Instalação adequada do ventilador no banheiro

O problema da ventilação no banheiro e no banheiro geralmente aparece em prédios de apartamentos. Canais de ventilação natural em tais edifícios são frequentemente danificados, como resultado, eles não podem executar suas funções. Além deste problema, nos edifícios do antigo edifício durante a construção dos dutos de ventilação, o cálculo da troca de ar foi feito em relação às janelas de madeira, mas não de plástico, o que não permite um grama de ar externo. Portanto, a fim de melhorar a ventilação no apartamento e no banheiro, em particular, a instalação de um ventilador no banheiro é realizada.

Verificação de ventilação natural

Antes de instalar o ventilador no banheiro, você precisa determinar o quão bem o escape natural funciona. Isso é feito de uma maneira simples: folha de papel fino ou desdobre um guardanapo; abra a janela em qualquer sala; Anexar o papel para o buraco no capô. Se o guardanapo é imediatamente atraído para o buraco - isso significa que o capuz natural funciona corretamente. Se o guardanapo não atrai, então você deve pensar em instalar um ventilador no banheiro.

 Verificação de ventilação

Você pode verificar a eficiência do capô, se trouxe para o buraco fósforo aceso ou isqueiro. Se a chama se desviar fortemente em direção ao canal, a ventilação estará funcionando normalmente. Caso contrário, com uma deflexão fraca da chama ou se queimar uniformemente, será necessário um resfriador de exaustão.

A estagnação do ar no banheiro ou no banheiro leva à formação de alta umidade na sala e, como conseqüência, ao aparecimento de fungos nas paredes. Não vale a pena falar sobre como a saúde prejudicial dos moldes é para a saúde humana.

Se você estiver convencido de que o duto de ventilação está entupido, ele pode ser limpo com a redução de pesos em forma de cone.Se, por algum motivo, você não puder fazer isso, entre em contato com o serviço público e ele informará para qual organização você precisa se inscrever.

Escolhendo um cooler de exaustão

Antes de montar o ventilador no banheiro, é necessário fazer medições da largura, altura e profundidade da ventilação e registrar os dados obtidos. Com base nessas informações, você deve escolher os fãs na loja.

Cálculo do poder do refrigerador muito importante antes de comprar um capuz. De acordo com os padrões sanitários, o ar no banheiro deve ser trocado de 6 a 8 vezes em 1 hora, e os ventiladores devem lidar com essa tarefa. A potência é calculada usando a seguinte fórmula: L = V * K, onde L é o volume de ar para uma troca de ar completa (m3/ h), V é o volume da sala e K é a taxa de troca de ar (quantas vezes o ar deve mudar em 1 hora).

Exemplo de cálculo: Comprimento da sala - 2,5 m, largura - 3,2 m, altura 2,8 m Reconhecemos o volume da sala: V = 2,5 * 3,2 * 2,8 = 22,4 m3. Em seguida, substituímos o resultado obtido pela fórmula: L = 22,4 * 8 = 179,2 m3 / h. Com base no cálculo, o resfriador deve em uma hora passar 179,2 m3 / h de ar por si mesmo. Ao escolher um dispositivo, recomenda-se ficar no modelo que será 20% maior que o calculado. Ou seja, a unidade deve ter reserva de energia. Neste caso, para instalar um ventilador em um vaso sanitário ou banheiro com tal volume, um cooler com capacidade de 200 m3 / h será suficiente.

Estes cálculos também são relevantes se você deseja colocar um ventilador na cozinha.

A instalação de um exaustor no banheiro é regida pelas normas do ruído permissível. Como aumentar o poder do dispositivo aumenta inevitavelmente o ruído, ao escolher um agregado, o padrão deve ser seguido: a potência do som do cooler não deve exceder 30 dB.

Diagramas de fiação

Para conectar o exaustor no banheiro, existem 4 esquemas. Mas, se você vai realizar o trabalho de instalação e manipulações com fiação elétrica com suas próprias mãos, tome cuidado, em primeiro lugar, sobre regulamentos de segurança. É necessário desligar o interruptor necessário no painel elétrico para que no local onde você irá trabalhar, não haja tensão na fiação.

Todos os circuitos são projetados para fiação de três ou dois fios. Se a fiação for forte, as unidades são conectadas sem aterramento.

Conexão da lâmpada

O esquema de conexão do ventilador no banheiro, implicando a conexão com a luminária, é bastante simples e é mostrado na figura abaixo.

 Diagrama de conexão do ventilador

A única desvantagem de tal conexão é que a ventilação funcionará somente quando a luz estiver acesa.

Conexão através de um interruptor separado

Para evitar a desvantagem acima, existe uma maneira de conectar o cooler através do switch. O esquema de conectar os fios neste caso também não se diferencia na complexidade, e como unir o torcedor no banheiro à chave é compreensível até para um não-especialista.

 Conexão através de um interruptor separado

Para conectar o equipamento de acordo com este esquema, você precisará instalar interruptor de dois botões. Uma chave será usada quando a iluminação é ligada, o segundo - para iniciar o capô. Você precisará segurar o fio “zero” no cooler conectando-o ao “zero” da lâmpada, que é roteada a partir da caixa de junção. A fase da caixa de junção deve ser conduzida ao comutador e conectada a dois contatos que levam ao resfriador e à lâmpada.

