Existe uma cadeira de rodas que pode ser controlada pelo poder do pensamento.
Um graduado da Universidade Tecnológica de Novosibirsk criou um sistema que permite controlar uma cadeira de rodas usando sinais do cérebro. Um modelo inovador que não possui análogos no mundo foi testado em abril deste ano.
Ivan Nevzorov, autor do desenvolvimento, espera que os principais consumidores de sua invenção sejam pessoas com deficiências, que tenham uma grande parte do corpo paralisada, mas o trabalho do cérebro seja preservado. Devido ao fato de que o dispositivo está equipado com uma pista, ele pode facilmente superar obstáculos na forma de degraus de escadas, meio-fios. Espera-se que o custo do carrinho quando vai à venda será de cerca de 500 mil rublos.
A principal tarefa que os engenheiros tiveram que resolver foi a necessidade de sincronizar o trabalho da própria cadeira de rodas com os eletrodos colocados na cabeça do paciente.Vincular o trabalho dos dois elementos principais ajudou um sistema de computador que pode traduzir sinais cerebrais em um conjunto de comandos específicos.
Ao mesmo tempo, a tarefa de garantir a segurança no momento dado não está completamente resolvida. O fato é que uma pessoa totalmente paralisada não é capaz de pressionar o botão de emergência, o que permite que a máquina seja desligada se suas ações estiverem fora de controle. Além disso, o próprio paciente deve ser seriamente treinado para que todos os comandos dos sistemas que vêm dele possam ser identificados com precisão e exatidão. Concentração total e controle sobre emoções - estes são os fatores que devem estar presentes quando se trabalha com uma novidade.
Especialistas de Caretville, trabalhando no projeto, pretendem aumentar a segurança da máquina, adicionando a funcionalidade para desativar completamente o trabalho em uma das formas disponíveis para pacientes totalmente imobilizados (por exemplo, através de piscadas), bem como para melhorar as configurações de sinalização.
Em junho de 2018, é esperada a apresentação de outro novo produto, que funciona de acordo com um princípio semelhante - uma cama que também é controlada pelo poder de pensamento do paciente.