Sistema inovador de inteligência artificial, aproximando o robô dos seres humanos
A Open Al desenvolveu um sistema de inteligência artificial capaz de controlar um braço robótico. O sistema é chamado Dactyl. Sua principal diferença em relação aos análogos está no alto nível incomum em que o sistema é capaz de realizar manipulações. Até agora, nenhuma das tecnologias de IA existentes é capaz de repetir isso.
O movimento da mão humana busca recriar em uma cópia robótica nenhuma geração de engenheiros. A funcionalidade que parece comum e elementar para nós é praticamente impossível para as máquinas. Nenhum dos robôs é capaz de manipular objetos com a mesma facilidade com que os humanos fazem isso. Especialistas do Open fizeram progressos significativos nesta questão.
Para treinar o Dactyl nos movimentos necessários, os engenheiros usaram um ambiente de simulação. O análogo digital da mão colocou-se em condições que funcionam segundo o princípio da aleatorização.Ao mesmo tempo, os parâmetros especificados inicialmente (por exemplo, o tamanho do cubo que precisava ser capturado ou a presença de gravidade) mudaram ao longo do tempo e de forma absolutamente aleatória. Assim, o dispositivo aprendeu a se adaptar ao ambiente, o mais próximo possível das reações naturais da mão humana.
Após 50 horas de exercícios contínuos, o braço robótico foi capaz de aprender como girar o cubo com a imagem desejada de cima por um pouco menos de 1,5 minutos. Este é um grande progresso. Nesse caso, a máquina não soltou o cubo em nenhuma das tentativas.
Graças ao Dactyl, tornou-se possível desenvolver uma tecnologia universal que permite ensinar a AI a realizar várias operações ao mesmo tempo. Isso ajudará no futuro a acelerar o processo de introdução da inteligência artificial na vida real, economizando tempo em sistemas de reaprendizado e expandindo sua funcionalidade potencial.