Refrigerador com temporizador

Refrigeradores equipados com um temporizador, muito mais fácil de operar. Mas o custo de tal equipamento é maior. O diagrama de ligações para uma ventoinha com temporizador é apresentado abaixo.

 Diagrama de fiação

Um cooler equipado com temporizador funciona de acordo com o seguinte princípio:

  • quando a iluminação é ligada, a unidade começa a funcionar;
  • depois de desligar a lâmpada, o ventilador com o temporizador continua a funcionar por um tempo (pré-instalado), removendo umidade excessiva e odores do banheiro ou do vaso sanitário e, em seguida, desliga.

O ventilador é conectado com um timer usando quatro fios: L é a fase da caixa de junção, LT é o fio do interruptor da luz, o fio terra e N é “zero”.

Dispositivo com sensores

Se você está planejando instalar e conectar um ventilador no banheiro, então você deve prestar atenção aos dispositivos equipados com sensores de umidade ou movimento. O trabalho de tais fãs no banheiro e no banheiro é completamente autônomo e não requer nenhuma participação de você.

Para o banheiro, haverá um aparelho instalado suficiente sensor de movimento e temporizador. Quando uma pessoa entra no banheiro, o sensor na unidade detectará o movimento e ligará o capô. Quando uma pessoa sai do banheiro, o sensor emitirá um comando de desligamento, mas o dispositivo será desligado somente após o tempo definido no temporizador expirar.

Instalar uma unidade no banheiro, como um ventilador com um sensor de umidade, significa fazer a solução perfeita para combater a umidade em uma determinada sala.. Se a umidade na sala aumentar até os limites máximos definidos, o cooler começará a funcionar automaticamente. Depois de atingir a umidade normal, a unidade irá parar. Graças a este sensor, a casa de banho estará sempre fresca e seca.

A figura a seguir mostra um diagrama que ajudará você a instalar um exaustor equipado com sensores.

 Circuito com sensores

Montagem na parede

Sob o painel decorativo dos ventiladores são orifícios para montagem do gabinete na parede ou no teto. Portanto, você deve anexar o dispositivo ao orifício de ventilação (às vezes você tem que expandir a ventilação) e com um lápis marcar os locais para perfuração.

 Montagem na parede

Em seguida, nos lugares onde você coloca a marca, você precisa fazer furos usando uma broca de martelo ou uma broca de martelo. Para o último, você deve usar broca soldada "no concreto". Depois de perfurar os furos, martelar nos pinos de plástico, inserir o refrigerador na tomada e fixá-lo com parafusos auto-roscantes.

Atenção! Antes de conectar o ventilador no vaso sanitário ou no banheiro, não se esqueça de desligar o interruptor comum em seu apartamento ou as máquinas sob o medidor elétrico.

Agora que o equipamento está instalado, você pode conectar os fios usando os diagramas acima.

Existe outra opção com a qual você pode instalar um ventilador no vaso sanitário ou no banheiro sem usar ferramentas elétricas:

  • comprar unhas líquidas ou cola de silicone da loja;
  • limpe a superfície da parede no local onde o refrigerador está preso a gesso ou cal;
  • aplique cola ao redor da abertura usando uma pistola ou apertando-a com uma alça de martelo;

 Aplicação adesiva

  • insira o cooler no respiro e verifique a horizontal usando o nível;
  • fixe o dispositivo nesta posição com fita adesiva;
  • após 2-3 horas, a fixação pode ser removida;
  • Depois de conectar os fios e retornar o painel decorativo, a instalação do ventilador no banheiro é concluída.

Para maior clareza e melhor assimilação do material, você pode ver o seguinte vídeo.

Instalação de teto

O exaustor no banheiro ou no vaso sanitário também pode ser instalado no teto (esticado ou suspenso).

 Exaustor

A colocação no tecto é frequentemente utilizada em casas particulares, quando a conduta de ventilação pode ser conduzida através do tecto e colocada no sótão.. Nesses casos, o uso de ventiladores de canal, que também estão localizados no sótão, é recomendado.

 Colocação de teto

No caso de tecto falso ou suspenso, a situação é um pouco mais complicada. Seria mais razoável se você, antes de instalar vários tetos, preparasse um local para a instalação de equipamentos. A grade ou o refrigerador podem ser parafusados ​​no drywall usando um plugue borboleta. No caso de um teto tensionado, o equipamento é anexado a um suporte pré-instalado.

Se o teto tensionado já estiver montado, você terá que desmontá-lo para instalar o cooler e realizar todas as comunicações.

É claro que desmontar o teto suspenso não é uma tarefa fácil, e muito poucas pessoas irão instalar um ventilador. Existem 2 soluções:

  • Você pode tentar esticar os fios através de um orifício previamente feito no lugar certo, depois fechá-lo para que fique invisível;
  • Conduzir a fiação da unidade plug-in diretamente no teto e escondê-lo com um canal a cabo.

Em qualquer caso, com a auto-instalação do equipamento de ventilação, é importante executar as operações acima sem pressa, com observância das regras de segurança e com muito cuidado, especialmentese instalado em um teto de estiramento.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música