Tecnologia NFC: princípio de funcionamento e capacidades

A tecnologia NFC, que permite realizar muitas operações rotineiras diárias usando um smartphone, tornou-se difundida nos últimos anos. Fazer compras em lojas, viajar de transporte público e identificar pessoas ao participar de vários eventos são apenas exemplos das possibilidades da tecnologia NFC. Na verdade, o smartphone do nosso tempo tornou-se um documento completo, combinando cartões de identidade, cartões bancários, e-mail e muitos outros atributos, sem os quais você pode fazer no dia a dia.

NFC é uma tecnologia sem fio com alcance não superior a 10 cm.

 Tecnologia NFC

O RFID permite transmitir dados de transponders por uma fração de segundo (geralmente não mais de 0,1 segundo). A informação obtida é lida e gravada. A taxa de câmbio de dados, neste caso, não é superior a 400 kbps.

O princípio de funcionamento é o seguinte. Através de uma antena especial, o transmissor emite um sinal constante.Há também uma antena no sensor, e quando ambos os dispositivos estão dentro de um raio suficiente para ativar o NFC, um campo magnético é gerado na bobina do leitor. Sua força e força atual do sensor é suficiente para estabelecer a conexão e executar as operações necessárias. Para garantir um sinal estável no smartphone, a antena é anexada à parte de trás do gabinete sob a tampa.

 Tecnologia NFC ao pagar

A tecnologia NFC é mais usada para fazer pagamentos, caso em que o smartphone se torna um emulador de cartões bancários e outros cartões. As informações sobre os cálculos são armazenadas em um chip especial, através do qual as informações são criptografadas e as transações necessárias são iniciadas.

Outra área na qual o NFC é usado é o uso de um gadget no modo leitor. Através do smartphone, o usuário pode receber informações adicionais de códigos de barras especiais. Por exemplo, se a embalagem com as mercadorias estiver equipada com tal código de barras, o cliente pode receber informações sobre a composição ou prazo de validade do produto.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música