabricante observa que ajudará os usuários iniciantes a passar da automação para as configurações manuais.
Modo Av
Prioridade de abertura de anúncios. Neste caso, o próprio utilizador define o tamanho da abertura para experimentar a quantidade de luz transmitida e a imagem final. Com base no tamanho da abertura, a própria câmera seleciona o tempo de exposição e tira uma foto. Com este modo você pode afetar a profundidade de campo.
Com este modo, você pode ajustar a nitidez e fazer um fundo desfocado. Para tornar os objetos na foto mais claros, você precisa definir um valor de abertura menor, se precisar desfocar o fundo e focar nos objetos principais, então um valor grande será selecionado para exposição.
Deve ser entendido que a configuração da abertura depende da lente que está conectada à câmera. É por isso que, ao mudar de óptica, você precisa escolher não apenas a lente, mas também definir novos parâmetros de gravação para ela. Outra nuance - na mesma câmera, a mesma lente pode exigir novas configurações.
Modo de TV
Tv - prioridade do obturador. Neste modo, o usuário seleciona o tempo que a abertura transmitirá luz, respectivamente, o tamanho da abertura é selecionado automaticamente. Usar esta função é indispensável ao fotografar eventos esportivos ou objetos em movimento. Além disso, um tempo de exposição diferente pode dar efeitos interessantes, por exemplo, uma foto com uma fiação. Modo vai apelar para aqueles que gostam de fotografar qualquer movimento, independentemente de se tratar de uma pessoa, um animal ou um fenômeno natural.
Modo M
M - modo manual. Com ele, o usuário obtém acesso ao ajuste simultâneo de abertura e velocidade do obturador. Adequado para aqueles que sabem exatamente o que estão fazendo e o que querem alcançar. O modo é especialmente bom à noite quando a câmera não entende a abertura e a velocidade do obturador devido à escuridão. O usuário pode escolher os parâmetros que ele precisa. Neste modo, a maioria dos profissionais trabalha. Iniciantes para o usuário simplesmente não consegue descobrir como este ou aquele parâmetro afeta a foto.
Configurações do sistema
Câmeras Canon tem uma ampla gama de configurações. Isso pode estar relacionado diretamente ao processo de gravação, bem como às configurações da câmera, por exemplo, o formato em que a imagem será salva, seu tamanho etc. Nas configurações do sistema, você pode definir um temporizador, sincronizar o flash ou formatar o cartão de memória.
Qualidade e tamanho da foto
Para definir configurações específicas de fotos, você precisa pressionar o botão “menu” e selecionar um item com uma câmera desenhada. É aqui que todas as configurações associadas à foto estão disponíveis.
Dependendo do modelo, o ponto em que você pode escolher a qualidade da foto será chamado de forma diferente. Na maioria das vezes, o nome fala por si: "qualidade". Na câmera Canon, as opções são identificadas como L, M, S1, S2, S3, RAW e RAW + L. Todas as opções de letras (L, M, S) são salvas jpeg e entre si implicam uma deterioração na qualidade de L para S3. Não apenas a qualidade da foto muda, mas também seu tamanho, bem como o quanto ela ocupa no cartão de memória. É óbvio que, neste caso, é melhor escolher a opção L.
Formatos RAW e RAW + L - Esta é a qualidade máxima da foto e seu tamanho. As imagens são salvas em RAW e ocupam muito espaço. As fotos nesse formato lembram um negativo eletrônico que transporta informações sobre a foto, mas não a imagem em si. Imagens nesse formato exigem processamento obrigatório em um PC.
A vantagem do formato é que nele você pode obter opções mais flexíveis para processar a imagem em um editor profissional no computador. Menos - ocupe muito espaço e não abra sem um programa especial.
Imagem de foco
Focar a imagem na câmera pode ser manual ou automático. No primeiro caso, o usuário faz tudo sozinho com o poder dos anéis giratórios na lente. No segundo caso, a automação funciona. Para mudar de um objeto para outro, pressione o interruptor na lente AF-MF. O modo AF, por sua vez, é dividido em duas opções.
- AF-S - focagem de quadro. Seu significado é que a câmera focaliza o objeto selecionado pressionando levemente o botão do obturador. É mais adequado para fotografar objetos fixos. Para ajustar o foco para um novo objeto, você deve liberar o botão e voltar a apontar a câmera para o assunto.
