Instalação de ventiladores de teto
Uma das etapas da criação de um sistema de ventilação moderno é a instalação de um ventilador de teto na superfície do teto. Com a sua ajuda, a atmosfera na sala é constantemente atualizada, os poluentes do ar são removidos, o que acaba tendo um efeito positivo na saúde dos moradores da casa. A urgência de criar uma ventilação artificial de alta qualidade causada pelo trabalho generalizado no isolamento de edifícios, que reduziu significativamente o nível circulação de ar natural neles. Também importante foi a introdução de padrões de qualidade europeus para distribuição.
Conteúdo
Âmbito e finalidade dos ventiladores de teto
Ventilador de telhadura é um mecanismo projetado para criar circulação de ar ativa na casa, loja.Modelos produzidos diferem em tamanho, desempenho (potência), o nível de ruído gerado. O dispositivo é o elemento principal de qualquer sistema de ventilação, a principal força na criação de movimento de ar forçado.. Esta é a melhor opção para quartos com má circulação.
Ventiladores elétricos são instalados em:
- Tubos para fornos, extratos;
- telhados de casas, empresas industriais, edifícios públicos, centros comerciais e desportivos.
Para edifícios industriais e objetos com um enorme acúmulo de pessoas, estruturas com alta probabilidade de incêndios, estamos falando sobre a instalação de exaustores de fumaça montados no teto.
As principais funções desempenhadas pela ventilação são as seguintes:
- garantindo um fluxo constante de ar fresco;
- criando e mantendo ótimos nível de umidadeque fornecerá a eliminação da umidade nos banheiros e nas salas de serviço, impedirá a ocorrência do molde;
- em caso de incêndio, os sistemas de remoção de fumaça são projetados para remover rapidamente os produtos de combustão dos edifícios: fuligem, fumaça, fumaça;
- remoção de fumos de esgoto;
- eliminação de massas de ar estagnadas;
- isenção de odores de origem diferente: cozinha, a partir do trabalho de eletrodomésticos.
Os modernos ventiladores de teto diferem em várias vantagens:
- facilidade de manutenção;
- baixo ruído de trabalho;
- eles não precisam de linhas de energia especiais - eles operam a partir da rede elétrica interna do prédio;
- a presença de vários modos de operação (isso possibilita ajustar seu desempenho);
- protegido da precipitação dentro da instalação;
- Para pequenos mecanismos, não é necessário usar equipamentos especiais durante a instalação.
Graças ao uso de instalações de ventilação dentro dos edifícios, o fluxo de ar mais limpo é constantemente fornecido fora, os odores desagradáveis são removidos.
Ferramentas usadas para montagem
A instalação do ventilador de teto é realizada utilizando um conjunto específico de ferramentas, materiais e ferramentas. Para trabalhar você precisa estocar:
- um copo;
- palete;
- cabo (preferencialmente resistente ao calor);
- suportes de vibração;
- barras de madeira;
- selante;
- parafusos com arruelas e porcas;
- canal de metal;
- fita métrica, nível de construção;
- Jack, carrinho, pé de cabra;
- perfurador (ou broca), chave de fenda;
- chaves de fenda, chaves inglesas, alicates.
A lista de materiais necessários pode ser complementada com outros itens. Depende das características do telhado (o nível de sua inclinação, o material do teto) e o peso do equipamento fixado nele.
Com o crescimento da produtividade da planta, seu tamanho aumenta. Para a instalação de ventiladores poderosos será necessário usar engrenagem de levantamento: guindastes, guindastes.
Procedimento de instalação e recomendações para o trabalho
Para a instalação adequada dos ventiladores de teto, medidas de proteção devem ser observadas, dependendo do material da cobertura. Padrões de Montagem modelos diferentes ou em diferentes tipos de superfícies diferem em alguns detalhes. Mas podemos distinguir o procedimento geral para manipulação, que se resume a várias das seguintes ações:
- estudar a unidade instalada: verificar a integridade da estrutura, a operacionalidade do motor elétrico, a suavidade da rotação do ventilador e o ajuste das falhas tecnológicas;
- conheça as características do telhado;
- crie os buracos necessários debaixo do duto;
- montado vidro de concreto armado;
- coloque nela uma junta de borracha à prova de som (você também pode usar uma estrutura de madeira para essa finalidade);
- conecte a unidade de ventilação com os dutos de ar do edifício e, adicionalmente, conecte-os às estruturas de sustentação do telhado;
- fechar juntas e lacunas com selante;
- conectar o motor elétrico, terra (de acordo com as regras) peças metálicas do equipamento;
- Verifique a exatidão da direção de rotação das pás da unidade, se necessário, mude-a - mude a fase no motor.
O trabalho de instalação é realizado a partir do telhado.
O sentido de rotação necessário do impulsor depende do tipo de ventilação do projeto: fornecimento, exaustão. Frequentemente, em grandes objetos, são combinados sistemas combinados (ar forçado e exaustão).
A seguir estão as diretrizes adicionais de instalação.
- O trabalho é desejável para realizar em um hard top.
- O controle do motor é necessário para trazer para dentro da sala e, se houver vários pontos (por conveniência) - todos são reduzidos a um único lugar.
- Diretamente perto dos ventiladores, é necessário apertar os interruptores para que você possa manter o mecanismo com segurança.
- Para telhados macios são necessários diagramas individuais de fiação, dependendo da situação.
- É melhor preparar a estrutura de suporte para a unidade instalada no duto (saída da mina) com antecedência.
- O ventilador deve ser instalado levando em conta a espessura média da neve que cai anualmente: a distância entre a saída e o nível do telhado deve ser de no mínimo 60 cm.
- Quando o equipamento fixo é adjacente a paredes de tijolos ou de concreto, elas precisam ser impermeabilizadas e conectadas à unidade de ventilação. defletor de calor.
- Se não houver sistema de ventilação no prédio, você precisará pré-montar os dutos de ar e só então colocar um ventilador no teto.
Todo o trabalho de instalação deve ser executado com estrita observância das regras de trabalho seguro em altura (especialmente em telhados inclinados) e equipamentos elétricos.
Instalação de ventiladores de telhado começam com um estudo de equipamentos e telhado, a escolha do local de instalação. Tendo preparado as ferramentas, prossiga para fixar a ventoinha no telhado. O trabalho de instalação e comissionamento de alta qualidade permite que você crie um sistema eficaz de ventilação de ar, que funcionará por um longo período, enquanto o nível de vibração e ruído será normal.A casa criará um microclima favorável com ar limpo e, em caso de ignição, a instalação da ventilação contra incêndio será ativada automaticamente.