Os robôs se tornarão membros plenos das unidades militares dos EUA
A empresa americana Raytheon começou a desenvolver uma rede neural, permitindo estabelecer uma cadeia lógica entre as decisões tomadas pelos robôs e suas ações. Uma ordem para tal desenvolvimento veio do Departamento de Defesa dos EUA.
As unidades militares dos Estados Unidos no futuro próximo planejam equipar robôs de combate. No momento, é difícil imaginar, mas especialistas afirmam que as máquinas trabalharão em equipe com pessoas em condições absolutamente iguais. Tais declarações causam aos soldados uma preocupação completamente compreensível, porque carros perto de pessoas ainda são percebidos como algo ameaçador e imprevisível. A fim de estabelecer a confiança potencial entre os membros das futuras divisões, decidiu-se criar uma rede neural especializada.
O projeto foi nomeado XAI, seu principal objetivo é criar uma rede de alta velocidade,acompanhar e demonstrar a tomada de decisões.
O algoritmo será aplicado para combater veículos. Em outras palavras, o robô agora explicará por que ele tomou essa ou aquela decisão antes de tomar uma determinada ação.
Nesse caso, se o mecanismo de operação da máquina ficar claro, ela se tornará mais segura para outras, o que significa que o nível de confiança das pessoas nos robôs também aumentará. Graças à rede, será possível fazer robôs com membros de pleno direito da equipe, dando-lhes autoridade para tomar as decisões mais responsáveis.