- AF-C - foco contínuo. Seu significado é que quando você pressiona o botão, a câmera continua a monitorar o objeto, mesmo que ele se mova. Obviamente, é mais conveniente usar esse tipo de autofoco ao fotografar eventos esportivos.
Um momento importante - seleção de ponto de foco. As câmeras modernas oferecem de 9 a 50 pontos. Ao mesmo tempo, há um objeto principal em que o foco é realizado, os pontos restantes são focados em outros assuntos. Quando o fotógrafo olha no visor, ele vê vários pontos, o ativo é destacado em vermelho.Para tornar o ponto de foco ativo, que está alinhado com o objeto, você precisa usar a roda pequena na câmera ou os botões de navegação. À primeira vista, pode parecer muito mais fácil mudar a câmera e, assim, alinhar os pontos. Mas há uma nuance: quando você muda a posição da câmera, a exposição muda, isto é, toda a idéia pode ser estragada. Usando as teclas de navegação, o usuário pode tirar várias fotos de um objeto, mas ao mesmo tempo se concentrar em um novo ponto a cada vez.
Trabalhar com velocidade do obturador
A velocidade do obturador da câmera é um parâmetro que é medido em segundos, ou melhor, em frações de segundo. O significado físico da exposição é que é o tempo pelo qual a luz passa pela abertura e atinge a matriz. Obviamente, quanto mais tempo a luz atingir a matriz, mais brilhante será a imagem. Isto é importante quando se fotografa em condições de pouca luz, mas também existe uma desvantagem. Uma grande quantidade de luz pode tirar uma foto do iluminado e dar um borrão no quadro. Para obter o efeito de desfoque, você deve definir a velocidade do obturador por mais tempo, se a nitidez for necessária, então o tempo é definido para o mínimo. Você pode ajustar a velocidade do obturador no modo manual ou na prioridade do obturador.
O que é balanço de branco?
O equilíbrio de branco é a exatidão das cores exibidas na imagem. Como você sabe, o espectro de cores pode ter valores mais frios ou mais quentes.
Um exemplo é uma fotografia de uma pessoa. Com um balanço de branco normal, a pele do rosto será natural. Se o espectro rolar para aquecer, então a pele ficará amarela, se para a parte fria, então todas as fotos darão um azul.
Obviamente, dependendo da iluminação, o espectro pode mudar e a foto terá cores não naturais. Os raios do sol ou lâmpadas incandescentes têm cores quentes, mas a lâmpada fluorescente torna a imagem "fria". E é nessas situações que o ajuste do balanço de branco é necessário.
Todas as câmeras Canon têm botão especial WBque abre o menu de ajuste do balanço de brancos. Aqui há uma opção para escolher os modos já predefinidos, que são indicados por desenhos esquemáticos. Por exemplo, o sol significa a melhor configuração para fotografar ao ar livre durante o dia. Da mesma forma, o autoajuste é escolhido para outras situações.
No entanto, a câmera torna possível não apenas usar as opções predefinidas, mas também ajustar por si mesmo. Esse processo é semelhante ao uso de filtros e não atende aos fãs. Para fazer isso, pressione o botão “menu”, selecione o item com a câmera desenhada e encontre a linha “Shift BB” lá. Em seguida, a tela de correção é aberta no visor, que é dividido em quatro partes por duas linhas retas. Cada um deles é designado por letras:
- A - âmbar,
- M - roxo
- G - cor verde.
Deslocar o cursor (exibido na tela como um quadrado preto) leva a um aumento em uma dessas cores ou em uma combinação delas.
Como definir a data na foto
Às vezes, há situações em que é necessário que a fotografia mostre a data e a hora da imagem. Em câmeras SLR modernas, tal função não existe mais, já que, em geral, a data estraga a foto e, se necessário, pode ser colocada na foto ao imprimir imagens. O programa de impressão extrai a data e a hora da informação da foto e a coloca em um canto. Em dispositivos mais simples, por exemplo, câmeras compactas, esta função é. Você pode definir a data em menu de configurações de foto. Você deve encontrar o item "Exibir a data e a hora na foto". Neste caso, o usuário pode predefinir o formato da data e hora.
Fotos com um temporizador
Fazer uma selfie em uma câmera SLR é bem difícil. Para isso, os fabricantes forneceram um temporizador, que é definido por alguns segundos e tira uma foto após esse tempo ter decorrido. Para usar a função de câmera, você deve primeiro configurar de forma confiável, idealmente em um tripé, selecionar a exposição, verificar se tudo está no quadro e, em seguida, selecionar o timer e o tempo de resposta usando um botão especial no gabinete. Botão marcado com um relógio. Devido ao fato de que o dispositivo emite um bipe após cada segundo, você pode saber com certeza quanto tempo o obturador funcionará e ter tempo para ocupar o seu lugar.
Uso flash
Existem dois tipos de flashes de câmera - embutido e externo. O primeiro é construído diretamente na carcaça da câmera e abre, se necessário. No modo automático, o processo é controlado pela própria câmera, no modo manual, você pode ligar o flash usando um botão especial (relâmpago), que geralmente está localizado próximo ao próprio flash.
Como funciona o flash
O ponto principal que você deve saber sobre como um flash funciona é o seu poder.. É óbvio que não pode brilhar com o mesmo poder, já que o nível de iluminação pode ser diferente. Por esse motivo, o flash funciona em três etapas:
- determinação do nível de iluminação;
- exposição de quadros;
- instantâneo.
Em outras palavras, o flash dispara muito rapidamente três vezes seguidas. Neste caso, a foto é tirada no terceiro flash, e cerca de 10% das pessoas têm uma alta sensibilidade à luz e notam os dois primeiros flashes. Assim, na foto essas pessoas são obtidas com olhos fechados ou semicerrados. O processo de definir e expor é chamado de TTL. Fotógrafos profissionais sabem que o TTL pode ser desligado e, em seguida, a energia deve ser selecionada manualmente. É muito difícil, mas mais conveniente, e neste caso, você pode escolher a potência de flash ideal.
Possui flash externo
Flash externo tem uma série de vantagens antes construído.
- É mais potente, pode ser inclinado ou no topo, o que torna a iluminação e as sombras mais naturais.
- Outra vantagem é o intervalo. Um flash padrão pode iluminar um objeto dentro de 4 a 5 metros na frente dele.
- O flash externo fornece configurações de iluminação mais flexíveis.
Existem duas opções para flash externo - sem fio e com fio. A segunda opção é conectada diretamente à câmera através de um conector especial para conexão. Parece uma tomada de metal no topo da câmera. Muitas vezes é fechado com uma tampa de plástico. Você pode conectar o flash usando um cabo especial que permite remover levemente o flash da câmera. O comprimento do cabo da Canon é de 60 cm A versão sem fio é a mais conveniente, já que os cabos não interferem com o fotógrafo. Neste caso, um transmissor especial é inserido no slot flash, que envia um sinal para o flash que precisa ser acionado. Este transmissor tem todos os botões de controle de energia.
O que é sincronia?
Atualmente, a sincronização flash perdeu sua relevância, já que todo o processo é automático. A tarefa do usuário é simples faça um flash externo dependente do principal. Antes de conectar um flash externo a uma câmera Canon, o usuário precisa definir o flash "principal" em suas tinturas de câmera. Para fazer isso, segure o botão “zoom” por alguns segundos, depois use a roda de rolagem para selecionar “mestre” e confirme a seleção pressionando o botão central. No flash, você precisa selecionar de forma semelhante "escravo". Agora ela obedece ao principal e reage aos seus impulsos.
Conexão do microfone
Para gravação profissional em um vídeo de feriados, é necessário um microfone externo. A maioria das câmeras SLR modernas possui um conjunto completo de conectores necessários. Há uma saída de áudio e vídeo, tomada de microfone, mini-HDM e outros. Assim, você pode conectar o microfone à câmera Canon através de conector rotulado "mic". Todas as definições da câmara são reduzidas apenas para escolher a versão do som a ser escrita - mono ou estéreo. Este item está localizado no menu de configurações na seção de vídeo.
Como verificar a quilometragem da câmera
A quilometragem da câmera é o número de acionamentos do obturador, o que, por sua vez, deixa claro o grau de deterioração do dispositivo.
Para dispositivos de orçamento, o parâmetro normal é de 15 mil quadros e, em seguida, a qualquer momento, é possível aguardar um detalhamento, embora isso não signifique que isso acontecerá 100% do tempo. Nos modelos do segmento caro e médio, este parâmetro atinge 150 e até 200 mil.
Por muito tempo, só foi possível descobrir a quilometragem da câmera Canon analisar a carcaça. Obviamente, o método não é o mais fácil e mais perigoso, porque é fácil desmontar, mas fazer como era - não muito. Atualmente, existem maneiras mais simples de ver a quilometragem, ou seja, usar programas de computador.
Informações sobre a quilometragem podem ser vistas costuradas na foto ou diretamente na carcaça do dispositivo. Deve-se notar imediatamente que a Canon prefere não incorporar essas informações em fotos. Há um número limitado de modelos que costuram dados em uma câmera. Assim, apenas verificar o dispositivo em si ajudará. As melhores opções atualmente são Programas EOSMSG e EOSInfo. Os programas são distribuídos gratuitamente e para usá-los você só precisa instalá-los no seu PC. Depois disso, a câmera Canon é conectada usando um cabo USB. Em alguns casos, o laptop pode não ver a câmera, então você precisará instalar drivers ou um programa especial que, além da conexão, fornece controle da câmera Canon a partir do computador. Depois de conectar a câmera ao PC e iniciar o programa, na janela aberta, você precisa encontrar o item ShutterCount (ShutCount), que mostra o número de disparos do obturador.
Algumas câmeras não têm a capacidade de marcar essa opção em casa. Neste caso, a melhor solução seria ligue para o centro de atendimentopara que o diagnóstico mostre o status do dispositivo. Vale a pena fazê-lo se você planeja comprar a câmera de suas mãos, mas não há informações sobre sua operação anterior. O centro de serviços poderá dar uma resposta sobre o quanto a câmera é preservada e por quanto tempo ela poderá ser exibida.
As principais avarias e a sua prevenção nas câmaras da Canon
As câmeras SLR são dispositivos frágeis que podem falhar por diversos motivos.Para evitar quebras, você precisa tratar cuidadosamente a câmera e a ótica, usar um estojo de proteção, limpar a superfície da lente e também o armazenamento separado de ótica e carcaça para fechar os pontos de junção com uma cobertura especial.
- Umidade. A umidade é uma substância muito perigosa para uma câmera. O dispositivo não precisa ser exposto à chuva ou se molhar para se deteriorar. Sua longa permanência em um ambiente úmido pode levar à oxidação de partes internas e quebra. Se você tem medo de que algo semelhante tenha acontecido, coloque o dispositivo em um local quente e seco e leve-o para a oficina.
- Dano mecânico. Os choques e quedas não contribuem para o funcionamento normal da câmara SLR. Os elementos mais frágeis são um espelho que pode quebrar facilmente, assim como uma lente na qual o sistema de focagem pode falhar. Se a câmera não puder focar, ocorreu uma quebra da lente como resultado do impacto. Neste caso, o reparo é melhor para transportar todo o dispositivo.
- Partículas de poeira. Os maus funcionamentos frequentes da câmera Canon estão associados à entrada de areia e poeira na câmera.Isso pode levar à quebra completa, mas com muito mais frequência a ruídos estranhos enquanto a lente está trabalhando (focando) ou bloqueando-a. Nesse caso, apenas a limpeza da câmera ajudará, e a melhor solução seria entrar em contato com um centro de serviços profissional.
- Falha térmica. Qualquer câmera tem um intervalo de temperaturas operacionais. Na sua não-observância o dispositivo pode falhar bastante devido à combustão deste ou daquele mecanismo. É impossível resolver este problema sozinho.
- O dispositivo dá erros. A inscrição “ocupado” pode aparecer ao usar um cartão de memória com baixa velocidade, caso o flash externo não tenha tempo de carregar da carcaça. Em geral, essa inscrição pode ser traduzida como "ocupado": a câmera sugere que algum processo ainda não foi concluído e você precisa esperar um pouco. Se a câmera não vir o cartão de memória ou se recusar a salvar os dados, você deverá formatá-lo ou verificar se há um bloqueio no cartão.
Estender a vida da câmera é muito simples. Primeiro de tudo é necessário compre um caso que protegerá o dispositivo contra choques e quedas.
Se a câmera não for usada por muito tempo, é melhor remover a bateria e descarregá-la e recarregá-la periodicamente. A câmera deve ser armazenada em um local quente e seco e evitar contato com poeira ou areia. Para limpar o dispositivo, você precisa usar apenas kits especiais que permitem remover delicadamente poeira e detritos da lente e de outros equipamentos.
Uma câmera SLR é um dispositivo sério que requer a mesma abordagem. Você não pode apenas comprar uma câmera e começar a fotografar. Para entender como usá-lo, para entender as funções e configurações, para prolongar a vida, você não precisa correr para cursos caros. Para começar, é o bastante para se familiarizar com a instrução, onde é detalhado o que e como você pode fazer com a câmera.